domingo, 8 de janeiro de 2012

As Mil e Uma Noites e a Fantasia para Tagmar II



         Ilustração feita pelo amigo e artista Fernando Pisani para a aventura.

       Não é de hoje que atribuímos muito dos elementos da fantasia moderna á tradição européia com seus ciclos de mitos e folclore, é o caso das fadas, dos anões, dos Dragões (um mito universal) dos elfos e de uma infinidade de outros elementos como os famosos itens mágicos, anéis de poder, espadas encantadas e monstros, mas o que infelizmente poucos de nós Nerds sabemos é quão importante foram os textos e as estórias da mitologia Árabe e sua influência a para fantasia no ocidente.

        Na minha pesquisa para desenvolver um suplemento para o projeto Tagmar 2, o cenários para Levânia, (reino árabe de Tagmar 2) e a aventura O Templo de Talnazar tive a alegria e a sorte de estudar duas publicações fantásticas sobre as maiores estórias da mitologia árabe o ciclo das mil e uma noites.


 

      A primeira foi a publicação luxo da editora Globo de Mamede Mustafa Jarouche que divide as estórias em ramos (das diferentes culturas que emprestaram seus repertório a elas) o Sírio e o Egípcio.
Tratam-se de 3 volumes (que me custaram o equivalente a uns bons livros de RPG importados mas que valem cada centavo). Esta edição é especial por vários motivos: de cara ela oferece o texto sem adaptações para dar leveza ao trabalho, aqui você experimenta toda a obra em sua magnitude com nomes originais e estórias repletas de ação, magia, erotismo e terror que a obre oferece, é um espetáculo que embala o leitor em uma cadeia de histórias interligadas que lembra muito uma narrativa de RPG, essas histórias interligadas são um deleite para o povo árabe des de sua criação e os contadores de história tradicionais eram verdadeiras lendas, interpretando seus personagens com caras e bocas acompanhados sempre por um músico ao estilos dos bardos europeus para dar o clima.

      A segunda é bela edição da Ediouro em dois magníficos volumes apresentado por Malba Tahlan a partir do original do francês Antoine Galland, que é a versão mais conhecida no mundo.


      Outra fonte de pesquisa para as criaturas e mitos do deserto foi o livro da editora Madras entitulado “Um guia para Demônios Fadas, Anjos Caídos e outros espíritos subversivos” que apresenta gênios, espíritos do deserto e uma miríade de outras criaturas míticas para preencher um manual de monstros inteiro para o deserto!
O resultado desta pesquisa foi o cenário desenvolvido para Levânia (reino árabe de Tagmar) e a aventura O Templo de Thalnazar que gostaria de realizar o “playteste” no nosso próximo encontro do Saia da Masmorra dia 14 de janeiro sábado agora.

Para os interessados em jogar é só me mandar um e-mail e comparecer nó sábado na Livraria Point HQ de Ipanema a rua Visconde de Pirajá n° 207, 3° andar, as 14h, bem próximo da estação do metrô Ipanema General Osório.

Abração para todos e fiquem com Deus!
Luciano Tolkien

3 comentários:

  1. O primeiro presente que ganhei de uma namorada foi um com histórias das 1001 noites.
    Tinha 9 anos e sim, sou nerd desde criança, fazer o que?

    Mas tenho um carinho especial por Sherazad por causa disso.

    Boa lembrança e tema, Luciano.

    ResponderExcluir
  2. A propósito, oparabéns ao sey amigo pelo desenho.

    Braços

    Brega.

    ResponderExcluir
  3. É bem legal saber que tem uma turma que conhece e gosta das Mil e Uma Noites!

    ResponderExcluir