sábado, 12 de julho de 2014

HORA DE AVENTURA (Jogo de Cartas) - HOUSE RULES!

Postei outro dia um joguinho que fez sucesso aqui em casa, o "Caminho da Aventura", inspirado no desenho "Hora de Aventura (Adventure Time).

O jogo é produzido pela Copag, mas não descobri a autoria.

Bem feitinho e bonito, visualmente, é um bom jogo para crianças.
Um problema, somente, a vitória é randômica, ou seja, não há nenhum tipo de estratégia envolvida.

Nada contra, é divertido do jeito que é, mas como sou doido, bolei algumas formas de dar um gostinho diferente a uma mesa.

São regras, simples, que podem ser usadas uma ou duas vezes dependendo do personagem, e mais 4 opções extras pra escolha.

É preciso jogar algumas vezes para ver o que funciona e  o que não, então façam as próprias alterações se desejarem de acordo com suas preferências.

ANTES:  Usando DOIS baralhos:
Nem sempre o grupo (ou familia) terá somente 4 jogadores. Minha sugestão são que comprem dois baralhos básicos. Em vez de 7 cartas para cada um distribua de início assim:
5 jogadores:  6 cartas cada
6 Jogadores: 5 cartas cada
7 Jogadores: 4 cartas cada (a partir de 7 participantes o jogo pode ficar meio chato pela demora na rodada, então aconselho que faça parte das instruções que as rolagens sejam rápidas).
8 Jogadores: 4 cartas cada

Novos personagens (sugestão):
As personagens acima são Fionna, Princesa de Fogo, Gunther e Marceline.
Se for imprimir, eu usei o tamanho da imagem em 12x18 cm. Dá mais ou menos o tamanho de quatro cartas comuns ao ser recortada a imagem (use uma "guilhotina" se tiver, que fica melhor).

O papel que sugiro é Vergê (parece cartolina) ou Cochê (duro e mais brilhante). Na impressora que usei o cochê não funcionou, mas o vergê ficou bem bacana (use um sleeve para guardar essas cartas).

Regras Alternativas 
(anote em um papel ou imprima em uma folha em tamanho pequeno, para caber em uma caixa)

Finn e Fionna: Podem relançar um resultado uma vez durante a partida. (2x), O segundo resultado é o que vai valer, mesmo que pior.
Rei Gelado: Pode “Congelar” outro jogador qualquer durante uma rodada (2x).
Jake: Pode se esticar e se mover +2 em um resultado (2x)
Marceline: Rola um dado (se possível, vermelho) extra no começo do jogo. Pode trocar o resultado desse dado com o de qualquer jogador na hora que quiser. (1x) Esse dado “trocado” não pode ser utilizado por ela, mas DEVE ser usado pelo adversário.
Princesa de Fogo: Pode impedir outro jogador de ultrapassá-la (2x). O outro jogador deve ficar na casa anterior, mas os efeitos da casa não são aplicados (por exemplo, se a carta mandar voltar , o jogador não precisa voltar e não pode se adiantar).
Gunther: Pode trocar duas cartas de lugar ou girar uma carta, MESMO que elas não se encaixam. Isso vale durante um turno (Antes de rolar os dados) para todos os jogadores na mesa (2x). Isso aumenta a dificuldade dos demais jogadores ou diminui as chances dele cair em uma armadilha.
Princesa Jujuba: Pode, em vez de rolar, copiar o resultado de outro jogador em uma rodada (2x)

Ps: A presente postagem não tem fins lucrativos e os direitos autorais dos personagens pertencem à Cartoon Network e do jogo, no Brasil à Copag. As regras e imagens alternativas são sugestões a serem usadas com um ou dois baralhos oficiais em mãos. Abraços


(Brega Presley)

Nenhum comentário:

Postar um comentário