quinta-feira, 7 de julho de 2011

Abney Park's Airship Pirates RPG



Bom, esse passou totalmente fora do meu radar. :p

Existe este gênero, chamado steampunk, que nem os próprios fãs conseguem delimitar direito. De modo geral, envolve sensibilidades vitorianas, tecnologias anacrônicas, energia a vapor, etc...









Coisas assim:






Já há muito tempo há RPGs sobre o gênero, em uma vertente ou outra: Space 1889, Castle Falkenstein, GURPS Steampunk... Porém sempre foi um nicho dentro de um nicho. Nunca foi um gênero onde houvesse uma variedade grande de opções.

Steampunk acabou virando sub-cultura e estilo de vida. Isso mesmo, eu li na internet então deve ser verdade. A internet não mentiria para mim. Tem convenções e tudo, com direito a pessoas usando roupas esquisitas:


Onde tem cultura, tem música, então ninguém vai se surpreender com a existência de música steampunk. Na cena cultural steampunk há uma banda chamada Abner Park. Eles eram uma banda gótica/industrial, mas viraram steampunk. Alguma coisa a ver com uma colisão aérea com um dirigível chamado Ophelia, e com o fato de de eles terem virado piratas aéreos. Eu li na internet, então... Ha! E o dirigível viaja no tempo! Já ia me esquecendo.

O dirigível deve usar um capacitor de fluxo movido a corda.


Pessoalmente eu acho o som legalzinho, até interessante, mas é eletrônico demais para mim.

Talvez vocês estejam se perguntando o porquê de tantas imagens, algo que não é meu hábito. Eu faço assim porque não tem a menor graça falar de steampunk sem imagens de engenhocas malucas!

Bom, agora que estamos todos na mesma página, vou comentar a licença para RPG mais bizarra (no bom sentido) que eu já vi. A de uma banda!

Abney Park's Airship Pirates RPG (e suplemento) encontra-se em pré-venda no site da banda. Os autores

Peter Cakebread e Ken Walton analisaram as letras e o romance (Toma KISS, que só tem uns quadrinhos furrecas)

da banda para compilar o mundo de Abner Park para o jogo. A idéia é que houve um Apocalipse em 1906, transformando o mundo em uma espécie de ditadura aristocrata à base de carvão. Ao que parece, os PCs são um bando de piratas aéreos, viajantes dos ares e do tempo. Uma mistura de tantas influências que nem sei por onde começar.

O anúncio do jogo diz que ele se passa em 2150, algo que para mim não tem o menor sentido, em se tratando de um jogo onde os PCs viajam no tempo. Vai ver alguma das músicas explica.

Tudo que consegui descobrir do jogo foi na página da banda e em dois previews aqui e aqui. Há wallpapers aqui. (OH! Hyenadons! Acabei de descobrir que sempre quis jogar um jogo onde houvesse Hyenadons!) O lançamento parece ser da Cubicle 7, mas incrivelmente não achei nenhum link sobre ele na página dela.

Estou curioso com esse jogo, pois ele tem tudo para não dar certo (licenciado, viagem no tempo, cenário com máquinas voadoras esquisitas), mas por outro lado essa total porra-louquice pode até acabar sendo algo muito maneiro. Entra para minha lista de expectativas 8 ou 80. Porra-louquice de qualidade é algo que sempre deve ser incentivado no meio.

E realmente espero que dê certo, pois parece ser feito com muito capricho, ao menos no que diz respeito à arte. Parece que o sistema promove a criação de PCs em grupo, o que venho considerando algo importantíssimo. Fora isso, os previews tratam muito pouco de sistema.

Corrigindo, espero MUITO que dê certo. Nem tanto pelo Abner Park, em si, mas porque quero que a moda pegue. Agora que alguém deu o pontapé inicial, eu quero um RPG do Iron Maiden e outro do Manowar!

Igor

Nenhum comentário:

Postar um comentário