Esse mês de Julho teremos mais um encontro do Saia da Masmorra!
Esse mês com tema: Traga sua Família! Seu namorado, namorada,
marido, esposa, filhos... traga todo mundo pra se divertir em um ambiente seguro
e com mestres de PRG da nova e da velha guarda!
Dia 14 de julho
De 14h as 19hs
Como sempre o evento vai se realizar no “Templo Nerd” do Rio
de Janeiro, a livraria Point HQ de Ipanema, para quem não conhece ai vai o
endereço:
No último encontro do Saia da Masmorra mestrei "Cadillacs e Dinossauros", mais conhecido do pessoal pelo game de arcade, mas também uma série em quadrinhos "pulp" e um desenho "nem tão animado assim" (eu gostei, mas não deve agradar a maioria).
Tudo se passa 600 anos no futuro. A ecologia do planeta enlouquece no começo do século XXI e (quem pode) vai morar em bunkers por diversas gerações. Dentro deles, quem tem moral são os "mecânicos" que fazem gambiarras diversas para manter o equipamento funcionando.
(Capa de um dos gibis)
Quando finalmente retornam à superficie descobrem uma ecologia modificada, inclusive com dinossauros, mamutes e animais estranhos vagando por densas florestas tropicais.
Além disso, há uma segunda lua no céu e os mares subiram 20 metros em todo o mundo.
O personagem principal é Jack Tenrec, que ao lado de seus amigos, tenta impedir que a humanidade, há 100 anos de volta à superfície, volte a causar mais prejuízos ao mundo.
Que CATZO de burrada a humanidade causou que permitiu uma SEGUNDA LUA, não se sabe, mas nem por isso a ambientação deixa de ser interessante.
O livro de RPG é fortemente inspirado nos quadrinhos (que originalmente se chamavam "Xenozoic Tales"), e passa longe do Game e da animação (mas não é difícil adaptar, diga-se).
Regras: As regras são ruins. Feitas no melhor estilo da GDW Games, são desnecessariamente confusas quando precisa, e horrendamente vagas quando necessário. Ainda assim, se jogar de forma mais desencanada, dá para improvisar facilmente e acaba fluindo sem maiores problemas. Mas é relevante ler o RPG original, para quem puder, por causa da ambientação. Eles resumem bem a mesma, além de trazerem diversas fichas de animais presentes no universo de Cadillacs, o que facilita muito a vida de um mestre. Não espere os vilões do jogo por lá, nem o grandalhão "Mess O´Bradovich", apesar de ser fácil adaptar uma ficha dele. É um RPG pensado em cima da obra original, mas nada que cause muitas dificuldades aos mestres em adaptar a um sistema de escolha ou ao proprio RPG oficial, se precisar (fiz isso e foi tranquilo).
FICHA: Fazer ficha para este sistema é uma agradável surpresa. Depois de dominar o formatão, dá para fazer uma ficha em 10 ou 15 minutos com tranquilidade. A ficha, ao contrário do sistema, é simples e permite maleabilidade para se fazer de tudo (por exemplo, eu fiz o HAGGAR, estrela de outro game similar, com um pé nas costas).
Os vilões "buchas" do jogo. Note o "Blanka" ali. Uma falta de imaginação da Capcom ou
simples homenagem ao "Street Fighter, que vendia nbem na época?.
No jogo ele é chamado de "Bludge" e não tem choques, diga-se.
Vilões: Em grande parte cientistas loucos e criminosos que agridem o meio ambiente. Dinossauros raramente são inimigos, e se são, tendem a ser porque algum vilão pouco sensato os irritou de alguma forma. Como há espaço para novas cidades no mapa, vilões no melhor estilo "Tarzan" podem surgir (aconselho o mestre ter bom connhecimento em ambientações Pulp).
Tem espaço para estórias mais densas, envolvendo conspirações pol´piticas, apesar do sistema praticamente não dar palha para isso (é um sistema mais de ação, de qualquer modo). Não chega a ser um "Legend of The Five Rings", mas permite alguma profundidade para a trama.
Os chefes de fase do game e os quatro personagens jogáveis. Meti ali no meio o simbolo
dos "Mecanicos", que aparece na animação, na camiseta do Jack.
Dados: Usa d10 "invertido" para resolução de conflitos (quanto menos melhor), o que não gosto. Cocei para não meter regras de cyber-2020 no jogo, mas aí seria "Cyberpunks e Dinossauros". D6 são usados para definir a maioria dos danos de armas.
Diagramação e Arte: O RPG usa imagens dos quadrinhos, que são desenhos de boa qualidade, com cenas das historinhas ilustrando pontos de regras ou ambientação. É em preto e branco, quase que na totalidade, mas deve agradar a maioria.
