Texto introdutório sobre a adaptação de Cyber 2020 para um video-game. O texto não é meu (vide link) e somente traduzi da melhor forma possível.
A tradução visa somente facilitar o entendimento do texto original (encontrado em
Irei traduzir outros textos do site com o tempo, de acordo com relevância e tempo para isso.
Acredito que o texto, no entanto, seja interessante não paenas para fãs de Cyber, mas tamb´pem por falar um pouco desta ponte entre os jogos eletrônicos e os de mesa.
Não há como, qunado o assunto é cultura cyberpunk, como evitar as comparações entre realidades virtuais e a realidade, ainda que na fantasia de um rpg de mesa, "palpáveis".
Abraços
"Implementando Mecanismos de Jogos de Mesa
em um video-game" (autoria não informada)
"Á primeira vista, pode parecer que nada pode ser mais fácil
do que criar um vídeo-game baseado em um RPG que já exista como Cyberpunk® 2020. Afinal, nós já
temos todas as mecânicas preparadas e prontas para serem utilizadas nos sistema.
Apesar de soar como algo simples, há muito mais do que os olhos conseguem ver.
As regras de jogo de mesa (pen & paper) foram feitas
para dar aos jogadores tanta flexibilidade quanto possível. Elas são mais um
conjunto de instruções com as quais os jogadores tem a liberdade de juntar de
acordo com seu gosto. Improvisação, descarte de regras, ou adicionar novas são
uma prática comum para jogos de mesa. Este princípio se aplica não apenas às
regras do jogo, como combate ou testes de habilidade, mas também na confecção
dos personagens. Jogadores só estão limitados pelo bom-senso, a concordância do
grupo e sua imaginação.
Video-games, por outro lado, não tem tanta flexibilidade.
Cada elemento deve ser contabilizado e cuidadosamente planejados. Claro que
jogos de RPG modernos “AAA”* , como Witcher 2, ou o projeto em desenvolvimento
de Cyberpunk 2077, podem dar ao jogador muita liberdade. Mas as mecânicas do
jogo estão ligadas a regras muito estritas e se determinada ação ou opção não
forem implementadas no código, então o jogador não estará apto a fazer aquilo.
O mesmo princípio pode ser aplicado à customição de um personagem - o jogador só pode fazer tanto quanto o jogo
lhe permitir. Assim, se os projetistas do jogo decidirem que não é possível
jogar com um anão feio, você não será capaz de jogar com um. Desculpem os fãs
de Tyrion Lannister**.
É por isso que adaptar regras de RPG de mesa não é tão fácil
como parece de primeira olhada. A flexibilidade de um personagem em um RPG
precisa ser substituída por um leque restrito de regras. Cada habidade,
atributo e mecânica de jogo precisa ter uma definição clara e seu lugar em um
game. Por exemplo, a habilidade “guarda-roupa e estilo” estabelecem o
conhecimento sobre o vestuário correto para se usar, quando vestir e como
parecer bacana mesmo em um traje espacial.
Como você pode observar, esta habilidade cobre uma área
vasta, que pode ser interpretada de formas diferentes de acordo com a situação
em que os jogadores estejam metidos. Em Cyberpunk 2077, esta habilidade precisa
estar atrelada a uma mecânica de jogo específica. E todas estas mecânicas precisam
estar claramente definidas, de modo a que funcionem bem com outros elementos do
jogo e, ao mesmo tempo, possam ser facilmente compreendidas para o jogador.
Afinal de contas, nós não temos um narrador ou mestre para explicar e
interpretar as regras conforme você prossegue. E, para aquietar sua
curiosidade, sim, nós temos algumas ideias realmente interessantes sobre como
utilizar a habilidade previamente citada no game. Infelizmente nós ainda não
estamos prontos para jogar as sementes [da idéia].
Para fãs “hardcores” de Cyberpunk 2020 por aí, mexer nas
regras podem soar uma blasfêmia. Mas asseguramos que estamos trabalhando muito
próximos a Mike Pondsmith *** para garantir que aquela sensação do jogo
original de mesa, ainda seja mantida intacta. No entanto algumas coisas
precisarão ser modificadas, como adicionar coisas novas e descartar coisas que
simplesmente não funcionariam em um vídeo-game (Alguém disse “Geologia”?).
Sem dúvida que o tópico colocado aqui hoje () é só a ponta
do iceberg, e você provavelmente tem toneladas de perguntas. Infelizmente nós
não estamos prontos para revelar maiores detalhes no momento. De qualquer modo,
nós estaremos felizes em ler seus comentários, portanto sinta-se à vontade para
deixa-los abaixo e fique antenado. Quando estivermos prontos, certamente
dividiremos informações com você.
Seja paciente e lembre-se: Atitude é Tudo!"
Tradução: Brega Presley
*(busquei a definição do termo, mas não achei. Creio que se
refira a jogos “top de linha”, mas cabe, se algum leitor souber, outro
significado).
** Para quem não sabe, é um anão, de uma família nobre na
série de livros que deram origem à serie “Game of Thrones”.
*** Principal, mas não único, criador do Cyberpunk original.
Na verdade isso não só me anima, mas também me preocupa. Nada contra a mudança
de regras, mas ele não fez um bom trabalho com cyber 203X e não sei se ele
ainda está afiado para participar do projeto. Torço para que sim.
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