quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ambientando: Vikings os Guerreiros do Norte




Quem eram os Vikings?
Os vikings eram constituídos pelos Escandinavos da Noruega e pelos Danos da Jutlândia e ilhas Bálticas, era um povo composto de exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos que invadiram, exploraram e colonizaram em grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlantico Norte a partir do final do séc VIII até meados do XI. Muito da imagem que temos deles é muito clichê, eles também fundaram povoados e fizeram comércio pacificamente. Foram exploradores da Groenlandia e Terra Nova (Canadá). Este período de expansão viking ficou conhecido como A Era Viking constituiu uma parte importante da história medieval da Escandinávia, Grà-Bretanha e Irlandae do resto da Europa em geral. Esses vikings usavam seus famosos navios para esses fins, esses navios eram:

- Drakkars eram uma embarcação que tinham  por principal característica uma cabeça de dragão na proa (normalmente alguma imagem da mitologia nórdica), tinha a conjunção de velas e remos e navegava tanto em águas profundas quanto rasas e usado para o transporte de soldados, mercadorias e nas conquistas, eles tinham em geral duas velas, uma vela redonda (de forma, entretanto, quadrada) e outra triangular. Levavam cerca de quarenta passageiros, e normalmente eles eram os barcos utilizados para abordagens (pirataria) por serem mais velozes que os Knorr.

- Knörr era um barco comprido e esguio, com linhas de remos nas laterais e uma única vela, era uma embarcação apropriada para longas viagens e também era a principal embarcação para o comércio, seu casco deslizava sobre ondas bravias em vez de perfurá-las - um truque de engenharia náutica para driblar as tempestades do norte.

A piramide social dos Vikings

A maior parte dos povoados vikings eram fazendas pequenas, com entre cinqüenta e quinhentos habitantes. Nessas fazendas, a vida era comunitária, ou seja, todos deviam se ajudar mutuamente. O trabalho era dividido de acordo com as especialidades de cada um. Uns eram ferreiros, outros pescadores (os povoados sempre se desenvolviam nas proximidades de rios, lagos ou na borda de um fiorde), outros cuidavam dos rebanhos, uns eram artesãos, outros eram soldados profissionais, mas a maioria era agricultora.Os povos vikings, assim como tinham uma mesma organização política, também compartilhavam uma mesma composição sociocultural. O rei estava no ápice da pirâmide; abaixo dele estavam os jarls, homens ricos e grandes proprietários de terras, abaixo dos jarls havia os karls, ou seja, o povo, livres, mas sem posses ou com poucas propriedades, geralmente pequenos comerciantes ou lavradores. Os karls compunham o grosso dos exércitos vikings e tinham participação nas Althings; abaixo dos karls, havia os thralls, escravos. Eles geralmente eram prisioneiros de batalhas, mas podiam ser escravos por dívidas ou por crimes, seus proprietários tinham direito de vida e morte sobre eles.
As semeaduras ocorriam tão logo a primavera começava, pois os grãos precisavam ser colhidos no final do verão para que pudessem ser armazenados para o outono e inverno. Durante o inverno, as principais fontes de alimentos eram a carne de gado e das caças que eles obtinham. No verão o gado era transportado para as montanhas para pastar longe das plantações.
Nas fazendas, as pessoas moravam geralmente em grandes casarões comunitários. Geralmente esses casarões eram habitados pelas famílias. Por exemplo: três irmãos, com suas respectivas esposas, filhos e netos.
As famílias (fjolskylda) dos vikings eram muito importantes, sendo provedoras de abrigo alimento e proteção. As famílias tinham rivalidades e brigas com outras, sendo julgados nas Things (assembleias) ou com os ordálios (juízo divino). No caso de mortes da família, era normal haver vinganças, devido à importância destas na sociedade. Os membros das famílias trabalhavam juntos, mesmo após casarem, trabalhando desde pequenos nas famílias, aprendendo trabalhos mais difíceis com o tempo, trabalhando com ferro ou no caso de jarls, na política ou na guerra. Os patriarcas detinham muito poder, podendo escolher se seus filhos viveriam ou não após nascerem.

As mulheres após o casamento mudavam para a família do marido e tinham trabalhos como cozinhar, limpar e cuidar dos necessitados. As mulheres eram obedientes, mas podiam pedir divórcio, caso houvesse motivo, já os maridos podiam ter concubinas e matar as mulheres adúlteras, mas tinham de pagar ao pai da noiva para casar. Como as famílias ensinavam os trabalhos aos filhos, muitos trabalhos eram familiares, como os stenfsmiors, que construíam barcos e com a madeira dos barcos velhos, reparavam os outros barcos.

Mitologia e religião

No início achavam, havia, um vazio de névoa e gelo. Disso surgiu um gigante primordial chamado Ymir e dele nasceu um raça de gigantes de gelo, os deuses mais antigos. Quase todos esses gigantes foram mortos por seus descendentes. Os deuses mais jovens fizeram a terra do corpo de Ymir e colocaram-na no meio de um oceano. Em seu centro estava Midgard, fortificadas por altas montanhas limítrofes (o nome significa “parede limítrofe”).

Ali viviam os humanos. Nos desertos gelados ao norte das montanhas estava Utgard, onde ficavam presos os gigantes sobreviventes. Sob Midgard, no fundo da terra, estava Hel, guardada por uma deusa da escuridão de mesmo nome, pra lá iam os homens que morriam de doença ou velhice.

Acima da terra estava Asgard, lar dos deuses jovens, que viviam em palácios cobertos de prata.

Em Asgard, encontrava-se o Valhala – Mansão dos mortos – o glorioso céu onde os guerreiros mortos banqueteavam-se e lutavam, esperando pela batalha final – o Ragnarok- no qual o mundo seria destruído por fogo e gelo.


Esta religião não era baseada na luta entre o bem e o mal, mas entre a ordem e o caos, sendo que nenhum deus era tido como completamente bom nem mal, mesmo Loki sendo apresentado como provocador de conflitos, ele ajudou os deuses em diversas ocasiões.
Os vikings valorizavam a morte e até a festejavam. Após a morte, havia ritos, como a queima do corpo do morto com vários pertences e após a queima, estes eram recolhidos e as cinzas, colocadas em potes de cerâmica. Outra forma usada após a morte era a criação de câmaras, onde o morto era colocado junto a vários pertences e até seus cavalos. Esta forma era mais usada na Dinamarca e na Ilha de Gotland. Há casos de enterros de navios, onde foram colocados rainha e princesa, junto a pertences e animais sacrificados, como, cães, cavalos e bois. Em outra câmara, foi encontrada uma mulher bem vestida, sendo esta rica e uma mal vestida retorcida, estudos confirmaram que esta era escrava e havia sido posta viva nesta câmara. No caso da morte de homens, era costume a sua mulher favorita ser enterrada viva junto a ele. O uso de barcos como túmulo, mostra poder e prestígio do morto e também simboliza a jornada pós-morte e tem ligação com a adoração a Njord (deus dos mares)

Cultura
A cultura dos vikings tinha caráter guerreiro, devido também a influências religiosas da mitologia nórdica. 
Os vikings apreciavam muito as espadas, sendo que os mais ricos e poderosos tinham as mais belas e melhores espadas, possuindo detalhes dourados e até mesmo rúnicos. Além das espadas eles tinham facas, lanças de diversos tipos, como, de arremesso e eram as armas mais usadas em batalhas, sendo atiradas nos inimigos ou usadas normalmente. Os vikings também usavam arco e flecha, principalmente nas batalhas marinhas. Os machados foram mais usados no começo da Era Viking, sendo de uso cotidiano e por serem simples e rústicos. Os escudos eram de madeira, mas com um detalhe de ferro no meio e ao longo da borda para proteger a mão. As vestimentas normalmente eram feitas com peles de animais devido ao frio do norte.

Curiosidades: Sempre que pensamos em Vikings imaginamos aqueles capacetes com chifres, porém isso é de origem Céltica e não Nórdica. Portanto não existe nenhum tipo de comprovação histórica que prove que os vikings utilizavam este capacete. Uma das hipóteses é que eles utilizavam este capacete apenas para rituais. Outro mito sobre os Vikings é a existência dos Bersekers, guerreiros que perderiam o controle de si  (frenesi) e sairiam atacando suicidamente os inimigos.


Querem jogar um RPG nessa ambientação??? NÃO DEIXE DE COMPARECER NO SABADO NO EVENTO SAIA DA MASMORRA. Duas mesas serão de Vikings Guerreiros do Norte com dois mestres oficiais do sistema! Sem mais Heigberg, Almirante das Forças Terrestres, vulgo Leandro Parejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário