domingo, 5 de dezembro de 2010

Recursos Narrativos II



NPC ODIADO: O "Chefe" de uma Aventura (de aventura):

Nada como um bom vilão para tornar uma aventura ou campanha interessante.
Star Wars não seria o que é sem Darth Vader, e o que seria das Lendas Arturianas sem Morgana Le Fey?

Existem várias denominações para este personagem, como "Chefe de Fase" (termo vindo dos videogames), Inimigo ou, como prefiro, "NPC Odiado", vulgo, "Non-Player Character Odiado".

Ele é aquele último desafio que os persoinagens devem enfrentar para "trazer a ordem" ou cumprir sua missão (por exemplo, quando precisam recuperar um Mac Guffin, hehehe). E são ossos duros de roer. Tanto que é preciso uma boa dose de criatividade e sorte dos jogadores para eliminar esta ameaça.

O "NPC ODIADO" tende a ter as melhores armas, um cenário a seu favor e uma capacidade de combate impressionante para ser um desafio digno dos jogadores. E em geral a profundidade de um pires, porque,m vamos e venhamos, raramente um mmestre vai perder tempo definindo o signo e a cor dos olhos de um Ciborgue de três toneladas armado com um lança-foguetes, ou se importar com a infância de um Rei-Ogro e seu porrete. Há exceções, mas é o tipo de personagem que só está ali para ser um obstáciulo e, nada incomum, fazer o mestree se vingar dos jogadores por terem ignorado o enredo da aventura seguidas vezes, matando metade da mesa.

Algumas vezes elke será o "Chefão" em pessoa, que enfrentará os jogadores revelando habilidades bastante poderosas em combate *(como Palpatine em "O Retorno de Jedi"), ou pode ser apenas o "guarda-costas" final, que precisa ser vencido para que o "rei" inimigo possa ser derrotado.

Outras vezes o "NPC ODIADO" pode ser mais de um, como um par de ninjas robóticos assassinos, ou uma tropa de elite em um confronto final com o grupo.

Seja como for, uma das coisas que mais irritam jogadores são NPCs finais que "fogem" de algum jeito, deixando para a proxima aventura uma desculpa e um interesse em negócios inacabados. Este tipo de recurso transforma um "NPC ODIADO" em uma espécie de "cliffhanger", algo não acabadoi em uma aventura que "chama" os jogadores para uma mesa posterior.

Ao criar um NPC ODIADO, o que podemos sugerir é o seguinte:
-Deixe um ponto fraco no personagem, mas algo que seja pouco obvio e que faça os jogadores terem de quebrar a cabeça para descobrirem.
-Faça-o forte, no que ele for bom, e tente dar a ele um tique, uma personalidade ou característica marcante, como o tapa-plho, ou cicatriz, uma frase ou arma de efeito, etc.
-Meça sua dificuldade para com o nível dos personagens. Por mais que seja bom matar personagens, eventualmente, os personagebs devem ter alguma chance de vencerem, senão a mesa perde o sentido.
-Pense em fugas espetaculares: Nada irrita mais do que aquele NPC que escapa por entre os dedos. Use clones, falsas imagens, teletransporte ou os restos mortais dele sendo reconstruidos, e torne os Jogadores, quando não puderem fazer mais nada, cientes de que "He will be back", para um novo round.

2 comentários:

  1. Grandes dicas, mas na minmha ultima aventura os caras mataram o boss, justamente quando eles estava a um passo da liberdade! Para delirio da galera!

    De qualquer forma foi muito divertido!

    RPGames Brasil
    http://rpgamesbrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Dá pra fazer vilões realmente odiados por outras razões. O clichê funciona, quando muito bem maqueado.

    ResponderExcluir