sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Rpol.net

 Os jogos de RPG à distância não são uma novidade; afinal existem desde, no mínimo, os anos 80. Como outros jogos, no início o RPG já foi jogado pelo correio (alguns devem se lembrar de anúncios em busca de jogadores na Dragon Magazine), permitindo que pessoas de diferentes áreas geográficas jogassem juntas. Eram os chamados jogos PBM (play-by-mail).

Com o avanço da tecnologia, surgiram outras opções além do correio, como o e-mail (PBEM - play-by-e-mail), que permitia dar andamento muito mais célere às partidas. Além do e-mail, há quem prefira uma sensação mais "presencial" e joga pelo Skype, ou programas de mensagens instantâneas. O que não faltam são opções. Na época em que o Google Wave estava ativo, rapidamente surgiram grupos usando a ferramenta para jogos de RPG. Assim que surge qualquer novo meio de comunicação, logo os RPGistas o experimentam para o jogo.

Uma das melhores opções que já vi para jogo à distância, é o site rpol.net. Trata-se de um site para jogos através de forum, onde os jogadores e o mestre de jogo decidem as ações de suas personagens através de posts.

O forum é uma boa opção para o jogo, pois permite a postagem de imagens, de links para músicas, que servem para transmitir melhor as idéias dos mestres e jogadores, de uma forma que o simples texto não permitiria. Eu venho mestrando e jogando no Rpol desde 2008 e volta e meia a flexibilidade e as características do site me surpreendem.

O Rpol, de Roleplay Online, é um site dedicado a jogos de RPG por fórum (play-by-forum). A interface é simples e intuitiva, e possui ferramentas que facilitam a jogabilidade. A imensa maioria dos fóruns são jogos, com algumas exceções, que são fóruns de discussão, expressamente autorizados.

Cada jogo é criado por um narrador, e o número de jogos ativos que  cada usuário pode manter é proporcional ao tempo em que é membro do site. Na página inicial, há uma lista dos jogos em que o membro participa, separando os que ele é jogador, daqueles onde ele é mestre. Além disto, há uma lista de fóruns de interesse geral, como "Procura-se Mestres", "Procura-se Jogadores", etc...

A comunidade é bem receptiva, e sempre disposta a esclarecer dúvidas dos novatos. Além disto, há um enorme documento de ajuda, que trata de questões que vão da etiqueta do site até ferramentas para postar. Merece destaque, aqui, o fórum de jogadores de língua portuguesa, que pode servir como uma boa ajuda para quem está começando.

Toda vez que um  fórum recebe um post novo, o campo número de posts fica marcado em vermelho, indicando que há novidade. Se o post tiver sido feito através de uma mensagem privada, a marcação é em azul. Havendo novas mensagens públicas e privadas, a marcação é em púrpura.

Na página inicial também é possível fazer uma busca por jogos, baseada em atividade, tema, nome do jogo, nome do mestre, sistema, etc...
 
"Dentro" dos jogos, a cada nova postagem em um tópico, este fica marcado por um "cometa", indicando que ali o jogo prosseguiu. O jogador, uma vez logado, tem acesso rápido aos detalhes de seu PC, rascunho (scratchpad), rolador de dados, mapa do jogo, e uma lista do "elenco", sejam PCs ou NPCs.

É possível dar mais de um PC a um jogador. Uso muito isto em jogos onde um dos PCs tem uma identidade secreta (como o Batman) ou pode mudar para uma forma mais heróica ou monstruosa (como o Hulk). Assim os outros jogadores sempre podem saber qual persona de um mesmo PC está falando ou agindo.

Cada personagem também tem espaço para uma ficha e descrição, com a opção de acrescentar fotos a esta última. Para completar a caracterização do PC, ele tem direito também a uma pequena imagem, seu avatar.

 
A opção de avatares é bem grande, mas peca em relação a certos grupos. São poucas as opções para crianças e certos grupos étnicos. Algumas vezes eu tive sérios problemas para encontrar a imagem que eu queria. Porém, continuamente os responsáveis pelo site acrescentam novas imagens, o que alivia bastante o problema. Além disto, os membros podem sugerir imagens novas, desde que as mandem já formatadas para o site. Para facilitar a busca nas centenas de avatares, estes são divididos por sexo e em categorias, como "fantasia" e "moderna", e subdivididos em subcategorias relevantes para o tema principal.

O mestre de jogo possui as mesmas opções do jogador, além de maiores ferramentas para cumprir sua função. O mestre de jogo pode editar qualquer ficha, qualquer post, criar qualquer personagem, postar em nome de jogadores, mudar nomes, etc...

O mestre pode também criar grupos de jogadores, e permitir que apenas certos grupos tenham acesso a certos tópicos. Assim é possível que, em caso de os jogadores se dividirem, estes não leiam os posts do outro grupo para obter informações a que não deveriam ter acesso.

E já que entramos no assunto do controle de informação, vale dizer que o site permite mandar mensagens privadas, a que só o remetente e o(s) destinatário(s) tenham acesso, além de, em qualquer post comum, colocar uma mensagem secreta, que apenas certas pessoas poderiam ver. Como tudo no jogo, o mestre tem acesso a todo tipo de mensagem secreta, para evitar trapaças.

Nas opções de postagem, a que todos têm acesso, temos tipos diferentes de fontes, cores de fontes, sublinhado, riscado, itálico, negrito, entre outros. Isto facilita a leitura do post, permitindo identificar imediatamente a que se refere cada parte da mensagem, por exemplo, estabelecendo que todas as falas sejam em azul, e que toda discussão de regras seja em vermelho. Com um pouco de criatividade, é possível utilizar estas ferramentas para caracterização do PC. Por exemplo, em um jogo onde eu interpretava um espião de voz grave, que sempre falava em tom baixo, eu combinei com o mestre que minhas falas não seriam em azul, mas sim em azul escuro, com negrito, em uma fonte menor. O Sussurrador, personagem inspirada no Sombra, de um de meus jogos pulp, sempre usa uma fonte menor em suas falas, para mostrar que ele está sempre sussurrando. Textos "datilografados" podem ser postados em fonte que lembre uma máquina de escrever, e textos escritos a mão, em uma fonte do estilo cursivo.

Como dito acima, é possível inserir imagens nos posts, o que facilita muito a comunicação entre os jogadores e mestre. O site não permite a postagem de vídeos, o que é uma pena, pois, principalmente para jogos mais modernos, esta seria uma grande opção.
 
O rolador de dados permite utilizar uma gama ampla de dados, inclusive criando combinações (como 2d20-4), re-rolar máximos e mínimos, desconsiderar dados do rolamento, ver separadamente o resultado de cada dado em uma combinação, trapacear (se for mestre), informar a razão do rolamento, configurar o rolador para um sistema específico e fazer um rolamento secreto (se for mestre). Cada rolamento, fica registrado, com motivo, personagem e resultado, e pode ser acessado posteriormente. A única exceção é que os jogadores não podem ver rolamentos secretos.

Para quem está interessado em jogos de RPG à distância, o Rpol é uma das melhores opções existentes, pela facilidade de utilização, e massivamente ampla opção de ferramentas a ele já integradas, e vale a pena dar uma conferida.

Igor

Nenhum comentário:

Postar um comentário