quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Torre Negra de Stephen King

A Torre Negra / The Black Tower
A Torre Negra é uma coleção de Stephen King, ele começou a escrevê-los com 19 anos, influenciado por Tolkien e Robert Browning. Diferentemente do que se possa imaginar são livros bem diferentes da literatura classica de terror que consagrou King. Durante o desenrolar dos livros o autor vai contando a história de Rolland um pistoleiro que tem como objetivo encontrar a Torre Negra, o eixo de todo tempo e espaço, de onde todos os "mundos paralelos" são organizados por assim dizer. Na estrada em busca da Torre Negra ele passa por quase todo tipo de ambientação (e genero literário), de faroeste a contos de fadas. Os livros tem altos e baixos, como se pode esperar de uma obra tão extensa, mas com certeza eu recomendo sua leitura (principalmente para quem gosta de RPG). Os livros fizeram tanto sucesso que ele foram adaptados para história em quadrinhos (eu não os li, mas o traço do desenho é muito bom). Resa a lenda que sairia um filme e um seriado sobre essa obra, nada está assinado mas as palavras do produtor Brian Grazer “Nós faremos a série com a HBO, e o filme com… ainda será determinado.”

Sobre os Personagens:
Roland Dechain:
Ele é o ultimo remanescente do clã de Gilead, e derradeiro representante da linhagem de Eld, implacáveis pistoleiros, desaparecidos desde que "o mundo seguiu adiante".

Roland esta em busca da "Torre negra", o eixo de todo o tempo e espaço. Devido a forças externas (ainda desconhecidas para o pistoleiro) a torre vem se deteriorando, levando com ela todos os mundos existentes. Roland pretende parar (ou se possível, reverter) esse processo, para que o seu mundo volte a ser "um mundo de paz e luz", como um dia já fora. E como pistoleiro. não vai desistir até que consiga alcançar seu objetivo.
Como foi treinado para ser um implacável pistoleiro, Roland tem um temperamento muito forte. Tem os sentidos muito aguçados, e é extremamente ágil, quando se trata de sacar seus revolveres, ou usar seu próprio corpo como arma.

John (Jake) Chambers
Ele é o primeiro escolhido de Roland, para formar seu novo Ka-tet (grupo de pessoas ligadas pelo ka - destino). Um garoto de 11 anos, que morreu em outro mundo, (Jake foi empurrado por alguém, para a frente de um velho cadilac em movimento) e renasceu no mundo de Roland.

Roland encontra Jake em um posto de parada, após deixar Brown para trás e seguir viagem. Jake salva a vida de Roland, cuidando dele, após encontrar um pistoleiro fraco e debilitado pela fúria do deserto.

Susannah Dean
Ela é a segunda escolhida por Roland para fazer parte do seu Ka-tet. Inicialmente se chamava Odetta Holmes, uma negra ativista dos anos sessenta, que acabou perdendo as pernas em um "acidente" em agosto de 1959. Antes mesmo disso Susannah sofria com uma dupla personalidade. Enquanto Odetta Holmes era uma respeitada herdeira de uma grande fortuna, a outra (chamada de Detta Walker) era uma (usando alguns termos característicos da própria Detta) tremenda "filha da @#$%". Uma mulher completamente insana que cometia pequenos furtos em lojas de bijuterias baratas.

Eddie Dean
Ele é o terceiro escolhido por Roland para formar seu novo Ka-tet. Na verdade, Eddie (assim como todos os outros escolhidos) entrou "a força" na vida de Roland.

Eddie é um viciado em heroina que foi pego pela policia no aeroporto internacional Kennedy, enquanto tentava viajar com um quilo de cocaína escondida em papelotes amarrados ao seu corpo, a serviço de Enrico Balazar, um mafioso local que tinha seu irmão como refem. Eddie porém logo é solto graças a ajuda de Roland, que esconde a cocaína no mundo médio, atravessado uma das portas que da para o mundo de Eddie ("O prisioneiro"). Assim, sem encontrar nada, os policiais são obrigados a liberá-lo. Após a fracassada tentativa de recuperar seu irmão das mãos de Balazar, Eddie é levado para o mundo de Roland, onde pouco a pouco acaba aceitando seu destino como membro do Ka-tet.

Eddie é, nos dias atuais, para Roland, o que Cuthbert Algood foi no passado. Seu temperamento sarcástico é muito parecido com o do antigo amigo de Roland. Eddie adora piadas (principalmente as de humor negro) e com o decorrer da historia acaba se apaixonando e mantendo um longo e amoroso relacionamento com Susannah.

Donald Frank Callahan:
Ele é Padre católico que ajudou a lutar contra os vampiros na cidade de Jerusalem’s Lot, no Maine (Nova York). Na luta, perdeu a fé e bebeu sangue de vampiro, passando muitos anos em busca da redenção. Se junta ao ka-tet de Roland e ajuda na batalha contra os lobos. Callahn também é outro personagem de vital importância para a trama, já que ele revelar possuir nada mais, nada menos do que o "treze preto", a principal e mais poderosa peça de todo o "arco-íris do mago".

Daria um bom RPG não é?
Por Heigberg, Almirante das Forças Terrestres, ou vulgo Leandro Parejo

Um comentário:

  1. Li só o primeiro e o começo do segundo (infelizmente), mas está na minha lista de coisas para ler.

    A parte do duelo usando um falcão como arma eu inclusive já usei em um rpg (acho que Legend of Five Rings).

    Capaz até de ter algum RPG não-oficial, é caso de se procurar, porque o enredo é muito bom, Leandro.

    Brega

    ResponderExcluir