sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Busca Final: RPG Interessante

http://www.secular-games.com/category/laboratorio/busca-final/

Busca Final é um RPG nacional e Indie, duas coisas que sempre são de meu interesse. Melhor, usa cartas como sistema, o que sempre traz alguma coisa de interessante na experiência final.
A edição está esgotada, mas creio que seja possivel baixar PDF gratuito do jogo (não consegui pelo link que eles passaram, mas sou um nécio nessas coisas).

A premissa básica é a de que em Othora, a magia sumiu. A partir daí os jogadores precisam descobrir o porque dela ter desaparecido e, se possível, arrumar isso.

Segundo os autores o material é mais voltado para a narração de conflitos e deve ser uma experiência interessante de se ter.

A Arte da capa é belíssima, e se lançarem impresso de novo minha opinião é que o preço (30 pilas) não é salgado e deve valer cada tostão. Não tive acesso ao texto interno e diagramação, bem como regras (ainda) e mais para afrente volto a falar dele.

(O lado crítico (afinal, nem só podemos falar bem) não é bem uma acusação, mas um questionamento: Porque o mercado brasileiro tem tantos autores que produzem mateirais de temática "medieval" e pouca coisa que fuja disso um pouco? Entendo que seja "gosto do freguês", e isso em nada diminui o trabaho e os resultados obtidos, mas confesso que sinto um pouco de falta TAMBÉM de mais materiais nacionais que explorem outras ambientações).

4 comentários:

  1. Opa, muito obrigado pela breve resenha!

    Você pode baixar a versão digital e completa do livro de graça neste link: http://www.4shared.com/document/ThZpCUlF/Busca_Final.htm

    E também acabamos de receber a nova tiragem, ou seja, o Busca Final não se encontra mais esgotado! Quem tiver interesse pode adquirir sua cópia por aqui: http://www.secular-games.com/2011/03/busca-final/

    Finalmente, sobre a temática medieval: não é exatamente o tema mais original do mundo, mas tentamos dar a nossa cara, e acreditamos, um ar renovado ao gênero. De qualquer forma, nosso próximo lançamento, o Violentina, será um jogo sobre criminosos no maior estilo dos filmes do Tarantino, então acho que pode te agradar : )

    ResponderExcluir
  2. Ah, mas nada contra temática Medieval. Só gosto de ver outras coisas também. Acho que uma resenha precisa falar de tudo o que o "resenhista" achou de relevante, ou até os elogios se enfraquecem, mas o saldo do material do Busca Final, no meu "humirde" entender é para lá de positivo.

    Alias, sobre o Violentina, é o tipo de idéia que empolga quem assiste o desenrolar, porque além do processo ser inovador para a publicação, também é inovador em termos de proposta.

    Abraços

    Brega

    ResponderExcluir
  3. Agora você pode jogar Busca Final em uma temática sci-fi com o Fronteira Final: Um trabalho feito de fã para fã e com o pensamento independente e livre de gerar cada vez mais opções de jogo.

    A Fronteira Final tenta transportar o clima de jornada, conhecimento e fé para a imensidão fria do espaço. Após um período desconhecido, os Exilados despertam da criogenia a bordo de uma nave gigantesca sem lembrar como foram parar neste lugar. Começa então uma jornada de conhecimento e esperança em busca do caminho de volta para o Planeta Terra.

    Acesso o blog http://zeokang.wordpress.com/2012/05/11/a-fronteira-final-em-pdf-e-totalmente-free/ para fazer o download (ou link direto no Mediafire http://www.mediafire.com/?rcs4sll9d1p3hal )

    PS.: Mandei por aqui pq não encontrei e-mail :)

    ResponderExcluir