domingo, 23 de outubro de 2011

"Quinteto", um interessante cenário apocalíptico

Sem dúvida um dos filmes mais duramente criticados do Ator Paul Newman e do diretor Robert Altman, é uma história de uma tragédia, humana e ambiental, bastante pessimista.

Ainda assim um dos meus filmes preferidos e sempre pensei em como transportar a ambientação do filme para um RPG.

Enão vamos a ele:

O que está acontecendo?
A terra está passando pela sua "ultima grande era Glacial" (o que pressupõe algumas outras anteriores).
O frio se torna mais e mais intenso e até mesmo espécies "adaptadas" para o frio começam a se extinguir (há uma fala de um dos personagens sobre a escassez de caça de focas, por exemplo).

As cidades, planejadas, são formadas por pentagonos, e teriam, em princípio, um sistema de mapeamento e localização simples (para quem conhece), mas em desuso.
A Neve cobre a tudo, incluindo algumas áreas das cidades.
E não há mais nascimentos (se você lembrou de um filme chamado "fihos da Esperança, já deu para entender um pouco o clima do filme Quinteto).

Ocorre que Essex, o personagem de Paul Newman, carrega junto de si um tesouro: uma muklher, bastante jovem, sua esposa e grávida, o que é ra´rissimo e motivo de enorme esperança e orgulho para os familiares que Essex visita.

A "grande diversão" é um jogo chamado  "Quionteto", cujas regras são as seguintes, apresentadas:
5 pessoas se "enfrentam" em um tabuleiro de uma mesa em forma de pentagono, eliminando umas às outras, até que a "sobrevivente" enfrenta o chamado "sexto homem", um participante que aguarda ao lado o termino. Até onde lembro é uma questão de prestígio e honra ser um "sexto homem".

Além disso, toda a filosofia e religião restantes se envolvem com a questão do  "5", o que é interessante do ponto de vista arquitetônico, mas sobretudo, é, no filme, o que liga os pontos da história.

Logo de cara Vivi, mulherde essesx, morre em uma explosão em um apartamento, e Essex passa o resto do filme tentando descobrir as razões do atentado e, claro, se vingar do assassino(s).

É um filme arido, gélido, que termina no meio da neve em uma cena de cachorros comendo um corpo humano (se nao me falha a memória, mas do que chequei é mesmo isso).

A Terra vai virando uma bola de gelo e "esperança" é uma palavra que está em desuso.


Minha idéia é a de sugerir ESTE cenário (ou partes dele) para uma mesa de RPG para mestres buscando coisas diferentes, em uma mesa "one-shot".
Sendo a mesa em geral um "quinteto" de jogadores, os personagens poderiam ser um grupo de conhecidos envoltos em algum mistério ou crise. Por exemplo, a descoberta de uma grávida e uma luta ferrenha para protegê-la e escondê-la de outras pessoas, ou a escassez de caça, levando o grupo a ter de explorar uma cidade "mais próxima do equador", e diferentes dificuldades no caminho.

Mas sobretudo criar regras para o tal "quinteto" e fazer o mesmo "funcionar" como jogo de tabuleiro pode ser algo interessante (algum leitor pode reconhecer algo de "O jogo das contas de Vidro" do Hesse, se for doido como eu).

Tenho procurado e não achei nenhuma regra proposta pelos poucos fãs (como eu) do filme. Mas algo usando tres peças diferentes para cada jogador e um sistema de dados não costuma ser difícil de achar.

-Minha sugestão é a de que cada peça seja um membro do exercito do jogador que teria 1 2 ou 3 dados para enfrentar rivais (no melhor estilo War), sendo o sobrevivente alguém que enfrentasse "o sexto" (que, em uma das criticas que li, representaria "o vácuo").

As habilidades poderiam ser "quinteto", filosofia, geografia das cidades, caça, auto-defesa, investigação, condução de trenós, etc. E creio que um Gurps ou Daemon dariam conta do recado.

Ps: A maioria deve achar o filme ruim, o que, apesar de eu gostar, acho compreensível.
Mas o cenário, dependendo do mestre, pode ser interessante e é algo que a imensa maioria dos jogadores não deve conhecer, trazendo algo "original" para um grupo.

Abraços
Brega

Nenhum comentário:

Postar um comentário