terça-feira, 7 de junho de 2011

A Balada do Pistoleiro II - Filmes

Sugestão de Ambientações para RPGs de Faroeste:

Aceitando sugestão feita na postagem “A balada do pistoleiro” ( http://saiadamasmorra.blogspot.com/2011/04/balada-do-pistoleiro-trilha-p-bang-bang.html ), estou sugerindo alguns filmes que poderiam dar bons enredos de RPG. A lista, se completa, seria quase interminável, então  priorizei (por gosto pessoal) 10 filmes que podem vir a calhar (a maioria dos filmes pode ser bem comoplicada de se achae, mas, opor outro lado, isso diminuii drasticamente as chances de um player saber de antemão como lidar com algumas das situações).

Filmes:

1) Silverado- Filme com atores do Naipe de Kevin Costner (ainda em início de carreira) e Danny Glover.. O filme conta com diferentes tipos e “chavões” de heróis e vilões (até um bandido de tapa-olho), e ocorre em uma cidadesinha (Silverado), onde um fazendeiro tem seus próprios planos ´para a cidade. É possivelmente o filme que mais se aproxima de uma mesa de RPG.

2) Sete Homens e Um Destino: Considerado provavelmente o melhor “Western” de todos os tempos, seu enredo traz diferentes pistoleiros de aluguel com suas respectivas angústias e “demônios” pessoais. Fora que tem uma das melhores músicas tema de todos os tempos. Baseado no filme de Akira Kurosawa “Sete Samurais”, que também vale a pena ver quem conseguir (locadoras de filmes antigos costumam ter).

3) Jonah Rex: Um filme que desmerece o personagem dos quadrinhos. Ainda assim, para aventuras de Western e horror, pode dar um pouco de clima ou id[eias para personagens ou situações.

4) “Os Imperdoáveis”: Traz um enredo bastante pessimista (e realista) sobre como era a vida do oeste americano. Pistoleiros que realizam trabalhos sujos e tentam (mas dificilmente conseguem) mudar de vida, como a forma pela qual alguns homens eram elevados a “lendas” por jornalistas de qualidade duvidosa.

5) James West: Ok, vamos falar francamente, o filme é uma porcaria. Mas fornece algumas iodeias interessantes para um cenário “Steampunk” passado no velho, velho oeste. Kevin Kline podia ter dormido sem esta.

6) “The Good, The Bad and The Ugly”- Titio Clint Weastwood em sua melhor forma. Tres pistoleiros se unem para encontrar um tesouro. Um grande final com um duelo triplo. Bem bacana.

7) “Era Uma Vez no Oeste”: Tremenda historia bem bolada, que nem sempre é conhecida, mas que recomendo fortemente. Com Charles Bronsom e uma gaita para lá de pentelha (mas perfeitamente bem encaixada no contexto).

8) Tombstone - “A Justiça Está Chegando” (não confundir com o ruim “Wyatt Earp de Kevin Costner, sobre o mesmo ocorrido): Fala de um grande e famoso duelo, o duelo de “Ok Curral”, na cidade de Tombstone, onde o delegado Wyatt Earp e seus irmãos enfrentaram um grupo de vaqueiros.

9) Banzé no Oeste: Um filme feito por Mel Brooks sobre um Sherif negro em uma cidade do oeste americano. O filme é uma boa sátira sobre filmes de faroeste e racismo. O melhor personagem do filme, certamente, é “Mongo” um grandalhão que “se irrita” quando atiram nele.

10) Deus e o Diabo na Terra do Sol: Um clássico do cinema nacional. Está na lista só para dizer que existem cenários brasileiros, aos RPGistas desavisados, que tamb´pem podem dar enredos realmente poderosos em uma mesa. O Cangaço brasileiro,. Em termos de personagens fortes e bacanas, nada fica a dever.


Faixa Bônus:
“O Trem do Meio-Dia”, aka “Matar ou morrer”, aka “High Noon”, é um filme da decada de 50 (refilmado nos anos 90) que fala sobre um sheriff esperando um antigo e perigoso assassino e seu bando chegarem no trem do meio-dia. Enquanto ele busca desesperadamente por pessoas na cidade que o ajudem, todos se mostram covardes e fogem dele. O filme era uma critica ao Marcartismo americano, e vale a pena por si só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário