sábado, 26 de março de 2011

Traveller - Bom e velho Space Opera

Quando falamos do gênero literário “Ficção Científica” e pensamos em jogos de RPG somos invadidos por imagens de naves espaciais, viagens interestelares, armas lasers e raças alienígenas, esse gênero, que é particular e conhecido como Space Adventure (Aventuras Espaciais) difere de outros subgêneros da ficção científica como é o caso do Dark Future (Futuro Sombrio) como Cyberpunk ou Gama World ou do estilo Robôs e Mechs como Mechwarrior e Robotech, temos ainda os Time Travels como o Viagem no Tempo, além de outros que de tão “bisonhos” que não se enquadram nessas categorias, mas o jogo que mudou a maneira de se ver e jogar Ficção Científica foi o Traveller.

Quando surgiu em 1977, pela Games Designers Workshop – ou como nós conhecemos GDW -, ele revolucionou a maneira de se apresentar graficamente um jogo e criou um novo sistema de Character Building (construção de personagem) que eram usado até então. Na maioria dos jogos da época, como é o caso do “Sagrado” Dungeons & Dragons, Fantasy Trip ou o esquisito Empire of the Petal Throne o sistema de Building baseado em classes era dominante, cada classe possui um grupo de habilidades e perícias que as diferenciavam, mas no estilo moderno da ficção científica do Traveller o personagem era baseado principalmente nas suas perícias e isso definia suas capacidades e permitia que uma gama gigantescas de profissões e carreiras fossem geradas, para tanto bastava combinar perícias para gerar, engenheiros espaciais, técnico em crio-engenharia, engenheiro espacial, mecânico de naves, contrabandista, comerciante, soldado, corporado, espião, revolucionário etc.

No design o Traveller inovou também apresentando um set de livros no formato A5 com capa preta e tipologia moderna e mais série a arte apresentava linhas que cruzavam as capas sem as clássicas ilustrações coloridas de imagens de fantasia como seus predecessores fantásticos. Ele tinha um visual bem mais moderno e adulto.

Mas além de um sistema de combate de naves divertido (mas complexo) e uma variedade bem controlada de raça, Traveller inovou com um cenário que envolvia um universo em expansão com colonizadores humanos interagindo com outras raças, guerras épicas entre impérios, ataques de piratas espaciais e epidemias digitais capazes d destruir mundos e poderes psionicos!

Traveller é tão popular lá fora que continua sendo publicado até os dias de hoje, á poucos anos (2008) a Mongoose Publishing lançou sua versão do Traveller e com arte de primeira e muitos dos elementos clássicos do traveller GDW.

UMA BREVE LINHA DO TEMPO DO TRAVELLER

1977- Traveller – GDW

1987- Mega Traveller – GDW e DGP

1993- Traveller the New Era – GDW (na minha humilde opinião a melhor versão!)

1996- Marc Miller´s Traveller – Imperium Games

1998- GURPS Traveller – (Para quem gosta de GURPS mais um ótimo suplemento)

2002- Traveller D20 – QLI/RPGREALMS

2003- Traveller Hero – Versão do sistema “Hero System” pela Comstar Games

2008- Mongoose Traveller

Um Trvaller 5 começou a ser testado em 2009 mas ainda não vimos a cara desta nova versão que dizem que vai incorporar todos os conceitos do Traveller clássico e elementos de suas últimas publicações.

Bem Traveller é uma ótima opção para quem quer se divertir com um bom jogo de space opera com muita aventura e ação, o sistema tem complexidade mediana e pode ser aprendido com certa rapidez por qualquer um com boa noção da língua inglesa, todos os dados dos personagens podem ser replicados através de um número único que no jogo é conhecido como UPP (Universal Personality Profile) que define todos as atributos dos personagens e as características de dos mundos também, isso permite ao mestre de jogo ter a sua disposição uma quantidade estúpida de personagens não jogadores, os famosos NPCs e muitos mundo para visitar, o Travller apresenta um mapa de sistemas estelares com centenas de planetas e muitas características diferentes para serem exploradas por seus jogadores, o livro básico do Traveller New Era na minha opinião é o mais completo, apresenta algumas mudanças a nível de sistema do Trvaller Clássico e do Mega Traveller mas é bem completo e bem organizado, apesar da informação estarem bem espalhada por suas longas 383páginas... mas como o RPG é um produto maravilhoso e “sem data de validade” a boa é tirar a poeira do seu e ir lá jogar nos nossos eventos... em fim vê se SAI DA MASMORRA PÔ! J

Abs

Luciano M. "Tolkien" Bastos


2 comentários:

  1. Adorei a materia sobre Traveller. Eu as vezes mestro esse cenário e gosto muito, principalmente de mestrar na era do Terceiro Império onde se passa a versão clássica, mas eu uso o GURPS pra jogar nele.

    ResponderExcluir
  2. TrAVELLER PARECE SER BACANA!
    Quero jogar esse treco um dia.
    Abraços

    Brega

    ResponderExcluir