O que é RPG? (Role Play Game)


O que é RPG?

Rpg significa em inglês Role Play Game traduzido para o português como Jogo de Interpretação de Papéis. Portanto RPG é um JOGO, e como todos os jogos a sua principal função é SE DIVERTIR. Tudo o que acontece durante o jogo de RPG é FICÇÃO e não REALIDADE.

O que é necessário para jogar RPG?

Bom basicamente para se jogar RPG são necessários, um narrador (prefiro este conceito, porém também pode ser chamado de mestre) e os jogadores (que variam em numero). Alguns RPG's menos comuns alternam o papel do mestre entre todos os integrantes da mesa. Falarei mais a frente sobre os papel deles.



Além disso é necessário um sistema de regras (que explica como resolver as situações problemas) e uma ambientação (que é o cenário a ser jogado) . Fora isso, na maioria dos rpgs são necessários dados de RPG, os mais comuns são os d4, d6, d8, d10, d12 e d20 (existem outros tipos de dados, porém são menos comuns), fora isso existem rpgs menos comuns que usam cartas e outros tipos de coisas. Eles são usados para as jogadas dos NPCs (personagens controlados pelo mestre, em inglês non-player character) e pelos personagens (utilizados pelos jogadores).

Mesa de RPG

Existem duas formas de se jogar rpg, o de mesa , onde as pessoas jogam ao redor de uma mesa e o live-action que é onde os jogadores se fantasiam como seus personagens. Mais sobre Live Action aqui

Live Action

Porque Interpretação de Papéis?

O narrador é que é quem vai guiando a história que vai se desenvolvendo no cenário de acordo com as ações dos personagens e dos NPCs. Desta forma o mestre interpreta os NPCs e os jogadores interpretam seus respectivos personagens, por isso o nome Interpretação de papéis.

Qual é o papel do narrador?

Antes de qualquer coisa o narrador deve desenvolver a ambientação que é o cenário de jogo, como exemplo posso citar a Terra Média de J.R.R Tolkien (geografia, as cidades, os grandes personagens, o clima do jogo). Durante a história o narrador vai colocando situações-problemas para os jogadores e os objetivos dos jogadores é pensar sobre como seus personagens poderiam superar essas situações, por isso o RPG vem sendo cada vez mais utilizado no meio pedagógico.

O que é uma aventura One-shot?

One-shot é uma aventura que tem Inicio, meio e fim em um dia de jogo.

O que é uma campanha?

Campanha é uma sequência de aventuras que pode ou não ter fim. Podendo demorar meses e até anos.

Qual é o papel dos jogadores?

Cada jogador normalmente possui apenas UM personagem, porém existem rpg's menos comuns onde um jogador pode controlar vários. Esse personagem possui uma ficha, onde estão seus atributos, habilidades e características. O jogador deve interpretar esse personagem no desenvolver da história.

O que é um background?

É a história passada do personagem. O que ele fazia, onde morava, quem conhecia, e o que aconteceu para que ele se torna-se um aventureiro. É a bagagem do personagem antes do inicio do jogo.

O que é um sistema de regras?

Normalmente é um guia de regras que especifica como resolver as situações problemas que serão propostas pelo narrador durante o desenvolvimento da história. Além disso orienta como preencher uma ficha de personagem e como criar uma ambientação.

O que são pontos de experiência?

Na maioria dos sistemas depois de superar as situações-problemas (desafios) o narrador premia os jogadores com pontos de experiência. Na prática eles servem para que os jogadores aprimorarem seus personagens em determinados aspectos.

Por Heigberg, Almirante das Forças Terrestres, vulgo Leandro Parejo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário