domingo, 15 de julho de 2012

Porque um evento dedicado aos Oldschools e Indie?


Porque um evento dedicado aos Oldschools e Indie?
Ao longo dos anos de experiência como jogador e mestre de RPG fui apresentado a uma gama enorme de cenários e sistemas de RPG, na mesma proporção minha coleção de livros foi aumentando e depois de alguns anos comprando RPGs cheguei à triste conclusão de que não conseguiria jogar todos aqueles jogos com meu grupo de RPG acostumado aos jogos do "mainstream", o que fazer? Eu sabia que existiam pérolas ali, clássicos e jogos novos com propostas diferentes e que eu queria muito jogar.


Eu e meu grupo. Mestrando RPG no SESC Copacabana 1998

Mas a “virtude” dos jogos de RPG é que “o RPG é um produto sem data de validade”, qualquer um em qualquer parte do mundo que tenha na sua coleção um velho jogo de RPG que sempre quis jogar ou um sistema novo que nunca experimentou, sempre vai poder colocá-lo em uma mesa de jogos e curtir algumas seções com novos ou velhos jogadores.
Imagino que muitos aqui já tenham passado por coisas como: 

Nossa, Castelo Falkenstein é ótimo, mas quando eu vou encontrar jogadores para jogar isso?

Caráca o Palladium é maneiro, mas será que meus jogadores vão querer abandonar nossa campanha de AD&D?

Prontos para live action de vampire 2002 

O resultado disto é que muitos sistemas de PRG inovadores e livros com cenários fantásticos ficam pegando poeira na prateleira de casa e nunca são jogados, mas a idéia de um evento como o Saia da Masmorra é fazer os jogadores tirarem a poeira do seu RPG e apresentá-lo a novos jogadores! Esse é o perfil do jogador que se encaixa como uma luva nas nossas mesas o curioso e o da velha guarda!


 Mestrando na casa de amigos 2004

Num evento dedicado a Oldschoools e Indies você vai encontrar jogos das antigas ao lado de novidades que acabaram de surgir no mercado, você vai ver uma mesa de “Warhammer Fantasy 1° Ed. 1994” ao lado de uma mesa de “Este Corpo Mortal, lançado este mês” ao lado de outra de “Tagmar 2”... é fantástico poder tirar a poeira daquele livro do sistema que você sempre quis testar e encontrar jogadores dispostos a jogá-los assim como é muito recompensador para o jogador encontrar mestres com paciência e boa vontade para apresentar tais jogos e trazer esses “blasts from the past” para novos jogadores. 

Mestrando jogos das décadas de 80 e 90 (como o jogo da foto abaixo) obtive ótimas respostas nas nossas mesas de jogos, tive 5, 6 às vezes mais jogadores querendo jogar e conhecer aquele jogo que eles nunca viram ou relembrando jogos que foram marcantes nas suas vidas.

 
 Mestrando no Saia da Masmorra 2012

Você que tem um jogo destes, aguardando para ser jogado, aquele jogo que você nunca mestrou, mas sempre quis mestrar, não só aqui no Rio de Janeiro, mas em qualquer lugar do mundo, traga sua raridade para uma mesa de RPG, convide novos jogadores e se divirta! Pois de todas as regras dos jogos de RPG essa é a mais importante! DIVERSÃO e a celebração da amizade!

Grande abraço e fiquem com Deus!

Luciano Tolkien

Nenhum comentário:

Postar um comentário