A aventura que vem com o livro é fraca. Pouca ação de fato e bem limitada em termos de possibilidade e emoção. Ainda assim recomendo a leitura, porque dela algumas idéias e personagens podem ser aproveitadas.
A Mesa: Usei um vilão clássico do Game ("Butcher"), um do desenho animado (Sean, do episódio "The Duel") e o bom e velho Dr,. Fessenbeden, Faseisbondy, Flushando ... ou algo assim, do game, gibi e desenho.
O simbolo dos "old Blood Mechanics"
(Mecânicos da Velha Estirpe")
similar ao que aparece no desenho animado)
Na mesa permiti personagens diversos de várias fontes, mas principalmente os do Game e do gibi (Jack, Mustapha e Hannah Dundee). A melhor coisa na mesa foi deixar o Hermes, um alossauro "de estimação" de Jack como personagem jogável. Para interpretá-lo o jogador tinha de ficar com os braços grudados no lado do corpo (jogar dado era uma beleza).
Deixei pouca munição e tecnologia, o que evitou transformar o jogo em mero tiroteio, e no geral, foi bem divertido.
Veredito: Recomendo para quem gosta do game e de ambientações "pulp", mas o sistema é bem dispensável se tiver algo que te agrade mais no lugar. É um jogo divertido, mas pode não valer a pena para campanhas mais longas. Minha sugestão é que use um ou dois dos "Bosses" do game por aventura, o que deve agradar os fãs do game, mas sem perder de vista a ambientação do gibi, que é mais rica e favorece aventuras mais completas.
Faixa-bônus: Em tempo: o "Dock" Nunes, do Dungeons Carioca deve, em um dos próximos encontros, mestrar a mesma ambientação, mas usando um sistema que ele vai escolher para adaptar. Vale a pena conhecer.
Rolemaster é o clássico jogo genérico da Iron Crown Enterprises, de 1980. Rolemaster já teve várias edções e a Iron Crown anuncia a sua próxima, neste post.
É prometido que a nova edição de Rolemaster vai unificar o melhor das edições anteriores, promessa de certa maneira parecida com a do D&D Next. O jogo será dividido em vários livros, sendo os cinco primeiros: Arms Law, Spell Law, Character Law, Creatures e Treasures. Algo que me incomodaria tratandose de outro jogo, não me incomoda tanto em Rolemaster, pois não é de hoje a opção dele por sistemas modulares.
Já a Pinnacle anuncia a versão de seu cenário Hell on Earth para a linha Reloaded, que usa o sistema Savage Worlds. Hell on Earth é um cenário pós apocalíptico e de terror, que se passa no futuro de um outro cenário da mesma companhia, o Deadlands.
A Chaosium, que publica Call of Cthulhu e Basic RPG, está concorrendo a um prêmio para pequenos negócios. Parte do concurso, inclui mostrar uma boa base de fãs/consumidores.
Para quem quiser dar suporte, é só seguir o link. As informações necessárias são o nome da empresa (Chaosium Inc.), e o estado e cidade onde ela se localiza (California / Hayward)
Mesa de Marvel Heroic Adventures (Luciano Giehl) confirmada para o próximo encontro.
O sistema tem sido muito bem falado e a ambientação dispensa apresentações.
As outras mesas já confirmadas são:
-Cadillacs e Dinossauros - RPG oficial baseado nos quadrinhos que deram origem ao Game da Capcom, (Tio Brega). Em um futuro pós-apocaliptico, os dinossauros estão de volta à terra. Ambientação Pulp cujo nome diz muito (mas não tudo).
-The One Ring: RPG também fora de série, com o Diogo (autor do XP: Pontos de Experiência).
O The One Ring é uma excelente opção de fantasia medieval, e permite um estilo narrativo complexo e interessante, bem ao estilo dos livros originais.
Vamos ver o que mais pinta até semana que vem.
Point HQ
www.pointhq.com.br
Rua Visconde de Pirajá n° 207, 3° Piso
Tel.: 2521-9803 | 2513-2631
Muito perto do Metrô Ipanema General Osório
Horário: 14h as 19h. ENTRADA FRANCA!
http://goo.gl/maps/iPA6
Sempre vale apena lembrar do nosso encontro mensal para jogar RPG, rever amigos e saber das novidades e das "relíquias" do universo dos jogos de interpretação!
Como sempre nosso evento vai rolar no TEMPLO NERD do Rio de Janeiro a Livraria Point HQ:
Point HQ
www.pointhq.com.br
Rua Visconde de Pirajá n° 207, 3° Piso
Tel.: 2521-9803 | 2513-2631
Muito perto do Metrô Ipanema General Osório
Horário: 14h as 19h.
