sexta-feira, 14 de outubro de 2011

War in Rio, o jogo: Critica ácida e bem-humorada

Saiu a noticia faz um par de anos. Mas é essencialmente uma idéia genial e vale a pena ser relembrada.

O blog "War in Rio" é uma idéia de Fabio Lopez de se fazer uma piada (ainda que de gosto duvidoso como ele mesmo admite) com as "zonas de guerra" e facções cariocas, sempre com um olhar cínico porém crítico da realidade de nossa cidade.

Brincando com as regras e fazendo da "Cidade Maravilhosa" um campo de batalha, o autor NÃO FAZ uma apologia à violencia e ao crime, ao contrário, mete o dedo na ferida de isntituições oficiais e paralelas e escancara uma realidade violenta em uma das cidades mais importantes do país.

No meu entender, um diferencial que jogos de RPG e de tabuleiro deveriam tomar com maior frequência é essa visão ácida, quase "subversiva" (no bom sentido) de questionar e criticar nossa realidade. Entreter é bom, mas quando associamos a diversão a um pouco de "fazer pensar", os resultados podem ser fant[ásticos.

Ainda que as "UPPs" sejam uma tentativa de se modificar essa realidade, ainda é uma ação recente que já enfrenta alguns problemas (notícias de corrupção policial, por exemplo), e nem de longe é uma partida que já esteja em um "game over", infelizmente.

Vale, ainda, a piadinha que substitui a marca "Grow", pela marca "Crew Crew". Infame, mas eu ri (fazer o que?).

http://jogowarinrio.blogspot.com/

Por Brega

Nenhum comentário:

Postar um comentário