domingo, 18 de setembro de 2011

RPG e Satanismo ???

Antes de mais nada, vamos fazer direito: quem cantou essa bola primeiro (até onde eu sei) foi o pessoal do "Dungeons Dices" (http://dungeondices.blogspot.com/), que fez uma análise muito mais engraçada do que eu posso fazer. Seguem imagem de uma tal revistinha para crianças cristãs que é assustadoramente ruim (minha opinião), além de fazer uma propaganda contra algo que aparentemente os autores nem mesmo compreendem.


Afinal, qualquer um com um conhecimento mínimo de RPG sabe que "mestres" nãio mandam ninguém fazer qualquer tipo de ato vil. Ao contrário, ele em geral pune ações "vis" dentro de uma mesa ou aventura, mesmo sendo meramente narrativa e imaginação. Mandar alguém fazer algo depois da mesa, então, é algo que não faz parte do conceito de RPG. O máximo que já vi até hoje foi mestres solicitando que jogadores abrissem um livro de história, e olhe lá.

Em segundo... bom, usando de palavras comedidas que ignorância é essa de se confundir RPG com uma espécie de seita maluca e lavagem cerebral?

RPG é só um jogo, nunca canso de repetir, onde as pessoas tem livre-arbítrio e ações "maléovolas" são as piores para se tomar em uma partida. Na verdade, o que a maioria dos jogadores aprende com o RPG é a trabalhar em equipe, um poucop de matemática e estatística e a brincar um pouco mais do que de costume com a própria imaginação.

Nunca vi ninguém mandando algum jogador fazer uma bobagem como chutar cachorro ou desrespeitar crença alheia. Ao contrário, temos RPGs de temática absolutamente cristã, como o "Aventuras Bíblicas" e, assim como músicas de "White Metal" , livros de temática cristã como "Deixados Para Trás" ou filmes bíblicos, são um ramo perfeitamente normal e esperado em um tipo de entretenimento, como é o caso do RPG.

Se alguém tem um filho que chuta um cachorro alegando que "o mestre mandou", das duas uma: Ou o menino é um mentiroso patológico, ou, tem amigos estúpidos que seriam estúpidos independentemente do que joguem ou leiam, e seria melhor ensinar o próprio filho a aprender a pensar por si próprio e a escolher melhor suas amizades. Mas culpar algo que a maioria nem mesmo entende como algo anti-cristão, imoral ou que leva as pessoas a serem sádicas é uma estupidez sem tamanho.
Fazer um gibi sobre isso, então, é algo que merece repúdio pela mentira, esperemos por ignorância sobre o assunto e não proposital.

As pessoas são livres para crerem no que lhes for acessível e entendido como Verdade. Uma fé, se bem fundamentada, não se abala com bobeiras, e nem é um jogo que afasta alguém de seu Deus. A única coisa que um RPG faz é ensinar as pessoas a pensar sobre o mundio de forma mais ampla, coisa que musicas, livros e aulas também o fazem. Não se usam armas de verdade em RPGs, nenhum tipo de violência física é permitido e ninguém é estinulado a deixar de acreditar em quaisquer crença que ele ou sua famíilia pratiquem.

Sim, há jogos de Terror, sim há jogos de magia. Mas nenhum deles ensina a se fazer magia de verdade, nenhum ensina qualquer tipo de ritual, nenhum estimula sacrifícios humanos ou crueldade com animais. Não há mensagens subliminares, não há nenhum tipo de "conspiração" para se roubar almas e não há qualquer crime, a não ser para os que consideram a imaginação algo assim.

Acho que as preocupação com uma educação moral e ética deve fazer parte do cotidiano de qualquer pai e mãe. E exatamente por isso deveriam se preocupar com a veracidade do que é fornecio para seus filhos lerem.

Que se chequem o que são grupos de RPG, o que pensam seus praticantes, o que é ou não permitido em um ambiente assim, e que se veja, na prática, e  o que o "Mestre" em um RPG faz, que é zelar pela diversão de jogadores em uma mesa, e sua "autoridade" começa e termina em uma mesa, da mesma forma que o diretor de um filme o faz com seus atores.

