HISTORIA
DOS JOGOS DE RPG
Do Wargame ao live-action
Influências históricas e culturais
na sua construção.
Influências históricas e culturais
na sua construção.
1° Parte
Por Luciano Mota Bastos
Assim como filmes, peças de teatro, rádionovelas,
romances de fantasia, ficção e horror, jogos de tabuleiro e jogos eletrônicos,
os jogos de RPG são uma forma de entretenimento que possibilita um interação
entre os jogadores e uma extrapolação dos cenários de fantasia num ambiente de
jogo onde um grupo de jogadores narra uma história interativa e viva. Mas antes
de definir os jogos de RPG, precisamos entender suas verdadeiras origens, saber
que movimentos culturais e históricos estão envolvidos na sua formação para
entender como foi sua complexa jornada até os dias de hoje.
“Deus
quis que os homens se divertissem com muitos e muitos jogos, pois eles trazem
conforto e dissipam as preocupações.”
Afonso X de Leão e Castela
Afonso X de Leão e Castela
A célebre frase citada
acima foi escrita por Afonso X de Leon e Castela, esse nobre do século XIII, já
tinha entendido,á muitos séculos atrás, como os jogos, de uma maneira geral,
são importantes como documento vivo de tradições e conhecimentos de uma
determinada cultura que os produz, preocupado com a preservação dessa
manifestação cultural e artística Afonso, nosso primeiro "nerd de jogos de
carteirinha", enviou vários homens de saber e pesquisadores de sua época
pelo mundo afim registrar catalogar e de produzir um compendium de jogos que
permaneceu um como importante documento até os dias de hoje, esse "tomo
dos jogos" é conhecido por estudiosos como O Livro dos jogos e é o
responsável pela preservação de dezenas de jogos até os dias de hoje. Vamos ler
um pouco sobre sua história..
Fig – 1.Rei de Castela e Leon 1221–1284
Afonso X teve um
reinado complicado lutando contra as invasões muçulmanas. Ele também ofereceu
uma importante contribuição no campo da cultura, especialmente por ter inserido
em Castela e Leon os preceitos do Direito Romano. Realizou a primeira reforma
ortográfica do castelhano, idioma que adotou como língua oficial em detrimento
do latim. O objetivo seria desenvolver o vernáculo do seu reino, segundo o
historiador Juan de Mariana.
Fig.2 - O rei Afonso X, o
Sábio,
trajado com as armas de Leão e Castela, rodeado pelos seus cortesãos
(Iluminura do manuscrito das Cantigas de Santa Maria)
trajado com as armas de Leão e Castela, rodeado pelos seus cortesãos
(Iluminura do manuscrito das Cantigas de Santa Maria)
A famosa escola de
tradutores de Toledo juntou um grupo de estudiosos cristãos, judeus e
muçulmanos. Foi principalmente nesta que se realizou o importantíssimo trabalho
de traduzir para as línguas ocidentais os textos da antiguidade clássica,
entretanto desenvolvidos pelos cientistas islâmicos. Estas obras foram as
principais responsáveis pelo renascimento científico de toda a Europa medieval,
que forneceria inclusivamente os conhecimentos necessários para o subsequente
período dos descobrimentos. A verdadeira revolução cultural que impulsionou foi
qualificada de renascimento do século XIII. Mas a obra que mais foi divulgada e
traduzida no reinado deste intelectual foi a Bíblia.
Afonso foi também
mecenas generoso do movimento trovadoresco, e ele próprio um dos maiores
trovadores e poetas de língua galaico-portuguesa (língua mais usada na lírica
ibérica do século XIII), tendo chegado até nós 44 cantigas suas, de amor e
principalmente de escárnio e maldizer.
Fig.3 - Tabelas afonsinas, El
Libro del Saber de Astronomia
Também colaborou
no El Libro del Saber de Astronomia, obra baseada no sistema ptolomaico. Esta
obra teve a participação de vários cientistas que o rei congregara, e aos quais
proporcionava meios de estudo e investigação, tendo mesmo mandado instalar um
observatório astronómico em Toledo. Como tributo à sua influência para o
conhecimento da astronomia, o seu nome foi atribuído à cratera lunar Alfonsus.
