quinta-feira, 1 de março de 2012

Como fazer Eventos de RPG I: Local do Evento


Este texto foi feito em uma parceria do Saia da Masmorra com o pessoal do Blog Imaginário (http://imaginariorpg.blogspot.com).

A idéia é, com o tempo, abordar um pouco as diferentes questões que envolvem um evento de RPG.
O presente texto não se pretende definitivo, nem ser uma fórmula mágica para todos os problemas.
Pretende, isso, sim, trazer questões que ajudem um futuro organizador a pensar seus próprios caminhos, e estimular, como puder, que outros jogadores de RPG a fazerem seus próprios eventos, o que sempre é bom para o hobby.

Regra de Ouro: Simplifique, Simplifique: Há uma tendência à megalomania em eventos de RPG. Alguns, de fato, ficam realmente MUITO BONS. Mas se você for marinheiro de primeira viagem... bem, não viaje demais e faça as coisas simples. Um dia, se quiser algo maior, a experiência virá bem a calhar e você(s) consegue(m) administrar melhor a baderna se tiver menos coisas para se preocupar, ainda vale lembra que esse nosso hobby é tão especial, porque seja ele indie ou old school, sempre será aquele jogo SIMPLES que pode ser jogado com os amigos em qualquer lugar com um punhado de dados, papel e lápis.

Ao se organizar um evento, há várias questões a serem pensadas, como por exemplo, qual será o propósito do evento, se será freqüente (semanal, mensal, anual), ou único. Qual o público em potencial a ser atraído, que tipos de mesas poderão ser disponibilizados, a imagem/ nome/ logo do evento, se algum tipo de entrada será ou não cobrado, se o evento terá outros tipos de atividades, (Wi-Fi, Card Games, Jogos de Tabuleiro, palestras, etc), que datas serão adequadas, como a divulgação dos mesmos poderá ser realizada e, claro ONDE o evento será realizado. Uma idéia legal, é que nos eventos onde nada será cobrado e tenham certa periodicidade, se peça uma doação de 1 kg de alimentos, agasalhos, brinquedos usados e que ainda agüentem o coro da criançada, cobertores, etc. e que repasse essas doações para alguma instituição respeitosa, é uma forma bem legal de nos divertir, socializar mas sem esquecer das nossas responsabilidades frente a sociedade, se cada um fizer sua parte, ao invés de ficar somente reclamando que tudo está ruim, as coisas melhorarão e muito e será mais rápido do que se imagina.

O ideal, para grandes eventos, é que LOCAL seja um dos últimos itens a serem definidos, quando possível. Mas para eventos menores, ou mesmo os mais freqüentes (semanais ou mensais) ele é prioritário. Afinal, facilidade e condições mínimas de ambiente fazem muita diferença.

O que considerar:
Em termos gerais, o LOCAL IDEAL precisa ser gratuito (RPG não dá dinheiro aos organizadores, sinto lhes dizer, só trabalho, mesmo), ser ventilado para dias quentes, quente para dias frios, amplo, se possível com mesas, boa acústica, de fácil acesso por ônibus ou metrô para o publico alvo, ter alguma lanchonete ou equivalente perto, sanitários em uso razoável, ter boa iluminação, quando possível permitir o uso de tomadas ou rede de internet, e favorecer que curiosos possam ver o evento, por isso é importante que os participantes mantenham o decoro e o respeito mutuo, sempre mantendo o espírito de camaradagem e boa conduta. Nosso hobby nunca morrerá, enquanto houver sangue novo correndo em nossas veias.

Ou seja, LOCAL IDEAL para um evento de Rpg  NÃO EXISTE. Desista de tentar achar um. 
Se existir, dificilmente será gratuito.

O que existe é um LOCAL POSSÍVEL, e em geral, é possível encontrar locais que preencham tantos dos quesitos acima quanto conseguir, mas escolhas terão de ser feitas. Se conseguir um LOCAL IDEAL, conta para a gente, que mudamos todos para a sua cidade.

O principal item da lista é ACESSO A SANITÁRIOS. Todo o resto, de um modo ou de outro, a gente contorna. Mas falta de local para um pipi amigo, NÃO DÁ. Então, antes de viajar nas possibilidades de um dado parque ou praça, considere isso. 
Veja se tem papel nos banheiros, se ficam abertos no dia programado, sabonete, etc.

O resto depende do perfil de cada público, e vamos falar deles um pouco:

1) Ventilação
O ideal são lugares com ambiente climatizado. Shoppings, galerias, livrarias, restaurantes e lanchonetes, quando disponíveis, costumam resolver o problema. Ao mesmo tempo, são locais que em geral dependem de algum tipo de consumo, então quando possível, converse com gerentes, consumam refris, livros e afins para justificar o espaço cedido. Lembrando de evitar de fazer o evento em algum lugar que álcool possa ser consumido porque além de não combinar com RPG você não sabe com quem você vai estar e as pessoas podem ter reações diferentes quando tiverem bebido demais. Considere ao escolher um local também se tem ar-condicionado ou ventilador e a que horas bate Sol aonde.

Em cidades de menor variação de temperatura, ou eventos únicos, fica mais fácil encontrar locais adequados. Por exemplo, uma praça que seja sempre fresca em junho pode ser uma boa opção para um evento naquele mês, mas não será boa se ela for um inferno para um evento em dezembro.

O mesmo vale para o contrário: um local fresco no verão, mas que seja um cubículo de gelo no inverno pode não ser a melhor opção.

2) Gratuidade x Custos
Nem sempre é possível, mas jogadores de RPG costumam ser duros, por inúmeros fatores, sendo eles a idade média (em geral começamos cedo, tendo como forma de ganhos financeiros por alguns talentos que venhamos a possuir ou mesadas), o fato de gastarmos esses poucos recursos com nerdices, entre outros motivos. Cobrar entrada para eventos anuais ou únicos pode ser uma solução e de grande ajuda, mas eventos semanais ou mensais é algo a se pensar com cuidado. Se for cobrar, veja com cuidado custos, retorno de inscritos, e cumpra o que quer que seja prometido, porque os frequentadores (e com razão) vão cobrar. Brindes, lanches, sorteios, internet, etc. Algumas vezes um grande evento com uma pequena falha acaba sendo taxado de “Uma Mer...!” porque a camiseta disponibilizada era no tom errado de azul e por aí vai. Cuidado com os mimos. Eles tendem a criar pessoas mimadas.
 Use, mas com sabedoria, e assuma o que se comprometer a sério.

3) Tamanho: 
Quando possível, use locais com espaço “sobrando”. Se um evento único, sempre pode acontecer de mais interessados que o planejado aparecerem (e fazemos votos para que isso aconteça). Eventos semanais ou mensais, se tudo der certo, tendem a aumentar o número de participantes com o tempo. Assim, se conseguir, pense em um local que possa aumentar, ainda que pouco, o espaço para mesas ocorrendo. Também considere que salas ou locais muito fechados ficam barulhentos com enorme rapidez.

4) Acústica e Iluminação: 
Por falar em tamanho e ruídos, vamos ao item seguinte: Este costuma ser um dos principais problemas e de mais difícil solução: Ou ruídos de terceiros (carros, outros freqüentadores do local, musica de fundo, eco, etc) atrapalha, ou, também freqüente, NÓS atrapalhamos terceiros. Se e quando possível, tente escolher locais que tenha algum tipo de bom isolamento acústico. Um espaço mínimo entre as mesas (algo em torno de dois metros, quando e se possível, pode ser especialmente util. Em locais de acústica ruim, o ideal é que musicas e efeitos sonoros sejam desestimulados, ou mesmo proibidos, se necessário. Mestres e jogadores acabarem uma sessão roucos é chato, ainda que nem sempre de fácil solução.

Fora isso, e deve ser uma prioridade, a iluminação, natural ou artificial, deve ser observada. Lâmpadas devem ser testadas, se possível, antes do evento (e trocas eventuais providenciadas), e mesmo a luz natural forte ou fraca demais é bom ser observada com atenção.

5) Mesas: 
O local ideal já vem com mesas e cadeiras. Fixas ou de montar, poupam muitas complicações, por razões obvias, de transporte, aluguel ou empréstimo. Em locais públicos os dias e horários de “pico” também precisam ser considerados. Afinal a coisa mais frustrante do mundo (uma delas) é chegar em um local para um encontro de RPG e simplesmente não ter mesa ou cadeira para todo mundo. Se for alugar, faça uma boa pesquisa de preços, pois essas coisas variam muito, horários de disponibilidades das mesmas e mesmo quem busca e quem leva as mesmas. Quando necessário, veja com os próprios jogadores a possibilidade de levarem cadeiras ou mesas dobráveis.

6) Localização: 
Só joga quem chega a um lugar. Se você fizer um evento em um bairro afastado e seu publico alvo FOR as pessoas do entorno, é uma jóia. Mas se for fazer um evento em local afastado e os freqüentadores tiverem de se deslocar de muito longe e com dificuldade, terá, certamente, menos freqüência do que desejaria. Antes de definir a localização, portanto, pense no PARA QUEM é o evento, e se terá no local desejado mestres e jogadores disponíveis em número suficiente.

O ideal, de modo geral, são locais conhecidos na cidade, com fácil acesso (se puder chegar de metrô, melhor), dependendo da cidade com local para estacionar próximo ou pelo menos ônibus acessível, não apenas “em si”, mas no horário planejado para o evento. Sexta-feira, na paulista, às 18:00, é impossível de se chegar. Na proximidade do Sambodromo aqui no Rio, em um Domingo de Desfile, Idem. Considerem isso.

Locais de boa visibilidade para curiosos também são legais. Não apenas para quem já joga saber que ali pode encontrar (ou re-encontrar) mesas para jogar, como para curiosos que acham que RPG é “aquele treco que parece pilates, né?”).

De modo geral, EVITE locais particulares, quando possível. Você pode ter uma casa ou sítio legal, mas pense com carinho se realmente quer pessoas estranhas tendo acesso a sua casa, horários e objetos pessoais, o RPGistas, assim como qualquer outra tribo, possui gente de todo tipo, sem noção tem em todo lugar, sendo assim, se sua escolha ainda for essa, “CONSTANT VIGILANCE!!!”

7) Facilidades:
Lanchonete, xerox, tomadas e Rede de Internet: Se precisar priorizar uma das duas, dê preferência a alimentação.

 Xerox (sim, algumas pessoas ainda usam) para fichas e afins pode ser útil se houver no local ou perto. Apesar disso, recomenda-se em geral que mestres levem as fichas prontas (sempre que possível) ou, pelo menos, xerocadas em branco, em vez d econtar com a sorte. Xerox não é uma prioridade, mas ajuda.

Ainda que sinal ruim de celular e falta de acesso à internet sejam chatos, nem todos os jogadores vão a um evento levando lanche, e é bom ter um local onde possam comprar uma bebida gelada e comida quente (o inverso dificilmente agrada, hehehe). Se possível, com preços razoáveis (repetindo, RPGistas são um bando de duros em sua maioria). Mas ter internet ou sinal de celular é algo que ajuda bastante, bem como tomadas, se e quando possível. Então SE HOUVER opção, pense nisso também.

Regras de Etiqueta Para Locais: Don´t be a Ogro!
Seja em um espaço cedido por terceiros (como um restaurante), seja em um local público, as outras pessoas tem os mesmos direitos que vocês de se divertirem. Assim, falar alto e com palavrões, não cuidar do local (derrubando cadeiras, jogando lixo no chão, ou achando que, no caso de galerias, que os donos de outras lojas NÃO tem o direito de reclamar se sentar na porta da loja deles, meu amigo, você está ferrado e corre grandes chances de perder o local. 

Pior ainda, de queimar aquele espaço para outros interessados em eventos similares, o que é imperdoável. Educação, bom-senso e mais educação

Brega Presley (Saia da Masmorra), 
Firo de Queiroz (Blog Imaginário RPG).
Pedro, "O Gangrel" (Blog Imaginário RPG).



7 comentários:

  1. Nossa, mas que artigo genial!!! Quem foi que fez? srsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Este texto pode (e deve) ser reproduzido livremente a quem se interessar. A proposta não é a de fazer um texto do Saia da Masmorra ou do Imaginario RPG, mas sim de fazer circularem sugestões, discuassões, idéias e conceitos para facilitar a vida de quem deseja fazer algum evento.

    Outros textos e temas dentro do assunto virão, e o leitor tem absoluta liberdade de reproduzir trechos deste texto ou o texto integral, fazer mudanças, adicionar idéias, etc.

    Só pedimos que os três autores iniciais, e seus dois respectivos blogs, sejam citados, por favor.
    De resto, estejam à vontade.

    Ps: A imagem utilizada é de uma propaganda/ divulgação das Ilhas Maurício, que também não é um Local Ideal, porque a ULTIMA COISA que iria querer fazer num paraíso desses seria jogar RPG (sejamos Nerds, mas com ressalvas, pois não?).

    Brega.

    ResponderExcluir
  3. A idéia é mais ou menos essa sim, falo por experiência própria. Mas eu gostaria que cada um dos autores comentassem suas experiencias na realização de evento, acho que seria utilmente complementar ao tópico.

    Faltou ali só dizer pra nunca tentar fazer um evento, mesmo que pequeno, em dois locais diferentes. Eu me aventurei em fazer o Gameday de 2007 ou 2008 não me lembro bem na Gibiteria de manhã e na Point a tarde e no fim do dia eu tava louco. Foram 03 mesas na Gibiteria e 12 na Point, já viu né, rsrsrs...

    Sei que concentrei 16 mesas na Point no ano seguinte, e cara, tamanha a desorganização da Devir, o Tassio ficou muito puto porque não tinha recebido os livros do 4.0, o que acabou caindo na conta da organização do evento, mesmo sem culpa,pq os kits de aventuras chegaram, e pelo menos no que tange o evento, os jogadores não puderam reclamar (A não ser de não poder comprar os livros)

    ResponderExcluir
  4. Edson, a idéia é começar a discussão, mesmo. Eu acho sua sugestão sobre dois locais diferentes válidas. Então fica um pedido: ESCREVE isso, sobre tua experiencia (nãio apenas com RPG, mas tbm com War Games e tabuleiro).

    Tem coisas como tua ideia da mesa "dobrável" que são bacanas.
    E também sobre o "Cervejada Saia da Masmorra", que é uma ideia bacana. Mas são coisas para ir se fazendo.

    Quanto a escrever a propria experiência, está anotado. Deixo, de antemão o espaço para links ou reproduzir textos das experiências de quem já fez ou faz algum evento.

    Vou escrever um texto sobre isso, também, mas quero ver se o Igor, Leandro, Paulo ou Luciano dão uma mão.

    Se o Firo escrever algo a respeito da experiencia deles (e Metagamers, e a moçada do Pará, e etc etc)a gente linka ou reproduz (com autorização dos autores).

    Também acho que alguns aspectos tecnicos, dos quais sou leigo, podem ser interessantes (se alguém souber, seria legal saber mais), que caracter´pisticas uma rede wi-fi deveria ter, ou se alguém conhecer, truques simples para boa acustica, etc.

    Brega.

    ResponderExcluir
  5. hehehehe. Pensando no teu stress com a Devir. Não sei como não teve um treco, Edson.
    Braços

    ResponderExcluir
  6. Firo, você e o Ygor (que joga nos eventos da gente, não confundir com o Leonardo "Igor")deviam se juntar para fazer Stand Up.

    Tão engraçados... !
    hehehe

    ResponderExcluir
  7. Ah, Firo, vocês poderiam fazer uma postagem sobre a experiência de VOCÊS em fazer eventos? Devemos fazer algo por aqui também no gênero.
    Braços

    ResponderExcluir