quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ficha em português para "Wild West Cinema"

Apesar de gostar de Wild West Cinema (quase tanto quanto de Dust Devils), o livro original tem alguns problemas, principalmente nas habilidades.
Modelo da ficha original, 
Como muitas se sobrepõe umas às outras, e não havia ficha em português, ao traduzir, recriei algumas habilidades de forma ao sistema ficar, na minha opinião, mais "azeitado".

As habilidades, na minha versão, são:

LISTA DE HABILIDADES GERAIS



Agilidade:

-Atirar: Igual ao original. Habilidade de usar armas de fogo e arcos.

-Cavalgar: Igual ao original. Define o uso de cavalos e mulas como transporte. Em geral, condução de carroças, se não for especificada, terá -1, e Diligências -2.

-Defesa: Esquiva e proteção contra acertos. Geralmente considerada defesa passiva.

-Furtividade: Andar de modo silencioso sem ser notado. Fundamental para emboscadas.

-Laço: Não apenas habilidade com o laço, mas tudo que envolva cordas, como nós, amarra novilhos, etc.

-Iniciativa: Quem age antes.

-Prestidigitação: ou “Sleight of The Hand”, truques de rapidez envolvendo as mãos.

-Velocidade: Rapidez em uma corrida, quanto anda em um período de tempo ou turno. Considere o numero = à distância em metros em um turno.


Cérebro:

Conhecimento: Define a cultura geral de um personagem (Cerebro +0)e sua ênfase em uma especialidade específica (escolha uma e some Cerebro +1 para personagens iniciais). Define coisas como astronomia, culturas especificas (e suas línguas), literatura, condução de trewns, uso de explosivos, etc.

Consertar: Fazer as coisas voltar a funcionarem, colocar ferraduras, moldar metal, levantyar uma parede, etc.

Esconder: Se esconder ou esconder algo de terceiros. É rolado contra Percepção.

Estratégia: Define a capacidade de moldar um bom plano, eficaz contra adversários, história militar, etc.

Jogatina: Representa  o quão bom um jogador é em medir probabilidades em um jogo de azar. Sugere-se que para roubo seja usado “Prestidigitação” e para blefe “Mentir”.

Percepção: Notar pequenos detalhes que podem levar a conclusões surpreendentes sobre uma situação, como em uma investigação.

Rastrear: Encontrar pegadas e marcas em um local. Tipicamente, índios costumam ser excelentes nisso.

Sobrevivência: Saber onde encontrar água, montar um abrigo ou como cozinhar uma cascavel.


Físico:

Acrobacia: Saltos, pulos e rolagens que requeiram boa coordenação global.

Arremessar: Facas, lanças, pedras e barris sobre adversários.

Beber Veneno de Cobra: Originalmente “Beber”, mas expandido para suportar qualquer tipo de veneno, mesmo os sob o rótulo de “Uísque Puma Assassino”.

Constituição: Mescla de Estaminae Grit, define a capacidade do personagem suportar done e dano. Essencial para rolagens de absorção de um ataque.

Escalar: Capacidade de subir paredes ou penhascos sem cair (e cair e cair e parar subitamente de cair)

Feitos de Força: Definem a força muscular do personagem. Dano em briga e a capacidade de torcer, erguer e quebrar são definidas por esta habilidade.

Lutar: Define a capacidade de luta desarmado e com armas brancas do personagem.

Nadar: Mergulho, saltos de penhascos e conseguir sobreviver a uma forte correnteza.



Presença:

Mentir: Contar lorotas, dissuadir, blefar, enganar e se fazer passar por outra pessoa.

Braganhar: Habilidade de negociante de um personagem. Permite abaixar custos na compra de material.

Força de Vontade: Resistir a tentações, ilusões e propostas que não são boas a longo prazo.

Galanteio: A arte de convencer alguém que você é agradável. Em geral usada para romances, mas pode ser usada, inclusive, para convencer uma plateia de sua boa índole (em situações sociais, como festas). Também define capacidade de escolha de vestuário adequado.

Intimidar: Fazer outras pessoas terem medo de falar, atirar ou mentir para você.

Liderança: conseguir buchas de canhão, também conhecidos como “voluntários” a seguirem você e obedecerem suas ordens.

Trato de Animais: Cuidar do bem estar de animais (sobretudo domésticos) e a ensinar truques  a cavalos, cães, etc. Um animal não pode aprender mais truques que sua inteligência.

Dons Artísticos: Saber cantar, tocar instrumento, pintar ou atuar.

De resto, sem alterações.

(Fiz algumas outras classes de personagens que estou devendo aqui a postagem, mas antes preciso acabar de postar sobre Kurt Russell RPG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário