HISTORIA
DOS JOGOS DE RPG
Do Wargame ao live-action
Influências históricas e culturais
na sua construção.
Influências históricas e culturais
na sua construção.
3° Parte
Por Luciano Mota Bastos
Neste ponto do trabalho,
apresentamos o surgimento dos clubes de wargame e das associações de clubes de wargame,
berço dos primeiros periódicos e das CONs, as famosas convenções de jogos, ambos
foram influentes fontes de inspiração para o surgimento dos RPGs, como vamos
ver adiante, e de onde surgiu a GenCon que possibilitou o encontro das “duas
mentes” por trás do lançamento do primeiro RPG do mundo.
Na segunda guerra mundial os jogos
de guerra tornaram-se tão populares na Alemanha que passaram a ser usados
sistematicamente nas simulações de operações táticas e estratégicas, mas já
antes da 2° GM, nós já vimos o registro dos primeiros Wargame Clubs, esse
surgimento somado ao aumento do número de adeptos e das empresas de jogos e
miniaturas foi responsável por crescimento substancial do hobby nos EUA.
Nos Estados Unidos esses wargames
foram encarados com certa desconfiança pelos militares, mas o público civil,
que começou a se divertir com os jogos de guerra, promoveu um notável processo
de aperfeiçoamento produzindo nos mínimos detalhes as condições reais de
grandes batalhas da história antiga e moderna. Graças a esse movimento
conquistaram em pouco tempo um enorme número de adeptos e entusiastas.
O número de clubes de wargame cresceu de uma maneira tão consistente,
que periódicos e revistas especializadas, começaram a ser publicadas, não só os
novos clubes podiam agora ter acesso as novidades como os hobby shops, mas as lojas
que vendiam os wargames podiam fazer suas propagandas. Novas empresas de
fabrico de miniaturas e wargames começaram a ser criadas e já nessa época,
verdadeiros imortais dos jogos começaram a surgir. Esse é mais um elemento na
trajetória dos wargames que seria responsável pela criação dos RPGs, nesse
ponto, vamos poder ler sobre o surgimento de empresas que lançaram as primeiras
regras de combate medieval, o que acabou levando dois jovens a escrever o
primeiro set de regras para jogos de Guerra com Miniaturas e com elementos de
fantasia.
Charles S. Roberts e
a Avalon Hill
Mas uma das mais importantes contribuições feitas por um indivíduo para
a popularização dos jogos e dos jogos de guerra é criação dos primeiros jogos
de tabuleiro comerciais da história vendidos nas clássicas caixas de cartonado,
esse segmento do mercado de entretenimento foi criado por um homem simples de
mente brilhante chamado Charles Swann Roberts ou simplesmente Charles S.
Roberts o “pai dos jogos de guerra de tabuleiro”.
Roberts é conhecido como um empresário empreendedor e pioneiro, norte
americano, ele criou o jogos de tabuleiro modernos, o primeiro a criar uma
linha de jogos comercias e vende-los para o grande público, mas a história do
seu trabalho e a contribuição da sua empresa a Avalon Hill games foi muito mais
importante na história dos jogos de RPG do que é de conhecimento geral, seus
jogos atraíram milhares de entusiastas e sua empresa publicou jogos imortais
como o Tatics e o Outdoor Survival, mas vamos um pouco de sua história.
Charles S. Roberts, (1930 – 2010), homem de negócios e Designer de Jogos
criou em 1952 o primeiro wargame moderno (um jogo de tabuleiro de guerra) e a
primeira companhia de jogos de guerra (e tabuleiro modernos) do mundo. É
importante lembrar que até esse momento, o público não contava com o suporte de
empresas dedicadas exclusivamente aos jogos de guerra, vários wargame clubs e
seus associados desenvolviam seus conjuntos de regras e muitas empresas
produziam os soldados de brinquedo, que deram origem as modernas miniaturas de
guerra, mas até 1952 uma empresa dedicada a esse mercado não existia, na
verdade a Avalon Hill Games deu inicio a esse mercado.
Roberts criou seu primeiro board-wargame Tactics em seu apartamento em
Catonsville, Maryland em 1952, mais tarde, já em Avalon também Maryland, ele
começa a vender por correio - num negócio de garagem – seu jogo Tactics com
nome The Avalon Game Company que em 1958 se tornou oficialmente Avalon Hill. Já
sobre o selo da Avalon Hill ele lança seu Tactics II que não só melhora as
regras do seu predecessor e amplia as opções estratégicas, como introduz a
conhecidíssimas tabelas de resolução, que ficaram famosas não só nos wargames e
boardgames como no jogos de PRG, Rolemaster que o diga!
Fig.26
- Alguns logos da Avalon Hill em diferentes fases.
Fig.27 - Caixa do Jogo Tactics II – 1958
Como vimos, a Avalon
Hill games deu inicio ao mercado de jogos de tabuleiro comerciais em larga
escala e deu inicio aos jogos de guerra de cartonado, os famosos wargames de
papel, como são conhecidos no Brasil. O designer de Jogos, entusiasta e
estudioso dos jogos de guerra e criador da WargameCon e do Castelo das Peças, dois
dos mais antigos e conhecidos eventos de wargames e boardgames no Brasil,
Antonio Marcelo, (veja Riachuelo Games,
www.riachuelogames.com.br), costuma brincar que os wargames de cartonado são os
“jogos de guerra de papelzinho” e afirma que os jogos de guerra tiveram um
impacto enorme no mercado de jogos desde a sua criação.
Mas existe muito mais do que
sua influencia no mercado de jogos e uso das tabelas de resolução na mecânica
dos jogos de RPG no trabalho da Avalon Hill, pois em 1972 ela lança o Outdoor
Survival, um jogo de sobrevivência em ambiente selvagem onde escoteiros, tem
que enfrentar encontros com animais selvagens, sede, fome e outras
adversidades, esse jogo foi importante por causa de seu mapa hexagonal, que era
usado pelos primeiros jogadores de Dungeons & Dragons para representar o
terreno de jogo e seu movimento através de terras selvagens, alem das regras de
movimentação e racionamento das refeições de viagens, hoje conhecidas no Brasil
como “kit do aventureiro feliz”. Na primeira edição do Dungeons & Dragons, dentro
do primeiro livreto regras Men & Magic, na página 5 podemos ler:
Fig.28 - “Equipamento recomendado:
Dumgeons and Dragons (você tem ele!)
Outdoor Survival (disponível no seu revendedor de jogos ou direto pela
Avalon Hill Company, 4517 Harford Road, Baltimore MD 21214)...”
Ou seja o jogo era indicado
diretamente pela TSR para ser comprado e usado junto com o Dungeons &
Dragons, na época Dungeons and Dragons.
Abaixo vemos algumas imagens do
Outdoor Survival, quem olha para essa caixa nem imagina que o jogo teve um
papel tão importante na história dos jogos de RPG.
.29 - Caixa do
Outdoor Survival 1972, um ano depois o primeiro RPG do mundo, Dugeons e Dragons
seria lançado
Fig.30 - As peças componentes do Outdoor Survival, (reparem na semelhança
dos mapas dos cenários clássicos dos jogos da TSR.
Outro importante elemento da
cultura de jogos desse período foram as revistas especializadas que começaram a
surgir depois de 1952, mas antes disso e dentro do modelo das modernas revistas
de Hobby Games produzidas depois da segunda guerra mundial a 1° lançada é a revista
The General (O general de 1964) que foi publicada inicialmente pela Havalon
Hill games como revista de suporte aos jogos de guerra da Avalon Hill, era
publicada bimestralmente e foi em parte o modelo pelo qual os demais periódicos
de Wargame foram publicadas nesse período.
