quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ficha de Cybergeneration Refeita

Modifiquei e melhorei a ficha de Cybergeneration (alguém, além de mim, ainda mestra isso?). O jogo é um "spin-off" de Cyberpunk 2020, mas com adolescentes mutantes após uma nano-praga, em vez de implantes cibernéticos, e passado em 2027.
Se fosse a base de Cyberpunk V3 teria sido ótimo, mas o pessoal da Talsorian ignorou esse sistema e vez lambança, quase matando a franquia, fazer  o quê?

Na fichaoriginal haviam relativamente poucas habilidades secundárias para meu gosto, e nem todos os "Traits" (habilidades primárias) eram contemplados com habilidades secundárias.

Fora isso, retirei três habilidades primárias que são inúteis no jogo, apesar de serem úteis em cyber-2020, e modifiquei as regras para distribuição de pontos. Isso, acho, deve melhorar e deixar  o sistema mais atraente.

As habilidades primárias excluídas foram: Att (Atratividade) e Emp (Empatia), que podem ser calculadas atravez de "Cool";  e MOVE, que pode ser calculado atravéz de Body (TCO) sem problemas.

Pontos:
Além de rolagem simples para cada um dos seis atributos (Habilidades proimárias), uma outra possibilidade é distribuir 25 pontos entre eles. Isso difere da regra original.

Habilidades secundárias:
As novas habilidades secundárias são:

Inteligência:
-C.D.F. (nível de conhecimento geral)
-Matemática (contas e afins)
-Dissecar Sapos: Para química e Biologia
-Memória de Elefante (para lances de memorização).

Reflexos:
-Pensa Rápido (iniciativa, Atenção notar). Também serve para esquiva.
-Pancadaria (briga e armas brancas). No livro original, essa habilidade era junto de "Armas de fogo" sob o nome "Combate". Acho ruim para personalizar personagens, então separei.
-Le Parkour: Pular de locais, absorver queda, se pendurar, etc
-Volante: Serve para dirigir carros e motos.
-Pilotar Coisas: Vai depender do que  o mestre permitir. Mas em teoria é para qq coisa que não seja um veículo terrestre.

Cool:
-Gírias: O equivalente a línguas dos adultos. Capacidade de conhecer dialetos das ruas.
-Cara de Anjo: similar à original, é a capacidade de mentir, atuar e parecer inocente enquanto se acusa alguém. Muito util quando se tem irmãos.
-Conhecer Paradas: Saber quem tem o que onde, saber onde rolam festas,  que território é de cada gangue na cidade, etc.
-Bancar o Chefe: Dar ordens e fazer com que elas sejam obedecidas. Também estiopula a hierarquia em uma gangue.
-Intimidar: Fazer outros amarelarem quando enfrentam seu personagem. Na prática o adversário tem redutor de menos dois (-2) em ações contra você.
-Esconder Coisas: Esconder facas em botasd, esconder uma arma dentro de uma caixa dágua, etc.
-Se Esconder: Ficar na miota, passar sem ser percebido, fugir de um perseguidor, etc. Contra rolagens de "Pensa Rápido (Ação/ Notar).
-Sacar Mentiras: Perceber quando alguém lhe falta com a verdade e ter uma boa desculpa para cobrir o babaca de porrada.
-Xaveco: Capacidade de atrair o sexo oposto (ou o mesmo, dependendo do gosto) com frases como "Você faz cocô na areia? Estou perguntando porque te achei a maior gatinha...", etc.

Tech:
-Desmontar Torradeiras: Concerto de aparelhos elettrônicos
-Arrumar Carros: Mecânica em geral
-Limpar Armas: mexer em armas de fogo, limpar, melhorar, etc.
-Escotismo: Sobrevivência na selva, dar nós, etc.
-Explodir Coisas: K-boom
-Hackear: Saber usar um computador e eventualmente, usá-lo como uma arma.
-Mundo Nerd: Conhecimentos específicos, especializações (por exemplo, história das Grandes Corporações, Canções Indígenas ou Grandes filmes de Terror com Loiras Peitudas)
-Afanar Coisas: Bater carteiras e abrir fechaduras.

Body:
-Correr: Substitui Move.
-Malhar: Pode ser somado a testes de força
-Socar Aparelhos Eletrônicos: Jury Rig dos descabeçados. é aquela capacidade de se chutar um carro, espancar uma maquina de refrigerantes ou socar um celular para ver se funcionam. Se passar no teste de dificuldade, o aparelho funcionará pelo numero de turnos que o  personagem tiver na habilidade.
-Fazer Pose: Somado ao Body, trata-se de mostrar os musculos como forma de gerar certa atratividade. De modo geral, significa mulheres empinando os peitos e o traseiro e homens estufando o peito feito pombos.
-Natação: Não afundar dentro de objetos líquidos. Pode ser usado para situações que requeiram fôlego.

Luck:
-Jogatina: Poker, Truco, Sueca, roleta e jogos de azar no geral.
-Bater Ficha: Jogar Pimball ou Games eletrônicos como "Revenge of Pac Man", em computador ou fliperamas.


Estou deixando o arquivo da ficha em http://www.4shared.com/photo/MDil1rCi/Cyberpunk_2020_Cybergeneration.html

Abraços

Brega

Um comentário:

  1. Maneiro! Mas ainda não tive chance de jogar com vc!
    Abs

    Luciano Tolkien

    ResponderExcluir