quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mexam seus traseiros!

Gente, que merda é essa de "A gente jopga RPG o tempo todo"???
RPG se joga em torno de uma mesa. Tem horário para começar e acabar (na média, 4 horas), e ninguém fica a mercê de um "mestre que manda em todos". Mestre é só o cara que sabe quanto você tem de tirar em um dado para seu personagem conseguir pular para o outro lado de um penhasco e quem fornece o esqueleto de um roteiro de aventura (missão a ser jogada). Sempre em volta de uma mesa, e, mesmo no caso dos Live-action, restritos ao tempo de partida.
Mestres não ficam mandando as pessoas fazerem coisas fora do jogo. Alias, nem mesmo DENTRO do jogo. No máximo, ir pegar uma coca-cola na geladeira, e olhe lá (mas é um pedido e nunca uma ordem).

Em torno de uma mesa. quem joga RPG na escola está matando aula e merece que o professor mande o desocupado para a diretoria.

Quem joga, tem uma ficha,m com numeors, que definem o personagem. E o personagem NAO É o jogador.

E, pela mor de meu saco, o "Mestre" é só um juiz, que não manda ningupem "fazer nada" fora do jogo fora, no máximo, estudar história.

Recomenda-se aos autores da novela que leiam mais e saibam informar e não desinformar.



No Caminho com Maiakóvski":
(do poeta Eduardo Alves da Costa)

Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.

Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.



(estava na dúvida se deviamos ou não protestar contra abusos cometidos na mídia recente sobre RPG, mas, sinceramente, quanto maios penso, mais acho que é hora de marcar territótio e não deixar a coisa passar em branco).
Mexam seus traseiros e denunciem essa desmiolação.

Um comentário:

  1. Relendo, para daqui a alguns anos, pode ser que esta postagem pareça estranha, mas foi feita em cima da novela reveldes, que , exibida pela Record , mostrava um distorção pueril de RPG e sobre o jogo, dando a entender que o "mestre" tinha um domínio sobre corações e mentes da mesma forma que alguns lideres religiosos tem sobre a vida de quem frequenta suas igrejas.

    ResponderExcluir