sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Battletech: Monstros & Mechas no Saia da Masmorra de 9/11 (2013)

Não jogo Battletech há uns 15 anos ou mais. Mas sempre achei bacana o sistema. Há alguns meses, o Luciano Bastos fez uma mesa de Battletech lá nos encontros do Saia da Masmorra, mas acabei participando de outra mesa e perdi a chance de reviver esse clássico.

Seja como for, em novembro, vou botar em prática um antiogo sonho meu: Uma mesa de Battletech usando os "Kaijus", monstros gigantes, velhos conhecidos dos fãs de cinema japonês de "Filmes de Efeitos Especiais", vulgo "Tokusatsu".

Godzilla, sem dúvida o mais conhecido e celebrado entre eles, teve sua primeira aparição em 1954, atravéz da produtora "TOHO". Chamado originalmente de GOJIRA, teve  o nome americanizado para Godzilla (no Brasil "Godzilla, o Monstro do Pacífico"), desde o início com seu corpo gigantesco (suas medidas mudam de filme para filme) e seu bafo de fogo atômico.

Godzilla, que tinha  o péssimo hábito de pisotear maquetes de Tókio, não foi o único. Várias outras bestas apocalípticas apareceram nas telas pela própria Toho e por outras produtoras, e uma sucessão de montros, mais ou menos obscuros, estranhamente parecidos com pessoas em fantasias de borracha com ziper nas costas deram as fuças como heróis ou como vilões.

King Kong, Mecha King Kong, Mecha Godzilla, KIng Ghidorah, Mecha King Ghidorah (haja robôs gigantes), King Caesar,  e Gamera (o unico monstro gigante cujo carisma chega perto do Lagartão).


Gamera, alias, merece uma menção honrosa. Citado até no animação "Billy & Mandy", a gigantesca tartaruga era extremamente poderosa e sempre defendia os humanos, em especial crianças, de monstros terríveis e mortais. Um encontro dos sonhos de muita gente, certamente, seria Gamera x Godzilla, que, por serem de diferentes estúduios, nunca se enfrentaram.

Já King Kong e Godzilla saíram no braço, em um filme chamado (adivinhm): King Kong vs Godzilla, uma das piores e mais divertidas porcarias do gênero de todos os tempos.

Tanto Godzilla quanto King Kong e Gamera permanecem exemplos ainda vivos do gênero.
King Kong teve uma série de refilmagens que, com exceção da "alternativa" história contra godzilla e uma outa contra um mecha King Kong, são todas boas (menos a que ele ganha um filho e uma esposa na década de 80).

Gamera teve uma porção de filmes, alguns até mais recentes, e continua em forma, apesar de ser meio esquecida das gerações mais novas.

E Tio "God" teve quase 30 participações em filmes, incluindo aquele lixo de 1998, com um godzilla americanizado e cenas inspiradas em Jurassic Park. Em 2014 sairá mais um filme dele, ainda esbelto, e com isso temos quase um filme de Godzilla para cada dois de seus anos de existência. Nada mal, hum?

Fora tudo isso, filmes como "Cloverfield" e "Pacific Rim" mantém o gênero de mosntros gigantescos algo vivo no interesse em geral. Cloverfield talvez ganhe uma continuação (o que é um risco, pois o filme original é perfeito), e Pacific Rim certamente vai ter alguma, já que caça-niquel descerebrado (e divertido) dificilmente para em um só.

O que nos leva a mesa que pretendo levar:
Estou usando para  o sistema o "Battletech" com algumas adaptações.
Praticamente não teremos mechas na mesa (apesar do nome da postagem) simplesmente porque tem várias combinações possíveis de time e desperdiçar um monstro desses me parece um desperdício.

A História (???): E precisa? Sim, sempre precisamos de uma desculpa para uma mesa assim. No caso, o que aconteceu foi:

Em 2013, após uma mal-sucedida retirada de lixo atômico da usina de Fukushima, milhares de litros de produtos radioativos foram despejados no mar, criando ou despertando feras abissais há muito esquecidas.

Depois de uma série de problemas envolvendo ataques de criaturas gigantes, nas décadas seguintes, em 2063 um problema de estocagem no material ainda radioativo da usina atrai estes monstros gigantescos como moscas para Tókio.

Desejosos em comer fast-food de Césio, os Kaijus se organizam em equipes e partem de diferentes regiões do mundo, para lutar pela supremacia sobre a região e aumentar o seu poder.

A única esperança da humanidade são os heróis Ultraman (um alienígena que jurou defender  o planeta), Jaspion, um caçador de monstros espaciais, e Voltron (um genérico para grupos de heróis coloridos) que se unem para formar um gigantesco mecha de Guerra.

Se um Kaiju vencer, poderá espalhar sua prole sobre  o mundo em questão de semanas.
Qual será o destino da humanidade?

Cada time pode querer, de fato, usar o lixo radioativo ou simplesmente protegê-lo de outros inimigos (cada jogador decide e  o vencedor anuncia sua decisão ao final da mesa, com exceção do time dos Heróis da TV, que CERTAMENTE quer fazer  o bem, e "Inimigos Bizarros" que certamente pretende dominar a humanidade.

Alianças temporárias são permitidas entre qualquer time.


Estou bolando algumas regras alternativas para a criação e combate entre monstros, a saber, uma explicação rápida nas diferenças (poucas) entre Kaijus (monstros gigantes) e Mechas, regras para identificar a tonelagem dos monstros, e ataques especiais, como mordidas, rabadas, bafos atômicos e cabeçadas.

Pensei em seis times de três monstros cada:


"I Love Tokio": Godzilla Godzukie (Aka Minilla ou Godzilla Jr.) e Rodan

“Nova York”: King Kong (versão Toho), Zilla e Cloverfield

Almost Famous: Mothra, Gamer e King Caesar

Time Robótico: Mechazilla, Mechakong e   Robô Gigante

Inimigos Bizarros: King Ghidorah, Biolante e Gorossauro

Heróis da TV Voltron , Ultraman e Jaspion (pilotando o "Daileon").

Algumas coisas na mesa serão fora do padrão.

Primeiro, os golpes de ataque físico serão priorizados na maioria dos casos. Afinal, Kaiju que é Kaiju gosta mesmo é de sair dando bordoada.

Segundo, estou bolando regras especiais, como uma carta de "Satan Goss", inimigo de Jaspion que, quando aparecer (por um turno "Satan Goss tem o poder de enfurecer seres e transformar em mosntros incontroláveis"). Quando e se for sorteado, quem o encontrar pode, por um turno, controlar  um Kaiju inimigo até mesmo contra a própria equipe.
E terceiro, personagens como Voltron (que precisa reunir diferentes pedaços para ser formado) e "Mothra" (que aparece em estado de larva antes de se transformar) terão regras específicas para isso.

Não sei se a maluquice vai funcionar, mas estou correndo feito doido para dar tempo de deixar tudo ajeitado e postar antes do encontro.

Outros monstros podem ser adaptados, vamos ver.

Segue  o tema clássico de Godzilla.

(Brega Presley)

Ps: Assim que eu acabar, as regras adicionais e as fichas serão postadas aqui.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário