sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Fluxx - Um Card Game Diferente

O Fluxx Original.
Hoje vou falar sobre um card game produzido pela Looney Labs em que as regras estão sempre em fluxo! Como o próprio nome diz, Fluxx é um jogo extremamente dinâmico, até mesmo um pouco caótico, em constante mudança. É um jogo onde os próprios objetivos e regras podem ser alterados à qualquer momento pelos jogadores!

Fluxx vem em vários temas. O meu primeiro (e favorito) foi o Star Fluxx, que é repleto de referências as séries e filmes clássicos de Sci-fi, como Jornada nas Estrelas, Guerra nas Estrelas, 2001, Uma Odisseia no Espaço, e até mesmo Guia do Mochileiro das galáxias! Destaques de temas são: Monthy Pyton Fluxx, Cthulhu Fluxx e o Pirate Fluxx!



Cartas


  • "New Rule" - Uma regra nova que modifica o que o jogador deve fazer em cada turno;
  • "Action" - Carta que permite ao jogador realizar a ação que está descrita nela;
  • "Keeper" - Representa algo útil para o jogador. É um objeto que fica em sua posse quando é jogado. Para ganhar o jogo, normalmente o jogador precisa de dois keepers específicos;
  • "Goal" - Um objetivo. Define quem ganha o jogo. A maioria dos objetivos de Fluxx requer dois keepers para ser cumprido;
  • "Creeper" - O creeper é, na maioria dos casos, uma coisa ruim. Ele tem que ser posto na mesa obrigatoriamente, e impede o jogador que o possui ganhar o jogo, mesmo que cumpra o objetivo atual.

Regras


O jogo começa se embaralhando as cartas e distribuindo-se 3 delas para cada jogador. Coloca-se a carta de regras básicas (Comprar 1, Jogar 1) na mesa. Cada jogador então, em sequência, compra o número de cartas que as regras atualmente em jogo pedem, depois joga o número de cartas indicado pelas regras.

Cartas de regras (new rules) podem fazer os jogadores comprar mais cartas, jogar mais cartas, limitar o número máximo de cartas na mão ou limitar o número de keepers de cada jogador, entre outros efeitos, como por exemplo dar a oportunidade de se comprar uma carta a mais,  mas obrigando o jogador a jogar essa carta imediatamente. 

A divertida e bem adaptada versão Monty Python
Os keepers podem ser comuns, sem nenhum efeito a não ser a possibilidade de vitória. Mas alguns possuem habilidades especiais. O projetor holográfico do Star Fluxx, por exemplo, permite copiar um keeper de outro jogador, o que pode gerar uma surpresa na partida. Continuando no Star Fluxx, temos o famoso "Camisa Vermelha" cuja habilidade especial é sofrer qualquer efeito que fosse atingir qualquer outro membro da tripulação! 

Também existem os creepers. Ao serem comprados do baralho, tem que ser postos em jogo imediatamente. Eles atrapalham, pois não permitem que o jogador ganhe enquanto não se livrar de todos os creepers que possui. Alguns objetivos, no entanto, permitem que o jogador vença com um creeper. 

Para ganhar o jogo, o jogador precisa cumprir o objetivo (goal) atual. Os objetivos mais comuns pedem que o jogador possua um par de keepers específicos para ganhar.

As ações permitem ao jogador roubar um keeper, comprar mais cartas, descartar regras,  roubar cartas de outros jogadores, entre muitas outras coisas que tornam o jogo interessante! 

Em algumas versões, existem também as cartas surpresa, que podem ser usadas fora do turno do jogador, impedindo muitas vezes a vitória de outra pessoa! 

Impressões sobre o jogo 


A apresentação do jogo é boa, com uma caixa adequada e um folheto de instruções grande e bem escrito. A arte das cartas é legal, e seus textos explicativos são ótimos. O jogo só está disponível em inglês, infelizmente.

Alguns dos Keepers de Star Fluxx.

Fluxx é um jogo fácil de aprender mas difícil de dominar. A primeira vista parece ser um caos descontrolado, sem estrutura ou estratégia. No entanto, depois de jogar algumas partidas, você começa a notar que existem vários estilos e estratégias de jogo. 

As situações inesperadas e o fluxo constante das regras obrigam você a se adaptar constantemente ao que ocorre na partida. Isso significa que o jogo raramente se torna maçante. 

Mas o que eu mais gosto no Fluxx é a variedade. Você nunca vai jogar a mesma partida duas vezes. Raramente o mesmo objetivo ganha duas partidas que você jogue no mesmo dia. Isso torna o jogo muito divertido e faz você querer jogar muitas vezes seguidas sem enjoar.

Quem quiser conferir me procure no evento. Fluxx tem um lugar reservado na minha mochila!


Saudações rpgísticas,
  Antônio "Wizard" Henning

4 comentários:

  1. Cara, isso deve ser bom! Quem tem? Vamos jogar?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, eu tenho o Star Fluxx e tenho como arrumar o Monthy Pyton Fluxx pra gente jogar.

      Excluir
  2. Gente, conheci esse jogo hoje, onde eu compro pelo amor de Zeus, viciei

    ResponderExcluir