quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dúvidas Sobre os Encontros do Saia da Masmorra: Agosto / 2011

O André, que respondeu com uma duvida agora pouco me deu, sem saber, uma idéia para centralizar duvidas sobre nossos encontros.

Vou postar aqui, mas vamos de quando em vez atualizar. Algumas perguntas são bem básicas, mas achei melhor pecar por excesso. Como a maioria dos jogadores já sabe a resposta das mesmas, deixei as para iniciantes mais para o final.

Vamos a elas:

1) O que é o "SdM" (Saia da Masmorra)?

É um encontro mensal e carioca que busca dar espaço para RPGs "Indies" e os chamados "RPGs de gaveta", reunir apaixonados pelo jogo e fazer amizades.

2) Que treco é esse de RPG "Indie"???

R: RPGs alternativos, além de "Old School" ou "New School da New School" (aka qualquer RPG que seja um pouco mais dif[ícil de se encontrar mesas e jogadores em eventos).

3) O que é "RPG de Gaveta"???

R: RPGs de "punho próprio" que o autor gostaria testar ou divulgar. No caso, a gente testa e se propõe a fazer uma resenha (somos, no geral, jogadores veteranos e imparciais, no entanto, mas procuramos fazer uma crítica construtiva). É uma possibilidade que a gente poucas vezes teve  o privilégio de pôr em prática, mas que  continua aberta a interessados). Não cobramos nada para fazer isso, hehehe.

4) ONDE e QUANDO ocorrem os eventos?

R: Atualmente  na Point HQ da de Ipanema. Endereço: Visconde de Pirajá, 207, loja 317 (terceiro andar). Nos encontramos MENSALMENTE, com datas marcadas com cerca de um mês de antecedência e a partir das possibilidades da Point HQ. Nossos encontros se iniciaqm às 14:00 até cerca de 19:00.
Ps: Desambiguação: ANTES nos encontravamos no Mac da Cinelândia, mas não mais, por questões de praticidade, pedimos e a Point HQ (obrigado a eles) nos cederam espaço.
Nós colocamos mensalmente a nova data aqui no site. A loja Point HQ também tem o calendário se surgir qualquer dúvida.

5) Mas... cheguei lá no dia  e só vi Card game...!

R: São DOIS eventos que ocorrem por lá. TODA SEMANA tem campeonato de Card rolando por lá. Nós costumamos ficar, UMA VEZ POR MÊS mais para o lado DIREITO de quem está olhando para a frente da loja. Qualquer dúvida, peça ao pessoal da loja e eles indicam aonde podem nos encontrar. Tem gente do Card, mas acredite, não no meio da muvuca ta,bém estamos por ali.

6) Ok, e quem eu procuro por lá ao chegar:

R: Os organizadores "oficiais" são Leandro, Igor, Paulo Jr, Luciano "Tolkien" e Brega.
Mas a idéia do evento é que seja algo para todos, então outros jogadores de RPG que já conhecem e frequentam o evento costumam poder ajudar também no que for preciso. O espaço é democrático, e acreditamos que os jogadores podem se entender sem precisar da gente encher a paciência de vocês.
Só ajudamos, mas o evento é de todos.

7) Tudo bem, mas eu tenho um sistema que gostaria de mestrar ou jogar, o que faço?

R:-Se você for MESTRAR, aconselhamos avisar a gente antes (aqui, no facebook ou no Orkut, depois repasso os links) apenas para a gente poder ajudar a encontrar gente para a mesa. Mas PODE chegar, anunciar a mesa e, tendo gente e mesa ainda disponíveis, divirtam-se.
-Se você for JOGADOR e quiser sugerir algum sistema específico, faça aqui ou nas comunidades (Facebook e Orkut), que tentaremos, na medida do possivel, convidar algum mestre para montar a mesa.
Em geral anunciamos DUAS mesas "oficiais" que podem na hora acabar não ocorrendo (mestres tem familia e seus proprios problemas e as vezes uma falta pode acontecer). Mas mais mesas ou com temas diferentes sempre são uma possibilidade.
-Se quiser só ir olhar, também tem gente que faz isso. Só dá um oi para o pessoal, que sempre gostamos de ver caras novas.

