domingo, 28 de novembro de 2010

HOL

Por Brega:



De todos os RPGs de humor, HOL é disparado meu preferido.
Para começar o Livro Básico e seu unico suplemento (já falo dele) são escritos À MÃO, o que torna o livro, por um lado, difícil de ler, mas por outro permite piadas, rabiscos e correções "caseiras" que permitem piadas e humor ácido.

Não é um RPG para menores, com certeza. Violência, drogas e violência (jpa disse isso?) tornam a ambientação propícia apenas para jogadores (e mestres) experiêntes, porque a interpretação e a ambientação gerada pelos próprios jogadores é fundamental para o bom andamento das aventuras.

E porque o livro básico não dá a mínima para como devem ser feitos personagens no sistema. Nada mesmo.

Em compensação, o livro fornece meia dúzia de personagens prontoas, como o "Were-guy" um cara que SEMPRE fala a pior coisa possivel para uma fêmea, ou um personagem baseado no surfista prateado com pele de teflon. Há ainda um padre pedófilo, um mmenino psicótico (capaz de praticar Bullying no LOBO da DC, creiam) e, meu preferido, Elvis Presley (chamado ali "The King"), que é imortal.


O planeta é o lixo sideral de uma grande civilização galática, abrigando a escória da escória espacial. Na definição do livro, é a "New Jersey" da Confederação dos Mundos, que poderia ser traduzida xcomo o "Acre dos Planewtas).
Neste planeta existem desde "wastits", uma esp´pecie de bichinho bonzinho que se transforma em um "gremilin" quando fica, só um pouquinho que seja, chateado, al´[em de presidiários, assassinos, motoqueiros Sodomizadores e Contadores. Raramente os jogadores interpretarão contadores. diga-se.

Intraduzível: É, de longe, o pior RPG que consigo imaginar para ser um dia traduzido. Há muitas piadas impossiveis de serem transpostas para o português e outras tantas que nem mesmo podem ser adaptadas. Além de ser extremamente pouco comercial.

Entre as habilidades básicas existem:
MEAT: Define Força fisica e resistência
FEETS: Agilidade e destreza
MOUTH: "Carisma", basicamente a capacidade de falar muito e enrolar algué,
GREYMATTA: "Massa Cinzenta", a inteligência do personagem
NUTS: Que seria melhor traduzido aqui como "Culh~çoes", que é a capacidade do personagem correr em sireção ao perigo e pouco se lixar.

Entre as habilidades, seguem algumas das melhores:

Em Greymatta:
-Rulermastery Mestrar/ narrar. Completa e brutal capacidade de memorizar regras e tabelas de todo e qq jogo já escrito. Uma pêra complketa de tempo (segundo os próprios autores, e eu concordo), hhehe
-Potry And Classics Poesia e clássicos: Conhecimento ilegal para a confederação dos planetas. Livros e cultura geral para um mínimo de erudição. E não, Conhecimento sobre Atari não é um clássico
-Science and everething else you failed in high school Ciência e tudo o que você bombou no colégio: Matemática, cubo mágico (para fins reprodutivos), ciclo da água e física newtoniana.

NUTS:
Run With Scissors Carregar coisas perigosa sem tremer, tipo nitroglicerina

Feet:
Baloon Animal Conmstruction Construir qq coisa com balões.
That Psycho Bruce Lee Shit Aquela M... que o Bruce Lee faz

MEAT:
Make someone stop living with your fist Fazer alguém parar de viver usando os punhos: Ad meat/ 1
Making Sharp Things go thru soft things that scream and bleed Fazer coisas afiadas atravessarem coisas macias que gritam e sangram: Uso de facas, espadas, etc.
Comprehension throught pugilation Compreensão atravez do pugilismo: Para personagens mais calados que conseguem mandar mensagens telepáticas aos que o cercam batendo a cabeça deles repetidas vezes em seus punhos.

Alguns Mouth Skills (Eu te disse, eu te disse!):
Surrender and still look like a man Se render e ainda parecer machão
Make people do your bidding by screming ininteligibly Forçar os outros a fazer o que você quer gritando de forma ininteligível.

Há também uma lista de dano que inclui o "desconforto" causado pelo mesmo. A lista (ao todo 20 níveis de angustia) vai (aqui traduzida e com piadinhas adaptadas)de "raspar unha no cimento" à "tomar banho em ácido nítrico", "Uma porta de carro fechada com tudo em suas mãos. Duas vezes." e "Mergulhar em ferro derretido".

O SISTEMA: É relativamente simples, mas pelo excesso de piadas algumas definições podem diminuir bastante a dinâmica de uma mesa. Assim sugere-se que o mestre passe as tabelas para word, facilitando (e muito) sua visualização, sem perder a graça das piadas.
Basicamente as rolagens usam 2D12, com o resultado somado _a Habilidade básica e Skill relacionado + )ou menos) modificadores. Dependendo da arma e da sorte, os efeitos de uma arma podem ser multiplicados ou divididos, dando o total de dano e as penalidades sofridas. O bom no sistema é que isso permite maior liberdade para o Mestre/narrador (ou "Holmister") interpretar o dano, e o ruim é que mestre e jogadores tem de estar realmente em sintonia para a mesa funcionar.

Arte e Visual: Os desenhos, propositalmente feitos meio como garranchos, transmitem uma id´´eia bacana de um RPG caseiro. É um visual "feio", mas extremamente funcional para o clima do jogo.

Ambientação: Pouquissima ambientação é fornecida, e sugiro aqui o uso de um universo conhecido de FC (Aliens, Star Wars, Starship Troopers, AVP ou Star Treck)para facilitar o clima para os personagens, mas não se aconselha que se prendsa demais a um deles, sempre. Hol é Hol.

Suplementos: O unico suplemento jamais escrito de HOL é "Buttery Wholesomeness", quetraz, apensar de eles jurarem que nunca fariam isso, explicações de como gerar personagensm, habilidades para robôs, mais armas e etc´.

Disponibilidade: É um livro raro. Comprei o meu na DEVIR MUITOS anos atrás e não deve ser fácil de achar, mas sinceramente, vale a pena. Uma segunda edição foi planejada (que eu saiba saiu e era colorida), mas não consegui maiores detalhes.

Imagens*Todas as imagens aqui digitalizadas são pertencentes à White Wolf e aos criadores de HOL, e usadas aqui sem fins comerciais.


Na Internet:
-Na Wiki há, em ingçes, uma descrição maism longa do sistema que recomendo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Hol_(role-playing_game)

No Orkut existe uma comunidade, a quem se interessar:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96221271

Nenhum comentário:

Postar um comentário