Ou "Por Que todo Nerd Deveria Ler Mochileiro das Galáxias":
Ok, para quem não sabe, 25 de maio é o Dia do Orgulho Nerd. Nesta data também se comemora o "Dia da Toalha".
A origem do Dia da Toalha é a seguinte:
Nos livros da série "Guia do Mochileiro das Galáxias" ou simplesmente "O Mochileiro das galáxias" para quem leu na primeira tradução da década de 80, a TOALHA ocupa posição central.
"Todo caroneiro" diz mais ou menos o Guia (escrevo de cabeça, li essa série umas dez vezes ou mais) "deve carregar uma toalha:"
"Primeiro, porque se um não-caroneiro ver que você tem uma toalha, vai ficar admirado e pensar "Essa sujeito Dumpal viaja pelo universo inteiro com apeas 30 dolares altarienses ao dia e ainda tem uma toalha? Incrível!"
-Em segundo, a toalha serve para defesa. Uma chicotada de toalha pode ser uma arma mortal na mão de um expert.
-Em terceiro, uma toalha é a única proteção eficaz contra uma Besta Voraz de Vraal, um animal terrível e feroz, mas buirro feito uma porta. Se você cobrrir sua cabeça ele não irá atacar você, acreditando que, se VOCE não cosnegue vê-lo, ele também não conseguirá (voraz, mas realmente uma besta).
-Além disso a toalha pode ser usada para improvisar uma vela, em um oceano paradisíaco, para se deitar sobre as areias de uma praia lindíssima, ou mesmo se cobrir em caso de frio.
-E, claro, se ainda estiver suficientemente limpa, se cobrir...
O Mochileiro das Galáxias é o livro mais vendido de todos os tempos.
Afinal, é o único livro que tem em sua capa as letras garrafais "NÃO ENTRE EM PÂNICO!".
A ´serie de livros aborda questões filosoficas existenciais com excelente humor, como por exemplo, a "Resposta para todas as perguntas" feita a um super-computador, que é.... 42!
(se perguntar no google "resposta para vida o universo e tudo mais", a resposta é 42 e o google não mente).
De "Dinamite Pangalática" (uma bebida cujo efeito equivale a ter o cérebro esmagado por duas barras de ouro) e Poesia Vogon usada como instrumento de tortura, a série deslancha por uma série de situações estranahs e divertidas.
Para ler e conhecer os livros de Douglas Adams se recomenda fortemente a "trilogia de 5 livros" de Douglas Adams, além de um sexto livro chamado "... E Tem Outra Coisa..." de Eoin Colfer (autor da série Artemis Fowl).
Há também um conto que saiu traduzido em uma revista (acho que foi a Sapiens) "O Jovem Zaphod".
Tanto o livro de Eoin, quanto o filme de alguns anios atrás são muito bons, mesmo que, no caso do filme, seja diferente da s[érie de livros em alguns pontos (mudou-se o roteiro mas se manteve o mesmo espírito).
Os livros surgiram de um programa de rádio e deram, além dos filme, origem aos livros.
Para saber mais da vida do Tio Douglas, recomendo a bibliografia escrita por Neil Gaiman (sim, Mister Sandman em pessoa) chamada "Don´t Panic" (não traduzida).
Os livros trazem personagens como Zaphod Bebleebrox, o presidente cínico da galáxia com três braços (capaz de fazer Han Solo se sentir incomodado), a bela Trillian Macmillian, o "sempre de roupão" e mocinho neurótico Arthur Dent, e Marvin, o robô depressivo.
(Brega Presley, ao descobrir que será juiz de um concurso de poesia Vogon)
acho q tem seis livros a triologia... o sexto nao é escrito por D.A. ... e nao foi traduzida
ResponderExcluirguia do mochileiro
restaurante no fim do universo
a vida o universo e tudo mais
ate mais e obrigado pelos peixes
aparentemente inofensiva
e o sexto: e outra coisa
http://en.wikipedia.org/wiki/Hitchhikers_guide#Novels
Oi Ygor.
ResponderExcluirÉ isso mesmo, os 5 são do Douglas, o Sexto é do Eoin Coffler, que surpreendentemente conseguiu absorver e reproduzir excepcionalmente bem o "climão" dos livrosd do DA.
For isso tem o "Starshiop Titanic" que é um game levemente dentro do universo de Mochileiro, e um pequeno conto, "O Jovem Zaphod", puublicado (ainda tento confiormar) pela "Sapiens" na primeira edição.
Há, tem um outro livro, inacabado, chamado "O Salmão da Dúvida", mas nunca li.
ResponderExcluir