sábado, 20 de outubro de 2012

Ilustrações em Aquarela e a Fantasia



A fantasia clássica passou por um longo período de ostracismo antes de ser levada a sério por críticos, leitores e o próprio mercado literário, mas entre estes artistas que colocaram sobre papel suas idéias e cenários muitos foram auxiliados pela mão de artistas que recriaram, ou as vezes definiram, idéias e conceitos em torno de personagens e lugares, é o caso de Artistas como John Howe e Alan Lee, este último cuja as aquarelas nos brindam com beleza de tirar o fôlego, e ajudaram a fixar na mente do leitor as belas imagens da Terra Média de JRR Tolkien.

No Brasil tivemos poucos expoentes nesta arte, mas o Professor, Ilustrador e Artista Plástico Fernando Pisani, fã de carteirinha de Lee e outros mestres como Frazetta e John Buscema, me apresentou uma artista em desenvolvimento cujos primeiros trabalhos, generosamente feitos para ilustrar a Aventura o Templo de Talnazar para Tagmar II, Betina Abramovitz, caminham no sentido da clássica fantasia Tolkieneana.

 Aquarela de Betina Abramovitz - Membros da Seita, o flagelo do Mundo de Tagmar


Escrevi aqui na ocasião dos primeiros trabalhos um post sobre artistas que nos ensinam a apreciar belos cenários e personagens e ela captou não só a idéia pro traz do membros da seita, como montou esta ilustração da entidade com manto, que poderia muito bem ilustrar um livro de Tolkien com o Subtítulo “Witchking of Angmar”! (Sem querer puxar a sardinha para o meu lado!kkk).


 Aquarela de Betina Abramovitz -A imagem central é fantástica, as cores e o movimento do manto são muito bonitos.

Espero que gostem dos dois trabalhos e vamos comentar o trabalho para ajudá-la a caminhar na direção certa na ilustração fantástica, quem sabe na próxima não apresentamos um Dragão ou um outro ser fantástico ilustrado por ela!

Vamos dar apoio a artistas nacionais e principalmente aqueles do Rio com quem sempre temos contato, mas cujos trabalhos ficam guardados nos armários!

Grande abraço e fiquem com Deus!

Luciano Mota “Tolkien” Bastos

2 comentários:

  1. Adoro trabalhos em aquarela.
    Houve uma época que um bom número de HQs vinham trabalhadas com este material (como uma HQ do Wolverine, por exemplo, ou a minissérie "Blood"). Todos fantásticos.

    Valeu pelo tema e pelas imagens.

    ResponderExcluir
  2. É, o maior nome pra mim é o Alan Lee, mas temos porexemplo, Volverine e Destructor uma Graphicnovel muito boa feita em técnica mista com aquarela.

    A Betina ainda tem que dominar elementos de anatomia clássica (vejo pelos braços na base da pintura). Mas é o tipo da coisa que só se aprende com prática, prática, praática... não tem jeito!

    ResponderExcluir