sábado, 7 de abril de 2012

Petição contra a imagem do RPG em REBELDe

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=RPG2012

Rolando acima.
Que se pesem alguns erros de digitação e afins, a iniciativa do autor vale a pena ser conhecida e, se for do desejo de cada um, assinada.

Só falar não adianta, algumas vezes outras ações são necessárias.

Sem querer jogar um balde de agua fria, as chances de se reverter a questão são mínimas, mas pessoalmente entendo que é melhor ter voz ativa no caso (neste e em outras questões sociais, mas como o blog é de RPG, me atenho a este).

Pelo menos leiam, abaixo.
O texto é de Mateus de Souza Rocha.

Braços

Abaixo-assinado em repúdio as cenas distorcidas sobre o RPG veiculadas na novela REBELDES da rede RECORD

Para:Rede Record, Poder Público e a União

Nesta semana a rede Record de televisão veiculou em sua novela adolescente Rebeldes cenas deturpadas do jogo conhecido como RPG - Role Playing Game - com o claro objetivo de passar ao seu público uma imagem distorcida da realidade.



Os jogos de RPG são foco de estudos científicos e existem diversas pesquisas que apontam inúmeros benefícios do jogo para o desenvolvimento de esferas de conhecimento mesmo quando praticados pura e simplesmente como lazer.


Sendo assim, cabe a nós jogadores de RPG, comunidade acadêmica, pais, professores, pessoas esclarecidas em geral que entendem de fato do que se trata o RPG REPUDIAR a veiculação de cenas tão distorcidas da realidade capazes de criar muito mais danos do que benefícios a sociedade. O público alvo da novela, crianças e adolescentes podem acreditar que aquilo que é mostrado na novela é um jogo de RPG, levando-os a praticar algo muito diferente do que realmente o é.


Seguem algumas das distorções apresentadas:


1-) Na novela o jogo acontece o tempo todo, não existe separação entre o real e a fantasia. Quando se joga RPG de verdade se joga por um determinado tempo e num determinado espaço, toda criança sabe quando está brincando ou não. Esta é a uma das principais premissas do RPG.


2-) Novamente na novela o GM (Game Master), Mestre de Jogo ou Narrador aparece como um soberano que dita ordens e estas devem ser cumpridas sem questionamento algum. Na verdade quando se joga RPG o GM é um mediador que atua nas regras do jogo para resolver disputas e conduzir a trama do jogo, não se trata de um ditador absoluto com poderes ilimitados como é retratado. A trama é construída em conjunto, com regras claras e dispostas nos livros de RPG ou previamente combinadas entre todos os jogadores.


3-) Um dos pontos mais graves na novela, a primeira "missão" dada pelo GM para os jogadores é sair na rua e assustar a primeira pessoa que passar, um absurdo. RPG não tem nada disso e não envolve não jogadores no jogo. Os participantes tem a clara noção de que o jogo se passa num universo imaginário e não numa mistura entre realidade e fantasia. Muito menos envolvendo pessoas alheias ao jogo com comportamentos de gosto tão duvidoso.


4-) Na novela está sendo retratado um jogo de vampiros, novamente outro esteriótipo negativo, o jogo de RPG não acontece apenas com temas como vampiros, lobisomens ou criaturas sobrenaturais, existem muitos jogos ambientados em cenários históricos ricos em referências culturais e conhecimentos gerais. A mídia insiste em retratar apenas como um jogo onde os participantes vestem capas pretas, dentes de vampiros e saem por aí assustando pessoas.


Estas são alagumas das distorções claramente identificadas, desta forma vamos recolher o máximo de assinaturas possíveis para uma ação de REPÚDIO a estas cenas de gosto duvidoso que causam muito mais danos que benefícios, tratando o espectador, em sua maioria adolescentes, como marionetes acéfalas.


Queremos um basta a esse tipo de mídia irresponsável e tendenciosa, um basta a ignorância em tempos de acesso a informação e esclarecimento. Que as autoridades tomem providências contra esse tipo de posicionamento altamente prejudicial a infância e adolescência em nosso país, invertendo claramente a realidade para propósitos mesquinhos como aumento da audiência ou desinformação.


Assim convidamos a todos que apóiam este movimento, que expressem seu posicionamento e o repúdio ao acontecido!


Assina Mateus de Souza Rocha um jogador de RPG, pesquisador e professor universitário e todas as pessoas, associações e movimentos que concordam com estas palavras assinadas abaixo.


Os signatários

-----
Repetindo o link da petição:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=RPG2012

2 comentários:

  1. tbm apoio! Melhor do q ficar de braço cruzados principalmente se você não sofre de preconceito... muitos outros sofrem. É uma simples questão de solidariedade e de ética: não permite que a mídia divulgue inverdades sobre o que for.

    ResponderExcluir