sexta-feira, 10 de junho de 2011

Marte Ataca!

Um dos cenários mais interessantes em diversos tipos de RPG envolvem Marte, ou, pelo menos, Marcianos.

Basicamente, as históras de ficção científica ou de fantasia envolvem os seguintes modelos:

http://www.biblecomix.com/wp-content/uploads/2011/01/swench-john-carter-of-mars.jpg
-Marte Antropomorfizada: Aventuras no melhor estilo "Capa e Espada" envolvendo viagens temporais, sonhos ou do gênero "Vá a Marte em um Barril", que descrevem cidades, criaturas e aventuras em um planeta que vai da Terra pré-hitórica a uma super-civilização (não nos esquecendo de sociedades similares às da europa Feudal).
As melhores ambbientações neste sentido costumam ser fornecidas por "Gurps Mars (que traz uma parte sobre o tema)" e pela série "Mars 1889".
A maior parte de livros e da visão "romântica" de Marte se deve pela pouca precisão de telescópios e de conhecimento do público leigo em geral, quando Marte ( E Vânus e Jupiter etc) eram planetas onde era muito plausível que "grandes e enatigas civilizações" tivessem lá estado. Boa parte da culpa se deve a livros que foram levados a sério durante algum tempo, como as teorias de William Whewell que acreditava que marte teria tido continentes, e a menos sensata teoria de Percival Lowell, e seus "Canais de Marte" (que seriam uma prova de que ou ainda existiriam marcianos por lá, ou pelo menos eles teriam existido algum dia).
-O segundo grande grupo são ambientações no estilo "Guerra dos Mundos" e "Marte Ataca", com aventuras, hoje mais para o "trash" que usem uma possível invasão de marcianos, teorias conspiratórias e humor.
Neste sentido, "Gurps Ilumminati" e o bom "3:16 Carnificina nas Estrelas", que saiu pela editora Retropunk (http://portal.retropunk.net/?q=node/345) , já esgotou, e aguardamos ansiosamente a re-impressão para podermos comprar, podem, ainda que indiretamente (com algumas adaptações), dar o tom adequado para uma aventura de mistério (illuminati) ou para uma envolvendo pancadaria e violência insensata (3:16).

-E por fim, mas não menos importante, temos ambientações que tendem para a "Hard Science", típica de livros como a Trilogia "Mars" e Kim Stanley Robinson, e que trazem pesadas doses de ciencia e conspiração política. As ambientações de Eclipse Phase (com um Planeta Marte superpovoado), e o suplemento de Babylon 5 (RPG)  "Free Mars" e suas tramas políticas, são bons exemplos aqui para favorecer ambientações para a trama.

Abaixo, lista de livros e algumas idéias que podem auxiliar na criação de aventuras e campanhas:

-Para ambientações no estilo "Marte Fantasia" :
*Os livros de Edgar Rice Burroughs, da serie "Barsoom Series", mais de cem livros (alguns, creio, já devem estar em domínio publico), como "A Princesa de Marte" (http://en.wikipedia.org/wiki/A_Princess_of_Mars). É uma série de livros "pulp", mas divertidos, talvez até pelo absurdo do que se sabe hoje.
*Michael Moorcock tambem tem alguns livros em ambientações similares, e alguns de seus livros, como "O Senhor das Aranhas" chegaram a ser traduzidos pela coleção Europa-América.
 
Invasão de Marcianos:
*Õs quadrinhos da Liga Extraordinãria, de Alan Moore, que, usando personagens famosos de romances do seculo XIX, brinca com o livro "Guerra dos Mundos" em um arco de histórias.
*Um livro adicional, que usa a imagem dos Tripodes usados pelos marcianos de "Guerra dos Mundos", a trilogia "Trípodes" (de John Christopher) , onde os invasores são de um planeta deswconhecido, mas que provê o leitor de uma terra mantida "medieval" pelos invasores, e que pode dar uma campanha interessante (O primeiro "As montanhas Brancas" descrevfe a Europa controlada e as gigantescas máquinas alienigenas de três pernas, o Segundo "A Cidade de ouro e Chumbo" descreve uma cidade dos invasores e a terceira, a ação final do grupo de resistência contra os alienigenas). (uma critica a quem se interessar pode ser encontrada aqui: http://ficcao.online.pt/E-nigma/criticas/montanhasbrancas.html )
Neste sentido, livros e ideias sobre os canais marcianos, sobre a "Face humana em Marte" e a "silhueta de mulher" mostram que a necvessidade se se acreditar que não estamos sós, ainda que pouco

(A Bandeira de Marte, de acordo com a proposta da Mars Society)

Em termos de seres humanos em Marte e sua Terraformatação:
*Ben Bova, um escritor que não li, mas aparentemente é bem interessante, tem uma série de livros sobre a colonização de Marte.
*Kim Stanley Robinson e sua trilogia "Mars" (Red, Green e Blu Mars) traz um bom enredo, razoavelmente plausível (para a decada de 90, quando foi escrita a série) sobre um processo de colonização marciana, com discussões tecnicas, bons personagens e tramas de cunho politico.
*E, claro, todo e qualquer livro que venha de Ray Bradbury a respeito do tema, como "Nós os Marcianos", são referância absoluta.
*Para os que não leêm em inglês, ou não pretendem ler qualquer um dos livros acima citados, um link útil e, ainda que da wiquipédia (hehehe) aparentemente correto é este http://pt.wikipedia.org/wiki/Coloniza%C3%A7%C3%A3o_de_Marte, sobre colonização de Marte.

Brega

Nenhum comentário:

Postar um comentário