8) Tenho de Pagar algo? E sorteio, tem?

R: Não, é de "gratis". Alguns (muito bons)  eventos precisam de entrada para ratear custos, mas não é nosso caso.
RPG é um jogo "caro" de se comprar (algumas vezes), mas depois de comprado o livro (e em geral, só um precisa fazer isso), só tem custo de xerox de uma página ou outra.
É um passatempo MUITO barato, na verdade.
E não sorteamos nada (com RARÍSSIMAS exceções), porque a idéia é que vá quem gosta de jogar e ponto. Se tiver sorteio (pode acontecer) é lucro, mas não contem com isso.


9) Tem alguma lanchonete por perto?

R) Várias. Das mais conhecidas temos um MacDonalds e um Subways bem pertinho, mas padarias, lanchonetes e afins é o que não falta na região. Além disso, a propria giboteria vende salgados, biscoitos refri, agua e afins. Só cuidado com refri em mesa com livros porque livros importados ATRAEM refrigerante (verdade que qualquyer fisico quântico nerd pode atestar). É prudente tomar cuidado com gordura e afins. Os donos dos livros agradecem. Mas com cuidado, pode-se comer inclusive enquanto se joga (pessoalmente não aconselho, mas pode)..
O local também tem um banheiro bem funcional (usem com educação, sempre é bom lembrar).

10) Pode fazer mesa de "Vampiro" das antigas e D&D?

R: Poder, pode. Mas a gente pede que se evite, por ser para coisas mais dificeis de se jogar ou mestrar, que sistemas MUITO populares sejam deixados para serem jogados em outros encontros pela cidade. Afinal, a idéia é experimentar coisas novas. Pense em dar uma chance a outros tipos de RPG. Você vai se surpreender.

11) Sou novato /OU/  Não jogo há tipo uns 10 anos. Tem problema?

R: Somos absolutamente a favor de dar boas vindas a novos jogadores (ou a jogadores "fora de forma"). Apesar de ser, na maioria, feito por jogadores veteranos, temos clareza de que este tipo de encontro é sempre mais bacana se gente nova aparecer. Nem todas as mesas permitem, mas sempre há pelo menos uma que a gente consegue colocar quem está começando.
Venham e se divirtam sem stress.

12) Hã... o que é RPG, mesmo?

R: RPG é uma sigla do inglês para "role playing game". Significa em português "jogo de interpretação". Você monta em uma folha de papel (cada jogo tem suas regras para isso) um personagem que pode ser um anão no estilo "Senhor dos Anéis", um policial, um "herói sem-noção", um vampiro, ou mesmo um ciborgue entupido de implantes.

É como em livros e filmes. Cada sistema ou livro tem seu proprio universo e seus proprios personagens. A idéia é você poder "experimentar" na prática o que só fazia vendo filmes, lendo ou jogando games, mas com MUITO MAIS liberdade de ação (acredite em mim). Só lembre que as outras pessoas na mesa estão lá para se divertir, então cuidado para aproveitar sem estragar a graça para os outros.

13) Mas as pessoas não enlouquecem com isso? Tipo, li uma vez que...

R: Nããããooo. Ao contrário, jogadores de RPG costumam ser pessoas bem sensatas, tranquilas, com uma vida normal no dia a dia. Não acredite em tudo que lê! O ambiente em específico do nosso encontro é super-familia, já teve gente que levou até filho em encontros (eu inclusive).
Não se incentiva uso de armas, violencia física ou coisas do gênero. RPG é um jogo de cooperação e levamos isso a sério. Venha tranquilo.

14) Preciso saber falar inglês, francês, esperanto, navajo ou, sei lá,  "Klingon" fluentemente?

R: Não. Mesmo sistemas baseados em livros em outras linguas tem mestres que podem explicar o significado de algo específico. Fora isso, muitos sistemas são na língua portuguesa, então falando português já é lucro.
Fica frio.

15) Ok, tenho o endereço, mas como chego lá?

R: O endereço (veja a pergunta 4) fica próximo do metrô Ipanema. Para quem não conhece a região, metrô é a forma mais rápida de se chegar.
Dá cerca de uma andada de 5- 10 minutos para chegar e fica em uma galeria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário