quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Cubo Mortal: Jogo de RPG Bem Sacado e Gratuito


Para quem é fã da série "cube", eis um jogo que pode agradar.
  
Criado por Tiago Junges para a FVM2012, da Secular Games, o jogo é sadicamente interessante.

As resoluções de conflito são feitas na base de enigmas e desafios em um cubo mágico (o chamado "Rubik Cube), facilmente encontrado em lojas de brinquedo ou mesmo nas de 1,99, e com lápis e papel. Não requer dados, o que sempre é interessante.

De modo geral os jogadores são sobreviventes dentro de um imenso cubo-enigma que precisa ser solucionado para que quem sobreviver aos perigos possa escapar. Para isso ele deve saber lidar com suas características básicas, como uma Paixão, Medo ou Pecado, e, além de bom raciocínio espacial, deve saber improvisar com as poucas habilidades que tiver no arsenal de seu personagem.

A narrativa é compartilhada e ligada a quem tiver o marcador do cubo (preciso jogar isso um dia para ver como funcionaria na prática)

O Design do jogo é mortalmente bacana (parabéns a Aline Rebelo, que, pelo que entendi, foi quem cuidou da parte gráfica) e ao Tiago Junges pela ideia.



Alguns pontos fracos do jogo:

Primeiro, é um jogo de cinco páginas. Nada contra, eu entendo que um jogo assim possa e deva ser sucinto. Mas enquanto jogador eu gostaria de ter um pouco mais de informações, de regras um pouco mais demoradas ou ampliadas, um exemplo de jogo ou afins, para o leitor poder usar melhor o material.

Assim, um pedido: Tiago: por favor, escreva mais sobre isso, quando puder.

 Em segundo, não tem segundo. Queria era mais texto mesmo, não porque seja ruim, mas simplesmente porque achei a ideia muito legal e queria ver mais coisa escrita.

Em termos de enredos, além da série de filmes "Cubo", contribuo dando aos futuros jogadores outras duas ideias para cenário:

A primeira é "Jogos Mortais". Cada narrador fazendo a vez de um psicopata sádico querendo torturar os demais personagens, e eles tendo de resolver enigmas baseados em suas fichas. Dá pano pra manga isso, mas requer um grupo bem maduro e criativo.


O segundo é usar as sugestões de sistema do jogo para o bom e velho "Hellraiser". Novamente, o desafio é o de encontrar jogadores-narradores maduros e criativos, para uma partida interessante de Cubo Mortal, mas seria uma forma interessante de abordar o universo criado por Clive Barker.
ONDE BAIXAR:
O jogo pode ser baixado no site da COISINHA VERDE neste link.

Diversão AO CUBO com este RPG... (não acharam que eu ia perder a chance de um trocadilho, acharam?).

Adendo: Depois de escrever o rascunho desta postagem, fui falar com o autor, Tiago Jungesque é um cara gente boa. Eu devo fazer um playtest quando puder do sistema, mas se alguém mais fizer, manda o feedback pro cara.

(Por Brega Presley, dando trabalho para os outros desde 1973)

Um comentário: