Mas além de um sistema de combate de naves divertido (mas complexo) e uma variedade bem controlada de raça, Traveller inovou com um cenário que envolvia um universo em expansão com colonizadores humanos interagindo com outras raças, guerras épicas entre impérios, ataques de piratas espaciais e epidemias digitais capazes d destruir mundos e poderes psionicos!
Traveller é tão popular lá fora que continua sendo publicado até os dias de hoje, á poucos anos (2008) a Mongoose Publishing lançou sua versão do Traveller e com arte de primeira e muitos dos elementos clássicos do traveller GDW.
UMA BREVE LINHA DO TEMPO DO TRAVELLER
1977- Traveller – GDW
1987- Mega Traveller – GDW e DGP
1993- Traveller the New Era – GDW (na minha humilde opinião a melhor versão!)
1996- Marc Miller´s Traveller – Imperium Games
1998- GURPS Traveller – (Para quem gosta de GURPS mais um ótimo suplemento)
2002- Traveller D20 – QLI/RPGREALMS
2003- Traveller Hero – Versão do sistema “Hero System” pela Comstar Games
2008- Mongoose Traveller
Um Trvaller 5 começou a ser testado em 2009 mas ainda não vimos a cara desta nova versão que dizem que vai incorporar todos os conceitos do Traveller clássico e elementos de suas últimas publicações.
Bem Traveller é uma ótima opção para quem quer se divertir com um bom jogo de space opera com muita aventura e ação, o sistema tem complexidade mediana e pode ser aprendido com certa rapidez por qualquer um com boa noção da língua inglesa, todos os dados dos personagens podem ser replicados através de um número único que no jogo é conhecido como UPP (Universal Personality Profile) que define todos as atributos dos personagens e as características de dos mundos também, isso permite ao mestre de jogo ter a sua disposição uma quantidade estúpida de personagens não jogadores, os famosos NPCs e muitos mundo para visitar, o Travller apresenta um mapa de sistemas estelares com centenas de planetas e muitas características diferentes para serem exploradas por seus jogadores, o livro básico do Traveller New Era na minha opinião é o mais completo, apresenta algumas mudanças a nível de sistema do Trvaller Clássico e do Mega Traveller mas é bem completo e bem organizado, apesar da informação estarem bem espalhada por suas longas 383páginas... mas como o RPG é um produto maravilhoso e “sem data de validade” a boa é tirar a poeira do seu e ir lá jogar nos nossos eventos... em fim vê se SAI DA MASMORRA PÔ! J
Abs
Luciano M. "Tolkien" Bastos
Adorei a materia sobre Traveller. Eu as vezes mestro esse cenário e gosto muito, principalmente de mestrar na era do Terceiro Império onde se passa a versão clássica, mas eu uso o GURPS pra jogar nele.
ResponderExcluirTrAVELLER PARECE SER BACANA!
ResponderExcluirQuero jogar esse treco um dia.
Abraços
Brega