Fig.31 - Capas de
algumas fases da The General da Avalon Hill
Mas ainda não temos uma ligação direta desses periódicos com a história do RPG certo?... errado! a Strategy & Tactics começou sua vida como um fanzine escrito por Chris Wagner (que trabalhou como sargento auxiliar da Força Aérea Americana no Japão), já de volta aos Estados Uniados, Wagner publicou sua revista para ser uma concorrente da revista O General da Hanvallon Hill Games, mas em 1969 a revista passava por sérios problemas financeiros, então Jim Dunnigan aceitou assumir a revista fundando a Simulations Publications, Inc. (SPI) uma das mais importantes empresas a divulgar e criar jogos de guerra e que passou então a publicar a S&T. Mas o curioso na história da S&T é que Dunnigan pagou a Wagner a quantia de 1(um) dólar pelos direitos de publicação da revista, essa história aparentemente absurda foi confirmada por Wagner num entrevista apresentada na S&T n° 83 com título, “The Kaiser's Battle”.
A Simulations Publications Inc ou SPI
A SPI agregou muita diversão com diversidade aos jogos de guerra, somou esforços com a literatura fantástica, ficção científica e horror para produzir as mais variadas linhas de jogos, dês de os jogos de esportes aos jogos de ficção num futuro distante. Vale apena erguer aqui um altar a SPI sua fantástica colaboração ao Hobby, a popularidade da SPI era tão grande na década de 70 que a empresa produziu um infomercial, que segue abaixo, para promover o jogo, até hoje é muito amada pelos jogadores que a conheceram ou pelos jogadores atuais que ainda compram e colecionam seus jogos nos leilões virtuais ou lojas especializadas.
Mas continuamos nossa historia falando da S&T, mas qual a importância em se falar da Strategy & Tactics? Ela se dá pelo fato de que uma publicação da revista na década de 60 aguçou o interesse de Feff Perren, amigo de Gary Gygax e membro da International Ferderantion of Wargaming e levou a publicação do Chainmail como veremos mais a frente.
A International Federation of
Wargaming (IFW, ou
Federação Internacional de Jogos de Guerra) foi fundada por Ernest Gary Gygax,
Bill Speer, and Scott Duncan em 1966, originalmente chamada The United States Continental Army Command,
ela era uma organização que agrupava vários clubes de wargame locais como, Lake Geneva Tactical Studies Association e a Midwest Military Simulation
Association.
Fig.32 - Reunião da IFW, década de 60, prévias
para GenCon.
A IFW era dividida em capítulos cada um com interesses
específicos como a Castle & Crusade Society, que promovia os jogos de guerra medievais, e a Armored Operations Society, que tinha
ênfase nos jogos de guerra da II Guerra Mundial.
The IFW organizou a sua primeira convenção anual em Malvern,
Pennsylvania em julho
de1967, também publicou uma revista chamada The Spartan (O Espartano de 1969) que maios tarde se chamaria International Wargamer. Também
patrocinou a convenção antecessora a GenCon. A IFW ajudou aos jogadores a
compartilharem suas idéias e promoveu encontros de jogadores de diferentes
partes do país, ela continuou ativa até 1974.
O "Outdoor Survival" está a venda no e-bay por meros 20 dolares.
ResponderExcluirhttp://www.ebay.ca/itm/OUTDOOR-SURVIVAL-WILDERNESS-AVALON-HILL-WARGAME-OOP-/170739447252?pt=FR_YO_Jeux_JeuxSociete_JeuxRoles&hash=item27c0dd35d4
Brega
É foi lá que eu comprei o meu! HEhehehehehe
ResponderExcluirhehehe.
ResponderExcluirÔoooo vício!
:O)
É, como eu falei no churrasco, sou DOOOOOOIDO pela história do D&D, apesar de estar bastante triste com a 4° ED e com a notícia absurda de uma 5° ED já para 2013.
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