segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O Pessoal do Metagamers Conta como foi o Encontro de RPG INDIE

No blog da moçada do Metagamers (http://metagamers.com.br/2011/12/e-como-foi-o-debate-aberto-sobre-rpg-indie/ )há uma postagem como foi a discussão deles sobre RPG INDIE, que vale a pena dar uma olhada.

Alguns dos RPGs citados conheço, infelizmente não todos, mas fiquei curioso pelos que não tinha ouvido ainda. A discussão parece ter sido legal, mas só dá para pegar  o respingo dela (fica a sugestão de filmarem e colocarem em um Youtube em uma próxima reunião similar), porque aparentemente foi uma troca de idéias bem rica.

Por hora, nossa discussão aqui no Rio (pelo menos entre alguns gatos pingados do Saia da Masmorra) é, primeiro, uma certa preocupação em que nem "Old School" e nem "Rpg Indie" são facilmente classíficáceis ou devam se apresentar como "melhores" que os chamados "Main Stream".

O que se defende é que "melhor ou pior" depende de gosto. Pessoalmente sou da opinião que se deve conhecer vários ssitemas e ambientações, dentro do possível, assim como se deve ver vários filmes, se ouvir várias músicas ou se ler vários filmes. Mas gosto é gosto e raríssimamente se opode afirmar que um é melhor que ouro (há exceções que não vou entrar para não criar polêmicas tolas).

Ao mesmo tempo, no momento, usamos aqui (nos eventos) uma definição de RPG "indie" mais para o sentido "literal", do inglês, que é "alternativo". Ou, mesas com sistemas e ambientaçãoes que representem "alternativas" ao normalmente encotnrado com mais facilidade em eventos.

Essa definição "branda" atende aos NOSSOS propósitos aqui (do Sdm), que é o de conhecer mais coisas, mais pessoas e aumentar possibilidades de diversão.

Uma definição mais "rígida", no entanto, que para a gente seria um pouco limitante (mas nem por isso, incorreta) é um pouco na definição de que RPG "Indie" são aqueles que propoe conceitos menos "comerciais" em geral, mas que usem e abusem de criatividade nas relações dos jogadores e mestres com a partida experimentada. Aka, que quebrem paradigmas e chacoalhem um pouco os vícios de um grupo.

RPGs que se enquadram nessa definição, ao meu ver, são não apenas os citados no Metagamers, mas tbm "Mulheres Machonas" (que brincava com estereótipos femininos), Twerps, HOL, Caverna de Og  ou Pokethulllhu, por exemplo.

O risco, no entanto, a ser evitado, é não transformar tais definições em "guerra de torcida" (Old School X Indie X qq coisa), mas antes, como subdivisões da mesma coisa, "RPG", e que não precisem ser auto-excludentes.

Ficam então duas sugestões para  o pessoal que organizou o debate:

a) Como falado acima, se puderem, que filmem o evento e o disponibilizem pela Internet. Pessoalmente gostaria de assistir.

b) Que façam um dia uma sobre "RPG Old School" que também é definição que pede alguma discussão atualmente.

Abraços e obrigado a eles por contar um pouco como foi.

Agora vão ler a postagem no blog do Metagamers que é mais legal que qq coisa que eu consiga escrever.

Brega

Nenhum comentário:

Postar um comentário