sexta-feira, 4 de abril de 2014

Ticket to Ride - Simples de entender, mas difícil de dominar!

Olá fãs de jogos de tabuleiro! Fico muito feliz em anunciar que um dos melhores jogos de tabuleiro já Galápagos Jogos!
criados, na minha opinião,  foi trazido para o mercado brasileiro pela

O jogo recebeu prêmios como por exemplo o Melhor Jogo de Tabuleiro do Origins Award 2004 e 2005  Jeu de l'année, entre outros, isso sem contar com as expansões que receberam outros prêmios.

Apresentação do Jogo

Dos jogos que possuo, Ticket to Ride (possuo a versão Europe importada) tem uma das melhores apresentações. Desde a caixa com todos os compartimentos separados que com sobra abrigam e organizam as cartas, saquinhos no estilo "ziplock" para guardar os vagões de plástico, e um excelente encaixe para o tabuleiro no topo. Devo mencionar que o conjunto é muito eficaz em manter tudo no lugar, sem bagunça mesmo que você vire a coisa toda de cabeça pra baixo.



Graficamente o jogo é lindo, o seu design é atraente, colorido e muito agradável, até mesmo ao tato. Isso começa na arte e qualidade da caixa até ao tabuleiro, as peças de trem e inclusive as cartas do jogo.

Até mesmo o manual (de apenas quatro páginas, mas muito bem escrito e traduzido) é atraente e bem diagramado.

Jogabilidade e Regras


O jogo segue o estilo Alemão (ou Europeu), onde tipicamente se encontram as seguintes características:

  • Enfatizar a estratégia;
  • Minimizar o fator sorte;
  • Usar temas econômicos ao invés de militares;
  • Não focam em conflito;
  • Mantém os jogadores próximos em pontuação até o fim do jogo.
Além disso, as regras são intuitivas, simples e de fácil compreensão, ainda assim permitindo diversas estratégias e também adaptá-las de forma eficaz ao que vai acontecendo durante o jogo. O uso de cores também favorece a compreensão das regras do jogo (e para os daltônicos, existem formas diferentes associadas a cada cor).

O tabuleiro, representando o mapa dos EUA
O jogo consiste em um tabuleiro onde estão representadas cidades e rotas coloridas de vários comprimentos as conectando, cartas de várias cores representando vagões de trem e locomotivas (cartas de vagão), cartas representando rotas (bilhetes de destino), e peças coloridas de trem para colocar no tabuleiro durante a partida. Os jogadores iniciam com uma mão de 4 cartas de vagão e 3 bilhetes de destino.

Dos 3 bilhetes de destino, o jogador deve manter pelo menos dois. Eles funcionam como objetivos, se forem cumpridos, o jogador recebe o número de pontos indicado, mas se não forem cumpridos o jogador perde o número de pontos, ao invés de não ganhar nenhum! Então deve-se tomar muito cuidado ao escolher os bilhetes iniciais e ao comprá-los durante o jogo.

Para minimizar o fator sorte, 5 cartas de vagão ficam abertas na mesa, e estão disponíveis para compra da mesma forma que a pilha de compra das cartas fechadas. Ao comprar uma das abertas, ela é imediatamente substituída por uma fechada.

O jogador tem 3 opções de ação durante a sua vez, e só pode executar uma delas.

  • Comprar cartas de vagão. Duas, ou das que estão abertas na mesa ou viradas para baixo na pilha de compra, exceto se o jogador comprar uma locomotiva (coringa) aberta. Nesse caso ele pode comprar apenas a locomotiva e mais nenhuma carta;
  • Conquistar uma rota. O jogador pode usar suas cartas de vagão, em quantidade igual ao comprimento da rota, para colocar seus trens no tabuleiro e conquistar aquela rota, recebendo os pontos pela sua ação imediatamente;
  • Comprar Bilhetes de Destino. Compra-se três novos Bilhetes de Destino, e o personagem deve ficar com pelo menos um.
Tabuleiro da versão Europe
A pontuação que o jogador obtém varia com o comprimento da rota. Rotas mais longas dão proporcionalmente mais pontos aos jogador. Por exemplo enquanto uma rota de 2 cartas vale 2 pontos, uma rota de 5 cartas vale 10 pontos.

Quando um jogador possui dois ou menos trens na mesa, começa a última rodada, com cada um dos jogadores tendo um último turno. São contados os pontos dos Bilhetes que cada jogador possui, além dos 10 pontos de bônus por possuir o Caminho Contínuo Mais Longo. Ganha o jogador que consegue o maior número de pontos.

Impressões sobre o jogo

Ticket to Ride é um jogo onde você deve prestar atenção todo o tempo nas jogadas de seus adversários, e reagir às suas estratégias e suas ações de forma adequada. Além disso, o jogo fornece muitas linhas de estratégia, desde o momento da preparação inicial quando você escolhe as rotas.

Se, no meio do jogo, um adversário toma uma rota que seria crucial para sua estratégia, você de repente se encontra com cartas "inúteis" na mão. O que fazer? Buscar outro caminho, e tentar comprar novos bilhetes, mantendo aqueles que possibilitam usar suas cartas inúteis? Apenas tentar alongar o seu Caminho Contínuo Mais Longo para obter 10 pontos no final da partida?



Quando o jogo avança, será que você espera que as cartas abertas o favoreçam ou tenta a sorte nas fechadas? Tudo isso faz parte da estratégia. Você pega a locomotiva ao invés de duas cartas?

Se você for competitivo a tensão no fim do jogo é inevitável. Quem vai disparar a última rodada, ficando com dois ou menos trens? Será que você vai conseguir completar as suas rotas? Vale a pena comprar mais Bilhetes?

Se você jogar mais pela diversão do que pela competição, o jogo é muito gostoso de se jogar. Tem um fluxo muito bom e um ritmo tranquilo, não é como Banco Imobiliário ou War, dificilmente vai gerar alguma briga ou ânimo exaltado.

Venha conhecer, vou levar neste sábado a versão Europe do Ticket to Ride!

Saudações rpgísticas,
  Antônio "Wizard" Henning

Nenhum comentário:

Postar um comentário