segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Star Wars: Império do Marketing?

Depois de umas postagens de gente bacana como Anésio (New Order) e Encho (Pulse) pelas internets da vida, apesar de ser fã -e vou continuar sendo- de SW, acho que valem algumas observações:
Antes de qualquer coisa, concordo com ambos os citados acima e precisamos parar de confundir ser fã de algo com consumismo desmiolado e, pessoalmente, sempre me incomoda um pouco quando a coisa vira histeria.
Sou fã de Star Wars desde 1982, então com 9 anos, e me mantenho fã até hoje, mas não sou "mais fã" d que ninguém, e nem acho que por eu curtir a ambientação, outras pessoas tenham qualquer obrigação de fazer  o mesmo. Mas vamos lá:
1) Star Wars não é um sucesso ininterrupto de fãs nesses quase 40 anos de existência. No final dos anos 90, por exemplo, a trilogia era considerada "esquisita" pela molecada, e precisaram relançar a trilogia clássica remasterizada e recomputadorizada para re-arrecadar fãs. E isso para manter a marca ativa na mente das pessoas para o lançamento da trilogia 1, 2 e 3. Então não se esqueçam que, por mais adorada que a série seja hoje e na época d primeiro lançamento, que marketing é algo que pode mudar a percepção de um produto, assim como filmes podem envelhecer.
2) Um monte de gente hoje em dia fala mal dos episodios 1 2 e 3. Mas na época que foram lançados (final dos anos 90) a maioria ficava era puta quando se dizia que eram ruins (do mesmo modo que batman 3 e 4 eram péssimos mas amigos batmaniacos ficavam ofendidos quando falava mal). Então, se a vida de nerd fanboy (e fangirl) ensina algo é o seguinte: Nem tudo que o marketing reluz é ouro. Apesar de estar otimista e empolgado com os novos filmes, eles podem muito bem serem uma joça. E tudo bem se forem ruins. O que não dá é para você, ainda no calor dos efeitos de algo a qual foi bombardeado para "aprender a gostar", ter o direito de achar que o amigo que não gostou esteja, necessariamente, errado.
3) O universo expandido tem muita coisa boa, mas tem muita coisa ruim. 
Coelhos caçadores de recompensa, de DOIS filmes dos Ewoks, quadrinhos sobre a vela republica nem sempre bons, livros como "A Estrela de Cristal" que são um lixo, a serie original dos anos 80 "Droids" e por aí vai. Então vamos com calma na empolgação. Tem coisa potencialmente ruim para sair por ai. Georjão teve excelentes idéias ao mesmo tempo que pensou muita idiotice. Nada, do que soube até agora da nova trilogia, indica que será ruim, mas, por outro lado, sejamos sinceros, avançar a estória em 30 anos ou mais e o Império ainda ser o vilão da saga (assim como uma SEGUNDA estrela da morte) pode funcionar, mas pode significar reciclagem de idéias meia-boca. Vamos ver.
4) A mais estupida de todas que vi recentemente: Fãs de SW revoltados porque a saga "Jogos Vorazes" era, segundo uma pesquisa, mais esperada que SW. Porque, afinal de contas, como um blockbuster para adolescentes podia ter tanta gente gostando? Acorda. SW É, em essência, um blockbuster para adolescentes. Não é porque a gente não é adolescente faz teeeempo e ainda curte que a molecada não possa gostar de outras coisas. Menos cabacice.
5) Gente que mistura curtir star wars como forma de se afirmar nerd. Como apontou o Anésio, tem gente que entrou numa vibe consumista sem nem mesmo ser lá tão fã. Não é a primeira vez que isso acontece e não será a última. Mas lembrem-se que ser fã de algo não torna obrigatório ter a lancheira desse treco, e nem ter esse treco, de verdade, faz você ser alguma coisa.
Um pouco de juizo, que as coisas estão ficando caras demais, muitas e muitas vezes sem razão alguma.

6) Essa Imagem...:

...quando comparada a esta abaixo:

Há algo de  sintomático (se não perverso) quando duas imagens tão parecidas em "conceito" (uma pessoa se diferenciando da multidão) representam objetivos tão díspares. Se isso não te faz pensar os problemas da vulnerabilidade a propaganda, não sei o que fará.

Ps: E sim, tbm adoro SW, e  possivelmente também sou fortemente influenciado pelo marketing. Mas pelo menos vamos tentar não nos orgulharmos tanto disso de forma tão acrítica. 

Braços

Brega Presley

Nenhum comentário:

Postar um comentário