Alias, a maioria quase absoluta de RPGs NÃO são jogados por crianças, mas por adolescentes ou adultos, faixa etária onde a maturidade e capacidade de separar a imaginação do mundo real são mais bem definidas.

As pouquíssimas mesas de RPG que crianças participam são extremamente simples e com ações éticas muito claras. Não há estímulo a nenhum tipo de barbaridade a ser cometida a terceiros, desobediência aos mais velhos (sobretudo os pais) ou desrespeito a religiões.

Temáticas adutas, como ambientações de terror, são indicados e jogados por adultos.

Vamos nos preocupar com analfabetismo funcional, com escolas com professores mal-preparados, com políticos que usam da ignorância e apatia uma forma de se perpetuar no poder ao invéz de ajudarem as pessoas, com a falta de estímulo para que a imaginação tenha espaço entre as crianças.
Estas coisas, sim, são perniciosas e merecem repúdio.

Abraços

Ps: quem souber a origem dos quadrinhos indiocados no link, por gentileza, me avisem.

Ps2: Não somos os prim eiros nem os últimos a versar sobre o assunto. Assim vou atualizar este tópico a partir de indicações com inks de outros blogueiros e autores sobre o assunto:

Primeiro, o material sobre o histórico das "caça às brucxas" feito na Cavaleiros das Noites Insones (em duas partes):
http://www.cavaleirosdasnoitesinsones.com.br/mainstream/satanizando-o-rpg-primeira-parte
http://www.cavaleirosdasnoitesinsones.com.br/mainstream/satanizando-o-rpg-ultima-parte

Além disso recomendo (baixei e comecei a ler) a monografia de Thomas Massao. "Leitura de impressos de RPG no Brasil: o satânico e o secular". USP: 2007. (doutorado)" Aqui: (só por favor leiam o aviso e não deixem de citar  o autor e a origem se foem usar o material).

Pedro "Brega"

7 comentários:

  1. Procure este doutorado. Ele discute sobre o RPG que é alvo de de movimentos religiosos/contra a violência e é pleiteado pela educação como metodologia:

    FAIRCHILD, Thomas Massao. Leitura de impressos de RPG no Brasil: o satânico e o secular. USP: 2007. (doutorado)

    Gilson

    ResponderExcluir
  2. Esse assunto é tão polêmico, que ainda bem não teve aqui no Brasil a repercução que teve lá no EUA. Eu fiz uma tradução do The Escapist há algum tempo que faz uma ordem cronológica da Caça as Bruxas ao Dungeons and Dragons. Confiram em: http://www.cavaleirosdasnoitesinsones.com.br/mainstream/satanizando-o-rpg-primeira-parte e http://www.cavaleirosdasnoitesinsones.com.br/mainstream/satanizando-o-rpg-ultima-parte

    ResponderExcluir
  3. E detalhe, a grande maioria dos jogos de RPG os jogadores representam heróis que vão justamente lutar contra tudo de ruim, mal e "demoíaco" no mundo. Eles estão lá para fazer o bem.

    ResponderExcluir
  4. Diogo, isso não significa nada para quem acredita que algo pode afetar o comportamento.

    Segundo os 4 psicólogos e psicólogas que conversei sobre o tema, qualquer coisa pode disparar a distúrbio mental que a pessoa tem: filmes, desenhos animados, RPGs, propagandas, situações quaisquer.

    Gilson

    ResponderExcluir
  5. Eu pensei que esse assunto já tinha acabado.
    No ano em que fiz a preparação para o sacramento da Crisma, em 2001, tinhamos um grupo que jogava RPG dentro da Igreja. Tirando a prima da noiva, que é evangélica, nunca mais tinha visto nenhuma associação negativa ao RPG.
    http://hockeyrj.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Coloque alguns anos ou décadas para começar a perder força, Victor.

    Ainda em 2010 quando apresento minhas pesquisas em eventos acadêmicos, alguns professores/as perguntam curiosos sobre a associação a violência.

    Até meu dentista, em 2011.

    Gilson

    ResponderExcluir