segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Aliens RPG (1991)



Existe um RPG para Aliens, o "Aliens Adventure Game", publicado em 1991, ou seja, entre os filmes 2 e 3 da saga. Ele foi publicado pela Leading Edge, mas, até onde sei, nunca teve muito sucesso, tanto que muitos dos planetas, espécies e descrições não são encontradas nem mesmo em Wikis sobre o assunto.
Faço abaixo uma pequena análise para quem se interessar:
O RPG tem dois "livros" no módulo básico:
O Primeiro é o Livro de Aventuras.
O Primeiro Capítulo é dedicado a criação de personagens, que serão, basicamente, Mariners com diferentes especialidades e interesses. Há uma quantidade de detalhes até interessante sobre o tema, como formulas para saber quando um personagem pode subir de cargo, sua origem e afins.
No entanto, para quem deseja personagens não-soldados, a quantidade de informação aqui é bem fraca, praticamente inexistente.
O Segundo Capitulo traz maiores informações sobre Skmills (habilidades), e como e quando usá-las.
Novamente, o livro se sai bem neste assunto, mas outra vez, deixa muito a desejar ao ignorar carreiras e aptidões que não pertençam a Marines.
Capitulo 3 traz uma extensa quantidade de informaçoes para ambientação. Incluindo o mapa que já deixei a ilustração poucos dias atrás. Pessoalmente creio que é quando o livro começa a ter algum interesse (sinceramente o sistema de combate deles é bem ruim e nitidamente voltado para jogos "wargames" e mal-adaptado para um RPG). O interessante aqui é a descrição das condições políticas dos planetas, com suas revoltas em andamento, o poder político das grandes corporações, e a descrição de todos os planetas e afins do mapa. Realmente útil e bacana. O problerma, apenas, está no enfoque "militarizado" das descrições, mas isso não é incoerenbte com a proposta do RPG.
É interessante neste caítulo a descrição de outras espécies de alien[igenass, como os Arturianos e os "Haversters" (que muito se assemelham ao "eclipse Mortla, de Vin Diesel)
Faltaram mapas com descrições da Nostromo e da colônia de LV-426 (ou "Acheron").
Capitulo 4: Aqui é realmente uma parte fundamental do livro, pois descreve os Aliens (ainda não chamados de Xenomorfos ou "linguas fendidas" nessa época) em diferentes estágios pela primeira vez em um material, ainda que muita coisa tenha sido modificada ou tenha sofrido uma releitura em materiais e filmes posteriores (como não citar a capacidade de Aliens "absorver" parte do DNA de quem é infectado).
Capitulo 5: Fala sobre armas, equipamento, naves e tanques, o que é bem útil, mas que foi posteriormente melhor descrito no excelente suplemento "Marines Technical Manual" (que pode ser lido independentemente).
Capitulo 6 e 7 falam de sistema de combate, primeiro de soldados e depois de naves e vaículos. Uma das piores poartes (e mais chatas) de todo o livro, pois as regras são escritas, fica-se com a impressão, para quem já conhece o sistema.
O Capítulo 8, voltado para mestres, trás uma pequena aventura e sugestões de cenário para serem utilizados, mas pessoalmente, não achei funcionais.

O segundo livro é o "livro de tabelas", com cerca de 30 páginas, que era uma mania na época em muitos RPGs, que sempre mais dificultaram o desenrolar de uma mesa do que, de fato, a facilitaram (pois as regras poderiam ter sido simplificadas como opção).
A unica coisa que achei interessante no livro é uma tabela com os atributos dos personagens de Aliens 2, que pode agradar a alguns fãs.

A Arte do livro, para os padrões atuais é bem ruim e feia.
Basicamente, são imagens (em branco e preto) diversas do filme "Aliens o Resgate", com frases soltas de personagens que pouco elucidam ou ilustram de fato.

A diagramação e sofrível, mas não apresenta nenhum elemento facilitador, como textos extras sobre o que é apresentado.

Brega Presley

8 comentários:

  1. Opa bela resenha meu chapa! Ainda não tive tempo de olhar direito esse Aliens RPG + com certeza o farei. Vale divulgar aqui também a comunidade de Alien RPG play by forum no orkut http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=107157612 Caso alguém se interesse. Aquele abraço

    ResponderExcluir
  2. O livro foi feito por produção independente? Pela resenha, parece que não foi um trabalho profissional!

    De qualquer forma, pode ajudar muito em campanhas de outros sistemas que possui o space como tema!

    RPGames Brasil
    http://rpgamesbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gabriel, para ser franco, eu TBM sou mais o seu ruínas. Esse Aliens é injogável.

    Brega.

    ResponderExcluir
  4. Druida,
    Sim o RPG foi feito por "Profissionais", em teoria. Na prática era um RPG feito por gente que parecia mais interessada em fazer um wargame, especialidade da editora, que fazer algo jogável.

    As regras de combate funcionam se estiver querendo apenas miniaturas em cima de um tabuleiro. O tipo de jogo que, perdsoe a franqueza, atrai mais gente que gosta de D&D quarta edição que ente que curte a ambientação em si. (eu não gosto de D&D, sobretudo a 4a. edição e isso nunca foi segredo).

    MESMO para quem curte tabuleiro as regras me parecem desnecessariamente complexas, enchendo a paciencia com tabelinhas e sem dinâmica.
    Chaatooo.
    Brega (respondendo com um ano de atraso)

    ResponderExcluir
  5. Se não me engano, é o mesmo sistema do Phoenix Command. Na época, não era comum as pessoas adaptarem sistemas já existentes para ambientações. É injusto criticar um jogo de 1991, com a visão que temos agora.

    Também, gostar de D&D não tem nada a ver com não gostar de ambientação. Alguns dos melhores settings de RPG foram feitos para D&D. Na mesma esteira, gostar de miniaturas não tem nada a ver com não gostar de ambientação.

    A gente tem que parar com essa atitude de "minha diversão é mais legal que a sua" que ainda persiste. Já não basta o RPG ser um mercado de nicho, ainda vamos criar mais divisões dentro dele.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse jogo. Peguei de um amigo meu que curtia muito o cenario. Realmente as regras eram muito pesadas e só realmente os mais fanaticos conseguiam encarar o jogo para campanhas mais longas.
    Cyberpunk 2020 é outro jogo muito legal da mesma época. Se ainda nao fizeram uma resenha dele, fica aqui a dica.

    ResponderExcluir
  7. Paulo, eu sou um viciado em Cyber 2020. Tem várias coisas aqui no blog sobre o RPG, dá uma procurada.

    Possivelmente é o blog em português com mais coisas sobre o bom e velho 2020.

    Ainda narro, nos econtros mensais do Saia da Masmorra, por sinal.

    Abraços!

    ResponderExcluir