Faço o possível para divulgar boas iniciativas de RPG em pedagogia, então seguem duas que acabei de ver:
A primeira é o link do trabalho de Ricardo Amaral "RPG NA ESCOLA".
O link tem um pouco das idéias e do material que ele desenvolveu com este fim, e parece promissor.
Confome ele divulgou em uma comunidade sobre estudos em RPG:
"Amigos, venho divulgar mais um trabalho publicado na área. Trata-se do livro RPG na Escola: Aventuras Pedagógicas. Em 160 páginas, procurei trazer o RPG Pedagógico mais perto do professor que não o conhece, ou até conhece mas não sabe como trabalhá-lo em sua sala de aula.
O livro apresenta os principais resultados de minhas pesquisas com o RPG no Ensino de Física. Além disso, apresento um sistema de regras simples para uso do jogo na sala de aula e cinco aventuras pedagógicas e interdisciplinares envolvendo Física, Geografia, História, Matemática, Química, Biologia e abordagens de Temas Transversais.
Para mais detalhes sobre a obra e informações de como pode ser adquirido, podem acessar: www.rpgnaescola.com.br
Peço a colaboração de todos na divulgação desse trabalho que tem o intuito somente de somar e difundir as potencialidades do rpg na Educação."
O site também tem uma pasta com arquivos para serem baixados com artigos escritos por ele, o que é sempre útil.
A SEGUNDA iniciativa vi em uma reportagem do Jornal Hoje:
Em São Paulo alunos da rede estadual começaram a ter aulas sobre bullying usando material baseado em RPG.
Acho interessante esta iniciativa, já que o RPG permite, como poucas atividades, que nos coloquemos no lugar do OUTRO, aumentando as chances de uma relação empatica com quem é vitima e minimizando ou extinguindo um comportamento de agressividade.
Sozinho, claro, o RPG não adianta, mas se for acompanhado de outras politicas e de uma boa utilização dos profissionais, tem excelente potencial positivo. Vale a pena assistir o video da reportagem (vide link)
Brega Presley
Muito bom.
ResponderExcluirGilson