HISTORIA
DOS JOGOS DE RPG
Do Wargame ao live-action
Influências históricas e culturais
na sua construção.
Influências históricas e culturais
na sua construção.
2° Parte
Por Luciano Mota Bastos
Bem... mas como um tabuleiro de 8x8 quadrados com peças representando
cavalos, reis, rainhas, bispos, torres e peões virou um complexo jogo de
estratégia militar com peças de terreno, milhares de peça representando
unidades e livros de regras que beiram os manuais de física quântica?
A história dos jogos de guerra (wargames) está intimamente ligada às
atividades políticas e militares, já que as preocupações com conflitos em larga
escala e guerras, sempre foi uma atribuição de pessoas com poder, governantes,
reis, rainhas e líderes militares, presidentes etc.
A representação de forças opostas apresentada em um jogo de tabuleiro,
como xadrez ou go, jamais poderia abranger todos os elementos de um conflito
real, apesar das estratégias de ação e antecipação dos xadrez ou do go, assim
como de outros jogos de tabuleiro, serem tão importantes quanto o conhecimento real
do inimigo ou do campo de batalha, os wargames inseriram elementos realistas e
bastante complexos que permitiram a extrapolação do tabuleiro em uma rica
experiência de simulação estratégica bem mais realista.
A primeira referência que se conhece dos jogos de guerra ou simulações
de batalhas data de 1780 (séc. XVIII), quando um nobre de nome Helwig, súdito
do duque de Brunswick, inventou um jogo muito parecido com os modernos
Wargames. As simulações de combate deste jogo se desenrolavam sobre um
tabuleiro com 1666 quadrados coloridos de madeira que representavam diversos
tipos de terreno real como colinas, montanhas, rios e planícies, como os
terrenos que constituíam verdadeiros campos de batalha. Os jogadores usavam
peças de madeira coloridas que representavam as unidades militares envolvidas
no conflito, suas regras incluíam a movimentação por rodada dos exércitos sobre
o tabuleiro num movimento entre os quadrados de madeira que representavam o
terreno.
Em 1795 (séc. XVIII) George
Vinturinus, um estudioso de estratégia militar do ducado de dinamarquês de
Schleswig, junto à fronteira com a Alemanha, desenvolveu uma versão mais completa
do jogo criado por Helwig, usando como tabuleiro um mapa de uma área situada na
região fronteiriça entre a França e a Bélgica.
Os militares não tardaram a
descobrir uma utilidade prática para esse jogo.
Obs.: Aqui existe
uma divergência de relatos que vale a apena ser melhor explicada, uma das minhas
fontes de pesquisa o “Os Melhores Jogos do Mundo O Livro dos Jogos, publicado
pela editora Abril em 1978 afirma:
“Em 1824, um oficial do Exército Prussiano,
Von Reisswitz publicou uma espécie de wargame bem mais sofisticado, que se
destinava ao treinamento de oficiais nos estudos de estratégia militar”.
Mas o site jornalístico alemão Spiegel (http://www.spiegel.de/) afirma
que o jogo de Reisswitz, na verdade de nome George Leopold Reiswitz, tratava-se
de uma mesa, extremamente sofisticada para época, que foi dado como presente ao
Rei da Prússia Friedrich Wilhelm III. em 1812 e de onde pude retirar as
primeiras imagens realmente boas e impressionantes da mesa do wargame de
Reiswitz, o sonho de todo “nerd wargamer”, as imagens são tão impressionantes
que resolvi apresentá-las aqui, esse jogo bem mais complexo e mais próximo dos
wargames modernos, na verdade considerado o pai dos wargames, é o jogo Kriegspiel.
Fig.10
- Jogo de guerra (Wargame): Usado como ferramenta de treinamento para técnicas
estratégicas durante a Guerra Franco Prussiana, George Leopold Reiswitz projetou
essa mesa de jogo, ele a deu de presente ao Rei da Prússia Friedrich Wilhelm
III. em 1812. (tradução do alemão)
Fig.11
- Acessórios do jogo de guerra: Dados e peças de jogo (superior esquerdo) foram
importantes ferramentas de simulação do jogo de Reisswitz. (tradução do alemão)
Fig.12
- Jogo de guerra: Quando fechada, a mesa de jogo se parece com uma peça de
mobiliário como uma cômoda o jogo permanece no Palácio de Charlottenburg, no
piso térreo da Ala Nova. (tradução do alemão)
Fig.13
- Campos de batalha como esse eram montados sobre uma grade de quadrados
numerados e sobre eles peças representando montanhas, colinas, prados,
florestas, aldeias, rios, assim como eles estão apresentados aqui, reparem os
barcos com unidades.
Fig.14
- A versão impressa das regras do jogo de Reiswitz
Fig.15 - A versão Inglesa do
jogo de Reiswitz, "The Game of
War"
foi fabricado entre 1887 e
1894 pela R H Stevens & Co Ltd e
efetivamente usado para treinamento militar.
Fig.16 - Detalhe do "The Game of War"
A princípio o Wargame
de Reiswitz foi recebido com ceticismo e até mesmo ridicularizado por alguns
oficiais prussianos, mas posteriormente o jogo despertou enorme interesse e um
grande número de adeptos, isso serviu como ponto de partida para os primeiros
clubes de wargame civis e as primeiras revistas e periódicos destinados a esse
tipo de jogo.
