Um dos cenários mais interessantes em diversos tipos de RPG envolvem Marte, ou, pelo menos, Marcianos.
Basicamente, as históras de ficção científica ou de fantasia envolvem os seguintes modelos:
http://www.biblecomix.com/wp-content/uploads/2011/01/swench-john-carter-of-mars.jpg
-Marte Antropomorfizada: Aventuras no melhor estilo "Capa e Espada" envolvendo viagens temporais, sonhos ou do gênero "Vá a Marte em um Barril", que descrevem cidades, criaturas e aventuras em um planeta que vai da Terra pré-hitórica a uma super-civilização (não nos esquecendo de sociedades similares às da europa Feudal).
As melhores ambbientações neste sentido costumam ser fornecidas por "Gurps Mars (que traz uma parte sobre o tema)" e pela série "Mars 1889".
A maior parte de livros e da visão "romântica" de Marte se deve pela pouca precisão de telescópios e de conhecimento do público leigo em geral, quando Marte ( E Vânus e Jupiter etc) eram planetas onde era muito plausível que "grandes e enatigas civilizações" tivessem lá estado. Boa parte da culpa se deve a livros que foram levados a sério durante algum tempo, como as teorias de William Whewell que acreditava que marte teria tido continentes, e a menos sensata teoria de Percival Lowell, e seus "Canais de Marte" (que seriam uma prova de que ou ainda existiriam marcianos por lá, ou pelo menos eles teriam existido algum dia).
-O segundo grande grupo são ambientações no estilo "Guerra dos Mundos" e "Marte Ataca", com aventuras, hoje mais para o "trash" que usem uma possível invasão de marcianos, teorias conspiratórias e humor.
Neste sentido, "Gurps Ilumminati" e o bom "3:16 Carnificina nas Estrelas", que saiu pela editora Retropunk (http://portal.retropunk.net/?q=node/345) , já esgotou, e aguardamos ansiosamente a re-impressão para podermos comprar, podem, ainda que indiretamente (com algumas adaptações), dar o tom adequado para uma aventura de mistério (illuminati) ou para uma envolvendo pancadaria e violência insensata (3:16).
-E por fim, mas não menos importante, temos ambientações que tendem para a "Hard Science", típica de livros como a Trilogia "Mars" e Kim Stanley Robinson, e que trazem pesadas doses de ciencia e conspiração política. As ambientações de Eclipse Phase (com um Planeta Marte superpovoado), e o suplemento de Babylon 5 (RPG) "Free Mars" e suas tramas políticas, são bons exemplos aqui para favorecer ambientações para a trama.
Abaixo, lista de livros e algumas idéias que podem auxiliar na criação de aventuras e campanhas:
-Para ambientações no estilo "Marte Fantasia" :
*Os livros de Edgar Rice Burroughs, da serie "Barsoom Series", mais de cem livros (alguns, creio, já devem estar em domínio publico), como "A Princesa de Marte" (http://en.wikipedia.org/wiki/A_Princess_of_Mars). É uma série de livros "pulp", mas divertidos, talvez até pelo absurdo do que se sabe hoje.
*Michael Moorcock tambem tem alguns livros em ambientações similares, e alguns de seus livros, como "O Senhor das Aranhas" chegaram a ser traduzidos pela coleção Europa-América.
Invasão de Marcianos:
*Õs quadrinhos da Liga Extraordinãria, de Alan Moore, que, usando personagens famosos de romances do seculo XIX, brinca com o livro "Guerra dos Mundos" em um arco de histórias.
*Um livro adicional, que usa a imagem dos Tripodes usados pelos marcianos de "Guerra dos Mundos", a trilogia "Trípodes" (de John Christopher) , onde os invasores são de um planeta deswconhecido, mas que provê o leitor de uma terra mantida "medieval" pelos invasores, e que pode dar uma campanha interessante (O primeiro "As montanhas Brancas" descrevfe a Europa controlada e as gigantescas máquinas alienigenas de três pernas, o Segundo "A Cidade de ouro e Chumbo" descreve uma cidade dos invasores e a terceira, a ação final do grupo de resistência contra os alienigenas). (uma critica a quem se interessar pode ser encontrada aqui: http://ficcao.online.pt/E-nigma/criticas/montanhasbrancas.html )
Neste sentido, livros e ideias sobre os canais marcianos, sobre a "Face humana em Marte" e a "silhueta de mulher" mostram que a necvessidade se se acreditar que não estamos sós, ainda que pouco
Em termos de seres humanos em Marte e sua Terraformatação:
*Ben Bova, um escritor que não li, mas aparentemente é bem interessante, tem uma série de livros sobre a colonização de Marte.
*Kim Stanley Robinson e sua trilogia "Mars" (Red, Green e Blu Mars) traz um bom enredo, razoavelmente plausível (para a decada de 90, quando foi escrita a série) sobre um processo de colonização marciana, com discussões tecnicas, bons personagens e tramas de cunho politico.
*E, claro, todo e qualquer livro que venha de Ray Bradbury a respeito do tema, como "Nós os Marcianos", são referância absoluta.
*Para os que não leêm em inglês, ou não pretendem ler qualquer um dos livros acima citados, um link útil e, ainda que da wiquipédia (hehehe) aparentemente correto é este http://pt.wikipedia.org/wiki/Coloniza%C3%A7%C3%A3o_de_Marte, sobre colonização de Marte.
Brega
Nenhum comentário:
Postar um comentário