quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Star Wars: Tudo o que Você Sabe Sobre a Saga Pode Ser Marketing

Estava eu lendo "Splinter´s Eye Mind", um livro de 1978 de Alen Foster (autor da novelização de "Alien" e o ghost Rither da novelização de "A New Hope" - vulgo, um cara que manja dos paranauês - quando me veio uma idéia antiga:

Afinal, até onde podemos confiar no que foi criado em cima da mitologia de SW?

Depois de G.L. ter tentado modificar coisas meio básicas e obvias como o tiroteio na Cantina, e de ter promovido o fiasco que foi a trilogia I II e III, muito do que ele diz ficou meio sob suspeita.

Algumas coisas tinha até esquecido que duvidava, como a paternidade de Luke, mas que faz sentido sob a luz da psicanálise, então acreditei.

Outras, como Leia ser gêmea de Luke nunca engoli. Minha impressão é a de que ele tentou dar uma de escritor de novela das oito e repetir uma formula de "parentesco surpresa" no 3o. filme.

Antes de tudo, cliquem no "dramatic Solo", por gentileza:

Dramatic Han Solo

Ok, agora vamos prosseguir:

Leia era, afinal, mesmo irmão de Luke?

Tipo é muita tensão sexual e muita troca de babinhas para eu acreditar nisso. Sempre achei esquisito e meio pervertido. E a resposta é... noap!

Lá pelo meio do caminho George Lucas sacou uma irmã gêmea de Luke. E seu nome era Nellith. Treinada na força em separado do irmão, ela era a verdadeira outra jedi ctada ao fim de Império Contra-ataca ou no começo de Retorno de Jedi (não lembro) em uma conversa entre Yoda e Ben Kenobi.

Com isso, camaradinhas, todo aquele papinho de "Eu Sempre Soube" é balela dos roteiristas. Nem eles sabiam ao certo.
Titio George adora falar que esse era o plano, para confundir os expectadores, mas não é bem assim, de acordo com roteiros.

Afinal, quantos eram os episódios? 9?
Nananina. Eram 12. Alias, a coisa é meio confusa. O episódio 4 passou por inúmeras mudanças e capítulos antes e depois foram repensados com o tempo.

A saga chegou a ter 12 capítulos pensados. Ou quase. As guerras clônicas, por sinal estavam ali.

Os Clones eram Aliados?
Não encontrei fontes sobre isso, mas vai aqui um chute do titio Brega: Não, não eram.
Até porque na época que a saga foi bolada, Clones eram "dopplegangers" totalmente do mal. Vide a saga original dos clones do Homem-aranha, de poucos anos antes de Star Wars ir pela primeira vez para os cinemas.

Na trilogia do "Herdeiros do Império", uma das poucas coisas a citar no Universo Expandido as guerras, a impressão é que os inimigos eram os "barões da Clonagem" e não a Federação Separatista (o que teria dado uma trilogia mais legal, eu acho).

Vader era Pai de Luke?
Ahá... rufem os tambores... e não, não não.
Parece que isso também foi inventado durante  o roteiro de "Império".

Vader era mesmo o assassino, não metaforicamente, do pai de Luke. (vide links abaixo).
Em uma das versões do roteiro Luke fala com o Pai e ele o alerta sobre Vader.

Nesse caso, bola dentro do Jorginho. Ficou bem mais interessante o roteiro assim, vamos admitir.

Mas ...mas... Brega, porque você fez isso? Snif!
Simples. Temos uma trilogia nova para o final de 2015. Pode ser boa, pode ser uma bomba. Mas depois da maioria dos fãs cair feito um ´patinho na fábula do marketing dos episódios I II e III (Eu cai só no primeiro), vamos e venhamos, sabermos que esse tipo de "Storytelling" (termo aplicado para industrias que inventam histórias bonitinhas e fantasiosas sobre seus produtos), cai bem um pouco de atenção.

Se o filme for bom, meus respeitos à Disney; Mas se for ruim não é melhor a gente poder falar isso com franqueza? Tipo, quantos aqui viram Hobbit 2 e acharam "passável" antes de se emputecerem com o terceiro? quantos compraram filmes, bonés, camisetas na empolgação de um Episodio II para depois se dar conta que foi no embalo da empolgação?

Pois é, nerdaiada, empolgação é bacana, mas sai meio caro.

Sejamos críticos sem sermos fanboys fanáticos, mas a melhor forma de se fazer isso é tomando cuidado com as historias que vamos ouvir e nos prendendo ao filme ser ou não legal para cada um de nós.

Links para quem quiser:
1) http://www.secrethistoryofstarwars.com/completehistoryofthesequeltrilogy.html
2) http://secrethistoryofstarwars.com/sisterthatneverwas.html
3) http://boards.theforce.net/threads/did-lucas-know-darth-was-lukes-father-in-anh.50009206/

Ou acompanhe nossa discussão na comunidade do Facebook:
Star Wars D6 (West End) Brasil


Abraços e espero não ter deixado nenhum marmanjo chorando.

Brega.

PS: HAN ATIRA PRIMEIRO!

2 comentários:

  1. realmente um monte de coisas foi mudado ao longo do caminho Darth era so o primeiro nome de de Vader e não um titulo dos sith, os episodios 1 2 e 3 nao sao tao ruins, e seguem todos os elementos dos originais 4 5 e 6, essas mudanças e retcons sao muito comuns nas hq s.

    ResponderExcluir
  2. Sim, a questão é que Star Wars era Obra Aberta, algo que George Lucas finge que não.
    E o divertido é qyue saber esse tipo de coisa abre uma série de possibilidades em mesas.

    Agora, quanto a 1, 2 e 3 "não serem tão ruins'... concordemos em discordar.
    :O)
    Braços!

    ResponderExcluir