quinta-feira, 14 de abril de 2011

RPG: Programa de Indie?

O Que São RPGs Indies?

Se algum leitor desavisado cair em nosso blog e não tiver a menor idíea que catso é um "Rpg Indie", segue uma breve explicação:

A definição mais fácil e rápida é a de RPGs alternativos, ou seja, publicações de RPGs que fogem um pouco do padrão das grandes publicações, sistemas e ambientações, se mostrando uma opção para quem gosta de algo mais do que a velha "masmorra" de sempre.

Nada contra D&D, aliás, que é onde a maioria dos jogadores (ao lado de Vampiro e de Gurps) foram introduzidos ao hobby. Só que há quem queira mais, e é aí que a criatividade e a inovação são coisas bem-vindas para alguns mestres e jogadores.

Afinal, se RPG de mesa se caracteriza por uma grande liberdade de interpretação e ambientação, escolher sempre os mesmos sistemas e ambientações não é algo que faça muito sentido. Qual a graça de liberdade de ação e criação de enredos se sempre caimos no velho esquema "Mausoleu de um Antigo Rei" (quantos reis afinal foram esquecidos naquele continente ???), ou "O Principe Mandou!" (quantas vezes um principe Vampírico consegue fazer burrada e deixar um grupo de vampiros inimigos entrar na região?). Enfim...

Como o povo adora um rótulo, o termo geralmente usado para isso é "Indie" (mas podem usar "Alternativo" nas terras Tupiniquins).

Estes RPGs nem sempre são comercializados, ou são, atualmente, diretamente em arquivo PDF, como Dust Devils (que falamos outro dia).

Algumas vezes, um RPG pode ser considerado "Indie" por alguns, mas não por outros (como CoC e Eclipse Phase), enquanto outros DEFINITIVAMENTE são alternativos (como Mulheres Machonas, Mundo de Og, Kobolds ate my baby, entre outros), ou já foram e não são mais (é o caso de muita coisa da White Wolf).

RPG de Gaveta: São aqueles RPGs que boa parte dos jogadores e mestres já escreveram em parte ou totalmente um dia... e nunca o publicaram pelos mais variados motivos.

Seja por falta de tempo, seja porque não encontraram uma editora interessada, ou mesmo porque o sistema e ambientação nunca ficaram bons o suficiente, existem não poucos RPGs que nunca sairam de gavetas ou arquivos obscuros de um computador, gosto de denominar estes locais como Limbos RPGísticos. O que é uma pena, já que deve ter muita coisa interessante não lançada e que nunca teremos a chance de conhecer por aí.

O SDM (Saia da Masmorra) é uma iniciativa de jogadores veteranos, nascida aqui no Rio de Janeiro, e que tem o objetivo tanto de encontrar mais gente interessada em jogar materiais diferentes, quanto dar espaço para escritores de RPG que queiram testar suas idéias na prática (neste caso, sempre se aconselha que o material já esteja devidamente registrado para evitar qualquer problema). Para isso promovemos encontros mensais em Ipanema (Na Point HQ) e tentamos, sempre que possível, dar força e torcer por iniciativas de outros encontros de RPG, sobretudo os que também ajudem a promover novidades.

Nosso lema é: "Se você tem coragem de Mestrar, nós Temos coragem de Jogar"

Equipe Saia da Masmorra

Nenhum comentário:

Postar um comentário