terça-feira, 26 de julho de 2016

[BOARDZONE] NEXUS OPS - ASSUMA O CONTROLE!


Olá amiguinhos!


Trago hoje pra vocês a estreia de mais um de nossos colunistas mensais. Eduardo Felipe e sua coluna mensal Boardzone, vão trazer para o blog uma abordagem sobre boardgames menos conhecidos, indie, e ainda jogos mais antigos, além de jogos em desenvolvimento.

Assim como informado anteriormente, sempre que a matéria for dividida em partes, ela será completada durante o mês no qual a primeira parte foi publicada! Fiquem com a matéria de nosso estreante! Seja muito bem vindo Eduardo!

Nexus Ops é um jogo de ficção científica onde os jogadores representam corporações que lutam pelo controle do minério de Rubium, ao vencer batalhas e completar missões secretas, o jogador adquire pontos de vitória, o jogador que conseguir um determinado número de pontos de vitória vence o jogo. O tabuleiro do jogo é composto por hexágonos que representam diferentes tipos de terrenos. Temos as Liquifungus Forests, Crystal Spires, Rock Plains, Magma Pool e o Monolito.


As quatro corporações do jogo são: Black Helix Industries, Galactic Syndicate, Zyborg Technologies e a Ares Inc. Elas possuem unidades representadas por várias raças alienígenas, essas raças são comuns para todas as corporações, são elas:
Humanos: As unidades mais simples;
Fungoids: Possuem vantagem de batalha nas Liquifungus Forests;
Cristalline: Possuem vantagem de batalha nas Cristal Spires;
Rock Spiders: Possuem melhor mobilidade nas Rock Plains;
Lava Leaper: Possuem melhor mobilidade nos poços de lava e podem escolher suas vítimas;
Rubium Dragons: Podem saltar do Monolito para qualquer área do tabuleiro, além de possuir ataque extra quando termina seu movimento em um espaço ocupado.


Além das habilidades de cada raça, algumas servem como mineradores, e dependendo do terreno, caso exista uma refinaria no local, o jogador pode extrair Rubium para futuramente comprar novas unidades, e cumprir os seus objetivos. Alguns tipos de objetivos vão desde controlar maior número de um tipo de terreno, vencer uma batalha em determinado local com determinado tipo de unidade, etc.

Nexus Ops foi lançado originalmente pela Avalon Hill (Hasbro), e hoje é distribuído pela Fantasy Flight Games, a versão antiga do jogo possuía miniaturas que brilhavam no escuro, a arte dos terrenos era mais simples, porém de identificação mais fácil, além do “Monolito de verdade”, isto é, o hexágono do Monolito era um monolito de verdade, em alto-relevo. A versão nova do jogo traz miniaturas muito melhor esculpidas porém não brilham no escuro, além de novas formas de jogo, melhor balanceamento das unidades em relação aos terrenos e uma arte mais bonita.

Nexus Ops - Versão Antiga da Avalon Hill


As duas versões são excelentes e é um jogo rápido e bem divertido. Não se tem falado muito dele ultimamente, por ser um jogo um pouco antigo, mas é um clássico dos boardgames.

Eduardo Felipe.



Um comentário:

  1. Não conhecia este jogo, mas me parece ser bem interessante! Parabéns por essa nova coluna, Eduardo. Pois ela é uma forma de apresentar jogos bacanas mas desconhecidos para o público em geral.

    E por falar em jogo bacana mas desconhecido - apesar de eu ser super suspeito pra dizer - se você quiser fazer uma resenha do meu jogo, o Golpe de Estado, ficaria muito honrado! Dá uma conferida no meu blog, que você vai achar meu jogo, além de outros trabalhos:

    https://macunaimagames.blogspot.com.br

    Valeu, e um grande abraço!

    ResponderExcluir