segunda-feira, 12 de março de 2012

Como Fazer Mapas de Masmorras Continuos:

Achei no Blog  "TROLL AND FLAME" essa idéia: usar "Cubos" com mapas de masmorras que podem ser juntados para improvisar uma Dungeon.

Pessoalmente não curto "Masmorras" com raras exceções, mas ainda é um tipo de jogo apreciado por muita gente, então fica a dica. Se algum dia eu conseguir imagens de masmorras quadradas que possas servir de modelo, posto aqui.

Mas até lá ficam as seguintes sugestões:

-Se for fazer isso, PRIMEIRO veja se consegue "Cubos" de madeira (em geral, é fácil achar em lojas de brinquedos para crianças pequenas, mas não sei o custo disso - se tiverem um sobrinho que cresceu, veja se podem doar para você algo no gênero). O ideal são múltiplos de 4, preferencialmente 8. O tamanho é: suficientemente grandes para você, desde que caiba no seu orçamento. E cubos DUROS, que de papelão ou plástico mole podem estragar mais rápido.
-A seguir, rascunhe em um papel 24 "mapas" quadrados (ou o que for precisar, mas não faça mais de 24 desenhos, a não ser que realmente deseje)  a serem recombinados.

-Faça em Preto e Branco, que ajuda a diminuir o custo e o trabalho.

-Minha sugestão, aqui,  é que pense cenários com celas, becos sem saída. áreas circulares (podem ser usadas para representar buracos, fontes, "praças" ou troncos grossos, por exemplo).
E seja criativo no traçado (ninguém aqui disse que seria fácil).

-O ideal é que os desenhos tenham uma, duas três ou quatro saidas no meio de cada lado, para que as masmorras se encontrem. Na média 3/4 deve (creio, não tenho certeza) ser a melhor opção para a maioria delas.

-Quando tiver criado os esboços, descubra a medida dos cubos. E faça, ou peça alguém para fazer, os desenhos em um formato quadrado.

-A seguir faça o desenho das masmorras, em computador ou à mão. Se usar computador, lembre-se que nem sempre o tamanho na tela será o do desenho impresso, então faça uma impressão teste antes de imprimir tudo.


-Se fizer à mão, pense em usar papel quadriculado quando for fazer a arte final. Deve facilitar a vida e dar mais precisão.

-Pinte as paredes de cinza (ou preto, se usar o computador). Isso facilita pacas a visualização.

-Dê uma olhada nas imagens aqui na postyagem dos cubos que pode dar alguma ideia para traçados. Mas muita coisa vai depender de sua própria criatividade.

-Uma coisa que podem fazer ´pe deixar cubos "temáticos", também. Por exemplo:
1) Dois cubos com "Salas Fechadas" (um cubo)
- Sala de trono (1)
- Sala com mesas (2)
- Sala de Armas (1)
- Sala com tesouros (2)
- Caçabouço (2)
- Sala com escadas (2)
-Sala "Gruta" (1)
-"Sala gruta" que termine em água. Afinal nunca se sabe quando uma aventura pode dar em um tunel de esgoto ou em um rio ou lago subterrâneo (Precioso...!).

Faça a maioria dos cubos com mapas de Masmorras diversas (curvos e retos, para cavernas e castelos).
Use livros de RPG mais clássicos e antigos, como os da série "Aventuras Fantásticas" e "Dungeooner", fora D&D e afins, para idéias.

Cole os desenho sobre cada face dos cubos (cuidado para não sujar o desenho de cola)

Se tiver talento, fazer desenhos em "3-d" (vulgo, com ponto de fuga, visto de cima) pode ficar bom. EU não tenho, então não faria.

Na hora de jogar é só levar os cubos, que juntos são bem portáteis, e você tem uma dungeon Instantânea.
-O mesmo pode ser feito com ruas de uma cidade, por exemplo, para aventuras que usem carros e afins.

Deixo abaixo uma imagem quadrada para quem quiser uma base, mas o desenho é com vocês:

Se precisar, egue o desenho acima e apague as linhas centrais, deixando apenas as marcas nas metades para referência (as duas outras imagens são do site acima citado). O quadrado é 5x5, mas pode usar 7x7, ou 9x9, etc. Procurem "quadrado" e a proporção desejada em um site de buscas, que deve ser simples de encontrar.

Distribua os cubos de acordo com suas necessidades. Em geral, deixe 5 cubos. Um no centro, e um  para cada lado (e lembre do traçado que usar, caso os personagens resolvam passar pelo mesmo caminho).


Por fim, há um uso "Extra" para os cubinho (fora brincar de Hellreaiser, sabichão). A maioria aqui viu ou ouviu falar, espero, do filme "CUBO". Este tipo de história requer um mapa em "3D" que os cubos, podem,s e não resolver tudo, pelo menos ajudar.

Abraços e boa caça aos Orcs.

Brega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário