sexta-feira, 17 de junho de 2011

RPG Espanhol "histórico": Capitan Alatriste

Baseada em uma série de livros escritos por Arturo Pérez-Reverte, um autor espanhol que tem uma série de livros com um personagem de mesmo nome, aparentemente bem recebida e admirada.

Ambientação:
O jogo se passa na época de ouro da Espanha, em um país cego por nacionalismo, religiosidade e pureza de sangue, passando ao longe do romantismo normalmente associado ao tema.

Sistema:
Não consegui, infelizmente, descobrir muito sobre o sistema, e o que consegui pode ser lido com mais desenvoltura em inglês aqui: http://www.rpg.net/reviews/archive/10/10274.phtml . , mas resumindo o sistema parece ter ainda um pouco do esquema "gurps", Os livros de RPG são descritos em um site da Devir em espanhol como perfeito para iniciantes, mas não consegui saber muito sobre detalhes das regras (http://www.devir.es/producto/alatriste/inicio/index.htm) .
O combate é descrito como rápido e mortal, mas, de novo, não consegui descobrir muitos detalhes.

Arte: A arte ficou por conta do mesmo ilustrador da série de livros, Joan Mundet, e pareceu, para mim, um pouco no espirito de livros como "A Ilha do Tesouro".

Suplementos:
Descobri apenas um suplemento, "Maestros de Esgrima" (Mestres da Esgrima), que aparentemente traz em grandes detalhes as escolas de esgrima espanholas e italianas do Sec. XVII, adaptando-as para o jogo.
Além dele há um escudo do mestre;



O preço do livro básico é 35 euro (capa dura). O suplemento sai por 25 euros, e o escudo do mestre a 15 euros. Salgado como o mar, esse precinho. A publicação (quem diria, com um preço desses?) é da Devir.
Não sei se ainda se encontra à venda, pois já tem alguns anos desde sua publicação.
ainda assim, fica a dica para interessados.

Faixa-bônus:
Encontrei uma boa resenha sobre os livros em português aqui: http://www.paragons.com.br/resenha-capitao-alatriste/
Se souberem de livros originais que não sejam em lingua inglesa, por favor, avisem.
Brega

Nenhum comentário:

Postar um comentário