Outras obras com o seu contributo são o Lapidario, um tratado sobre as
propriedades das pedras em relação com a astronomia e o Libro de los juegos
Livro dos Jogos, sobre temas lúdicos (xadrez, dados e tabelas - uma família de
jogos a que pertence o gamão), praticados pela nobreza da época.
Os Primeiros Jogos
de Tabuleiro, A origem dos Jogos de Guerra
Talvez os jogos
que mais contribuíram para a criação dos jogos de guerra modernos tenham sido
os jogos de tabuleiro antigos, jogos como Chaturanga e O Xadrez onde surgiram
as primeiras representações de unidades em combate são mundialmente conhecidos.
Mas temos exemplos de jogos que remontam ao Egito antigo e além.
Fig.4 - Chaturanga, Séc. VI
a.C,
também conhecido como, Jogo
dos 4 Reis
Chaturanga
é um antigo jogo de
tabuleiro indiano
que se acredita ter originado o Jogo de Xadrez,
o Shogi
e o Makruk,
e é relacionado com o Xiang Qi
(ou Janggi).
Surgiu provavelmente no Século VI d.C.,
sendo considerado o predecessor do Shatranj
que, por sua vez, veio a originar o xadrez moderno.
Assim
como nos jogos de tabuleiro atuais, o chaturanga se joga com dois jogadores,
mas também há uma versão para quatro jogadores, o Chaturaji.
Fig. 5 Mancala,
Fig.6 - Mancala, Século VI
(aproximadamente)
A
história do Mancala não é clara, os jogos dessa família são mais
conhecidos no mundo
ocidental como Oware, Kalah, Sungka, Omweso e Bao. O jogos Mancala
possuem um importante papel em sociedades africanas
e asiáticas,
comparável ao do xadrez
no Ocidente. A primeira evidência do jogo é um fragmento de um tabuleiro de
cerâmica e diversos cortes de rocha encontrados na Etiópia
axumita
em Matara (agora na Eritréia)
e Yeha (na Etiópia), que são datadas
por arqueólogos entre os séculos VI e VII d.C.;. A
similaridade de alguns aspectos do jogo com a atividade agrícola
e a simplicidade apresentada nas suas peças oferecem a intrigante possibilidade
que o jogo poderia datar do próprio início da civilização;
contudo, existe pouca evidência verificável de que o jogo seja anterior a 1300
anos.
Fig.7 - O Go, 548 a.C
O
jogo de Go originou-se na China
e suas primeiras referências conhecidas datam do século VI a.C (548 a.C.,Zuo Zhuan). Alguns
estudiosos acreditam que o tabuleiro tenha evoluído de algum utensílio
utilizado para marcar datas e épocas do ano. Uma lenda no entanto diz que o
jogo foi criado como um instrumento do imperador Yao( 2337 - 2258 a.C.) para
educar seu filho Danzhu, na disciplina, concentração e equilíbrio. Outros
acreditam que o jogo tenha sido criado com propósitos divinatórios, para
controle de enchentes ou ainda para simbolizar a ordem cosmológica. O jogo
também teria sido usado por generais chineses para estabelecer estratégias de
guerra.
Fig.8 - Xadrez Séc. VII
Muito
embora diversas civilizações antigas tenham sido apontadas como o berço do
xadrez, tais como o Antigo
Egito e a China
dinástica, na atualidade a maioria dos pesquisadores
concorda que o jogo tenha se originado na Índia
por volta do Século VI
d.C., na forma de um antigo jogo com as características
do xadrez com regras diferentes das atuais e chamado Chaturanga
em sânscrito.
Por
volta do ano de 1200,
as regras do xadrez começaram a sofrer modificações na Europa e aproximadamente
em 1475,
deram origem ao jogo assim como o conhecemos nos dias de hoje.
Fig.9 -
Templários
disputando uma partida de xadrez iluminura
do Libro de
los juegos (livro dos Jogos 1283).
Napróxima parte vamos observar a atrasição dos jogos clássicos de tabuleiro para os wargames e formação dos primeiros clubes de jogos de guerra.
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