quarta-feira, 19 de março de 2014

DIVULGAÇÃO DE JOGOS: UMA VIA DE DUAS MÃOS


Primeiramente:

Nós organizamos o Saia da Masmorra porque gostamos de jogos.
Simples assim.

Quando criamos o evento, 5 anos atrás (Eu Parejo, Paulo e Léo, como organizadores, mas com uma penca de apoiadores, como Mauro, Thiago e Bruno), nossa opção, desde o início, era a de tanto no blog quanto nos eventos, abrir espaço para opções diferentes de jogos e para autores e editoras que precisassem "vender" seu peixe. Os organizadores que entraram depois, foram chamados por entendermos que tinham o mesmo tem o mesmo perfil .

Não cobramos material de brinde, não impomos condições, não pedimos pensão alimenticia.

Temos duas coisas que pedimos:

1) Venda de material só mediante conversa com a Point HQ.

Não vendemos e não pedimos quaisquer porcentagem de lucros. A loja autoriza, negocia e libera ou não o que for com os interessados, só fazemos a ponte. Acho que é um pedido auto-explicativo.

2) Compareçam

Quando aceitamos abrir uma mesa de um lançamento, fazemos o que puder ao nosso alcance para divulgar o trabalho. Simplesmente porque queremos que mais jogos sejam conhecidos e que o publico de jogadores, de RPG, Cardgame e Boardgame cresça. Mas pedimos que o compromisso seja de ambas as partes.


----------------------
Empresa ou autor bacana, que acreditam na proposta, que pede e se comprometa a ir, com exceção dos imprevistos, como assalto, parente adoecido, etc., precisa ir (de novo, exceto imprevistos, como por exemplo o pessoal da Runicards, que foi assaltado enquanto vinham ao Rio de Janeiro. Isso é um imprevisto compreensível. Mesmo assim, eles ligaram assim que puderam (e somos gratos por isso) e pudemos dar as devidas explicações e rearranjar  o evento.

Porque já fomos em mutos eventos na vida, e é chato para cacilda a gente anunciar uma mesa, ter jogadores que vão para jogar aquilo especificamente, e a empresa simplesmente não aparecer, alegando coisas como "não foi comunicado". Se anunciamos no blog e na comunicação de eventos de Facebook é mais do que claro que estamos compromissados com isso.

De novo, imprevistos acontecem. De ambas as partes. Mas fazemos o possível para consertar.

Eu  (Brega), Já tive de levar mesa e cadeira de casa de táxi com o Igor, para dar conta de ter espaço para um pessoal de outro estado poder fazer a mesa do livro deles, por exemplo.

Há outros casos, como o Antonio que saiu caçando extensor de fio para ajudar um mestre que precisava de tomada, ou mesmo participantes que, de boa, ajudaram a gente buscar cadeiras e mesas emprestadas em um dia mais cheio na galeria.

Organizar um evento de jogos não tem glamour. É trabalhoso, demora, estressa Só compensa porque dá um tremendo orgulho saber que, porque você correu atrás, fulano pode mestrar, beltrano conseguiu mestrar e siclano, que nem sabe que catos aquilo era, foi com um amigo e começou a jogar o que quer que seja.

Trabalho, sim. E fazemos com prazer, porque gostamos de ver o pessoal jogando.

Agora, autor que pede espaço e fura, sem qualquer justificativa, simplesmente não terá mais nosso apoio.

Preferimos quem é menos conhecido mas valoriza a ajuda, do que quem deixa de comparecer sem qualquer justificativa plausível.

Preferimos mil vezes dar espaço para um autor de um livro de gaveta, que quer fazer um playtest e possivelmente nunca irá publicar, mas que aproveite o espaço e faça outros gamers felizes, do que jogos até potencialmente muito bons, mas que pedem um espaço que poderia ser ocupado por terceiros e não dá as caras.

SOMOS um excelente evento de jogos no Rio de Janeiro. E Sabemos disso.

Quem frequenta o Saia sabe que a organização tem um imenso cuidado de buscar um diferencial de experiências de jogos. Indie, jogos do arco da velha (old School), diferentes propostas de Ficção Científica, fantasia, terror e qualquer coisa que fique no meio de tudo isso.

Não fazemos encontros sem conhecimento de jogos e, posso garantir, poucos encontros, mesmo lá fora, tem o mesmo perfil, ainda que possa citar vários que vejo serem feitos com o mesmo carinho.

Nosso evento, nossas opções, e as nossas são a de fazer algo que priorize esta diversidade.

E fazemos bem. Já disponibilizamos, nesses 5 anos de existência cerca de 100 diferentes opções. Quase 2 jogos absolutamente diferentes por evento. E isso de que a gente lembre. Quem quiser pode conferir nossa LISTA DE JOGOS, periodicamente atualizada. Com os últimos jogos de sábado passado, devemos passar de 100.

Nosso publico sabe que vai encontrar opções diferenciadas, e nos orgulhamos de aumentar o leque de jogos possíveis de serem jogados no mercado. Porque se  o pessoal não conhece coisas diferentes, fica com uma experiencia de jogo menor. E isso se traduz em um publico menos ciente de formas de se jogar, de autores menos imaginativos e um mercado muito aquém de suas possibilidades.

Assim, quando abrimos espaço para novos lançamentos, é essa politica de abertura de opções que fica a mostra.

Quando um parceiro fura, não apenas deixa de abrir um espaço que era dedicado a ele, mas deixa na mão jogadores que vão para conhecer  o produto. nosso frequentadores. Muitas vezes nossos amigos a quem indicamos a mesa prevista.

Nada contra os outros ganharem dinheiro, mas já que vão cobrar pelo material que desejam divulgar que pelo menos valorizem o que tem de apoio nesse sentido.

Não cobramos pelo tempo que deixamos de fazer coisas mais rentáveis para fazer essa divulgação, mas fazer isso e a empresa nem mesmo dar as caras, é desrespeitoso para cacilda.

Assim, usando a velha máxima de que, se alguém pisa na bola contigo a culpa é da pessoa, mas se pisar na bola contigo uma segunda vez, a culpa é de quem teve a bola pisada, esclarecemos:

Quer levar teu livro para nosso encontro? Será um prazer. Mas o comprometimento deve ser das duas partes ou senão, 'beijinho no ombro" e vida longa e prospera , mas não com a gente, que RPG é para ser legal e não fonte de aborrecimentos desnecessários.

Capicce?

------------------------
Dito tudo isso ...:

Pedimos aos mestres que se comprometerem a levar uma mesa que, em caso de falta, avisem a gente com o máximo de antecedência.

Não é falta grave, mas dificulta enormemente a organização a gente não poder ter nem uma idéia aproximada de quais mesas de fato ocorrerão.

Mestres são parte essencial da experiência de um encontro de RPG, e agradecemos profundamente quem vai lá mestrar um jogo bacana pro pessoal. Mas se se comprometer a ir mestrar algo, por favor, faz uma força para ir ou, no caso de impedimentos, dá um toque para a gente poder se organizar e se reorganizar, em vez de ficar aguardando. Sério mesmo.

Atrapalha e atrasa o evento muitas vezes sem necessidade. De vocês a gente gosta, mesmo assim.

Não furem, por favor (ou, de novo, avisem se isso for acontecer). Valeu!

Abraços

Brega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário