sexta-feira, 19 de junho de 2009

Como conheci RPG? (1)


Meu primeiro contato com o jogo foi, curiosamente, em um filme cuja mensagem não era exatamente "positiva" sobre RPG. Falo do filme "Monstros e Masmorras" (Monsters And Mazes) de 1982. O filme retrata um grupo de universitários que são absolutamente viciados no tal "M&M", e que, apesar de restrições e proibições da instituição, jogam escondidos, usando os corredores e até uma gruta de verdade como ambientação para suas partidas.
Um dos atores é Tom Hanks em início de carreira (26 anos, segundo fontes).

A maionese desanda quando um dos personagens mostra que tem cérebro de repolho e pira na batatinha, ou seja, um dos membros do grupo começa se dissociar da realidade, devido a problemas de origem psiquiátrica, e surta. O indivíduo vai para Nova York atrás das "Duas Torres" (a saber, o World Trade Center) e é salvo na última hora por Hanks.

Ok, confesso, é um filme água com açúcar, e se teve o objetivo de servir de alerta para os perigos do RPG, foi a pior tentativa que já vi, porque mostrou a um bando de garotos, como eu (eu assisti mais ou menos em 86, na TV, com 13 anos) que existia uma joguinho bem bacana que eu tinha a certeza, iria me amarrar.
No mesmo ano, um amigo de classe levou um livro de D&D, em inglês e falou a respeito. Aprendi o nome, mas só fui jogar, mesmo, em 1993 ou 1994, já na faculdade, quando lançaram no Brasil alguns sistemas simples. Comecei mestrando e nunca mais deixei de me interessar pelo tema.

Sou de São Paulo e ainda peguei os resquícios da "geração Xerox", mas não chegamos a improvisar com saquinhos de bingo. Frequentava a Devir, nos àureos tempos, e o primeiro jogo "de verdade" que joguei (e mestrei, por muitos anos) foi Cyberpunk 2020.

http://www.imdb.com/title/tt0084314/

E vocês, como conheceram o RPG?
Deixem recados e dividam como entraram no vício.
Abraços,

Pedrão.

por Brega Presley

5 comentários:

  1. Hehehe, por incrivel que pareça eu conheci o RPG muito cedo mesmo rs, com o meu irmão mais velho que é da geração xerox, ele tinha o livro de Aded xerocado em Francês! EHIUAHEIUA e também tinha o GURPS módulo básico, esse sim em Português. Porém eu só comecei a jogar no colégio, com o meu amigo Gabriel Pinheiro ehehe, e o primeiro rpg que joguei foi o Ruínas(nosso sistema prórpio), que mais tarde eu passei a desenvolver com ele.

    Heigberg, Almirante das forças Terrestres, vulgo LEandro Parejo ;]

    ResponderExcluir
  2. Ruínas é bem legal.
    Taí uma coisa que no dia que vocês publicarem eu sou o primeiro a comprar.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o Rpg na escola tbm, caraca joguei a 1° vez em 1994 =O rss nao vou me lembrar exatemente o livro q foi, so lembro q a historia se passava em um castelo e eu morri no decorrer da historia com a minha persistencia =(
    Depois o grupo acabou e nunca mais encontrei ninguem q jogasse, ate agora \o/
    Muita coisa ja mudou desde entao, mas quem ja jogou ao menos 1 vez e gostou, sempre fica na vontade d jogar mais!! rs

    ResponderExcluir
  4. O Primeiro RPG que joguei foi Tagmar, em 1996. Isso sem contar aqueles livrinhos do Aventuras Fantásticas.

    ResponderExcluir
  5. Estava no 2o grau (1988-1990) quando joguei uma partida com amigos de experimento mas depois o DM não queria mais mestrar. Na conhecida "Banca do Osny" no centro do Rio, eu conheci um cara mais velho, arquiteto que tinha se enchido de RPG e me deu as cinco caixas de D&D originais. Depois tirei o que tinha da poupança e comprei o DM Guide e o Player´s Handbook, mais o Monstrous Compendium da 2a edição do AD&D. Joguei bastante nesta versão (mais como mestre).

    ResponderExcluir