Os Clubes de Wargames
É importante ressaltar nesse ponto a
importância desse movimento de transição dos wargames como ferramenta
estratégica militar, para o público civil formado por entusiastas e pessoas
comuns que viram no jogo uma forma de lazer e entretenimento, também importante
perceber que a estrutura dos clubes de guerra formados nesse período são as
bases para os clubes de jogos posteriores e a formação dos grupos maiores de
entusiastas e a associações de clubes de jogos, para entender melhor como se
deu esse propósito vamos ver sua história.
Fig.17 – Prédio de Oxford no período de Fred T.
Jane.
O Primeiro Clube de Jogos de Guerra não
militar registrado data de 1898 e foi criado por Fred T. Jane (entusiasta das
batalhas navais), localizava-se em Oxford Inglaterra. Fred chegou a escrever
regras para batalhas ficcionais e combates históricos, esse jogo ficou
conhecido como Jane's Fighting Ships. A simples formação desse novo tipo de clube tem um papel singular da
nossa história a caminho dos jogos de PRG, aqui começam a se delinear as bases
dos “wargame-clubs”, como a International
Federation of Wargaming e a Castle & Crusade Society (braço da IFW) grupo ao qual eram associados
os homens e as mentes das quais surgiram o Chainmail e posteriormente o D&D,
o primeiro RPG do mundo.
A Colaboração de Gênios
Em nossa peculiar jornada até os jogos de RPG vamos encontrar figuras
ilustres, que foram importantes da popularização e desenvolvimento dos
wargames, dentre as quais podemos citar duas das mais proeminentes, que nos
presentearam com uma contribuição real ao hobby, os escritores Robert Louis Balfour Stevenson e H. G.
Wells.
Fig.18 - Robert Louis Balflour Stevenson 1850-1894
Fig.19
- Capa da 1° edição da Scribner´s Magazine e a publicação de 1898 do Stevenson
at Play
Esse conjunto de regras que já vinha sendo
jogado por Stevenson desde
1880 foi publicado em 1898 por Lloyd Osbourne com o nome “Stevenson at Play” e
é a primeira publicação do gênero e já
apresentava uso das miniaturas.
Fig.20 - H.G. Wells 1866
- 1946
Entusiasta dos
jogos de Guerra, e pacifista (curioso não?), H.G. Wells, escritor conhecido por
obras como, A Máquina do Tempo 1895, A Ilha do Dr. Moreau 1896, O Homem Invisível 1897, A Guerra dos Mundos 1898, O Alimento
dos Deuses 1904, Os Dias do
Cometa, entre outros,
publicou um manual de regras de wargame que foi responsável em parte pela
popularização dos jogos de guerra em sua época e que é considerado até hoje
como a bíblia dos jogos de guerra o Little Wars, mas antes mesmo do famoso Little
Wars, Wells publicou o seu, Floor Games (imagem abaixo).
Fig.21 - Capa do Floor Games de G.H. Wells -
1911
Mas foi o Little Wars que permitiu ao publico
não só jogar, mas como montar uma coleção de miniaturas e os cenários de
guerra, o Jogo de Wells tinha regras simples e permitia a participação de toda
a família, abaixo temos uma cópia de reimpressão moderna do jogo, com introdução
feita por “quase desconhecido” chamado Gary Gygax, na segunda capa (á esquerda),
temos apresentação feita por ninguém menos que Isaac Asimov.
Fig.22-23
- O Little Wars de 1913: e seu título original e longo! - Little Wars: a
game for boys from twelve years of age to one hundred and fifty and for that
more intelligent sort of girl who likes boys' games and books.
Que em português fica
mais ou menos assim: Little Wars: O jogo para garotos dos 12 aos 150 anos e
para aquele tipo mais inteligente de garotas e gostam dos livros e dos jogos
dos garotos.
Fig.24
- H.G. Wells jogando seu Little Wras
Na segunda guerra mundial os jogos
de guerra tornaram-se tão populares na Alemanha que passaram a ser usados
sistematicamente nas simulações de operações táticas e estratégicas.
Traduzi, um tempão atrás, um texto sobre o tema aqui no Blog, mas só indico como leitura complementar, porque, pessoalmente, achei o do Luciano mais completo.
ResponderExcluirhttp://saiadamasmorra.blogspot.com/2009/06/historia-do-rpg-parte-1.html
Se algum dia traduzi a segunda parte, sinceramente não achei. Braços.
Brega
É, na verdade Brega o material tem muito de pesquisa a moda antiga, ou seja, fiz a consulta em livros como, Heroic Worlds The History and Guide of Ropleying Gmaes, Roleplaying Games Bible, Historia dos Jogos: Os Melhores Jogos do Mundo, Master of The Games do Gary Gygax, 30 years of adventure da Wizards of The Coast que conta a história da TSR e do D&D, ou seja, pouca coisa mesmo foi retirada de sites, até porque elas são erradas ou incompletas, fiz até amizade no Face Book com o filho do Gary Gygax, o Luck Gygax para tirar dúvidas sobre a verdadeira história do RPG, vcs vão adorar a Parte 4 e 5 do trabalho, tem muita coisa que ninguém sabe sobre a origem dos jogos de RPG.
ResponderExcluirAbs
Luciano