ENTRADA FRANCA!
http://goo.gl/maps/iPA6
Seguem alguns videos e virais de Prometheus.
Alguns já me adiantaram para não esperar muitov do filme, mas não adianta, estou na pilha de assistir.
Gosto de histórias de terror onde "vencer" não é derrotar o monstro, mas simplesmente sobreviver, e gosto de ficção científica, então sou um alvo fácil para o marketing do filme, hehehe.
Estreia em uma semana o "Prometheus", e ainda não vi, obviamente.
Mas pelo menos uma coisa no filme irá deixar o universo expandido desatualizado: A sua origem.
SPOILER: Siga por conta e risco
Nas versões originais de Ridley Scott e na de Cameron, os aliens haviam sido descobertos e transportados na nave dos "Pilots" quando algo deu errado e eles foram infectados. Isso nos filmes, não fica claro, mas pelos comentários e roteiros originais, os pilotos de Ridley eram apenas coletores de espécies, nçao criadores de mundos. Para Cameron os ovos aliens eram uma espécie de "bombas biológicas". O universo expandido tem algumas histórias odne os Pilots eram algo bem mais agressivos que interessados no bem-estar universal, concordando mais com a visão de Cameron.
A versão atual, agora, conta que nao apenas os Aliens sçao fruto de tecnologia alienigena, como, indirretamente, similar ao mito de Prometeu, a caixa de Pandora é aberta, de certov modo, apos a humanidade lidar com uma nova tecnologia.
Em outras palavras, a origem dos aliens, agora, será mais relacionada a nossa espécie. COMO exatamente, só vendo o filme, que espero com grande expectativa, mas de qualquer modo, essa ver~sçao vai jogar no lixo boa parte do material expandido.
Primeiro, teremos os AVP (filmes, games e gibis) totalmente inutilizados. Se os Aliens só surgirçao no futuro da espécie humana, nçao faz sentido, em nossos dias, os "yautja" (predadores) caçarem os mesmos, se eles não existem ainda.
Em segundo, uma série de quadrinhos exclusivos de Aliens ~vçao ficar sem sentido. Primeiro porque a anatomofisiologia dos bichanos perderá o sentido, Além disso eles não terão enxames expalhados por moutros mundos, nem serão tão adaptáveis por forças evolutivas.
E por fim, a temática dos filmes vai estar ligada muito mais a uma versão de terro "lovercraftiano" do que para "Rambo no Espaço" (por mim, tudo bem, sou muito mais fã do primeiro filme que do segundo).
Faixa-bônus: Certamente muita gente vai querer usar o filme para sessões de RPG. Minha sugestão é que usem, quem puder, o excelente Eclipse Phase, que deve dar conta, tanto enquanto sistema, quanto em termos de ambientaçao de fundo e clima de terror hightech das mesas.
Fora isso, um oputro sistema que parece MUITO promissor é o Abismo Infinito (que tem um quickstart liberado AQUI . O jogo deve estar a venda em breve pela Retropunk e uma boa promessa do mercado (agradeço ao Marcos "Salsa", da RPG no Fim do Universo pela dica).
Fala moçada.
Nosso encontro do Saia da Masmorra de Junho terá duas mesas oficiais:
-Cadillacs And Dinosaurs (RPG oficial), que é baseado nos quadrinhos que originaram o famoso arcade. (Brega).
Para quem não conhece, a série "Pulp" rendeu uma série animada e um dos games de computador mais cultuados de todos os tempos, além de um bom RPG.
-A segunda mesa confirmada é "The One Ring", com o Diogo Nogueira (autor do blog "Pontos de Experiência" - http://pontosdeexperiencia.blogspot.com.br/ ), em uma ambientação bem popular entre RPGistas.
O novo sistema é muito bom e vale a pena experimentar, sobretudo com quem conhece bem o assunto e o sistema.
Ambas as mesas serão voltadas para veteranos e iniciantes, e se possível, tentem chegar no horário moçada.
Outras mesas vão ocorrer, mas ainda estão sendo definidas.
Ah, e por favor ajudem a divulgar. A gente só agradece.
Brega Presley
O que é o "Saia da Masmorra"?
É um encontro mensal em Ipanema, voltado para apresentar e divulgar diferentes sistemas de RPG, tanto para quem já é escolado, como para quem está começando agora e tem curiosidade.
As mesas são voltadas para RPGs menos conhecidos, novos, velhos, caseiros e alternativos, em um ambiente climatizado e familiar. Jogadores de todas as idades e experiências são bem-vindos.
Dia e Endereço:
Encontro de Junho 2012:
23/6/2012 Point HQ : Visconde de Pirajá, 207 (terceiro andar, loja 317) 14:00 - 19:00 Mesas Confirmadas: -Cadillacs e Dinossauros -The One Ring