quarta-feira, 25 de julho de 2012

Este Corpo Mortal Bom, Bonito e Barato


Não faz mais do que 3 dias que li um resenha muito boa no Blog parceiro “Na Masmorra de Saia” www.masmorradesaia.blogspot.com, uma resenha sobre “Este Corpo Mortal” escrito pela colega RPGista Kelly Cristina. Muito interessado fui a livraria “Gibiteria e Bárbaras Magias”, loja tradicional de RPG do centro do Rio, e comprei meu exemplar junto com alguns outros RPGs Indie, mas Esse Corpo Mortal me chamou atenção de imediato!


Criado por Brennan Taylor, este pequeno livro de RPG com uma proposta bem mais sofisticada do que sua modesta, mas linda, apresentação denuncia, reúne dois dos elementos mais importantes em um jogo de RPG, ação focada nos personagens e total ênfase na narrativa.
                                             Meu Kit ECM, em breve no Saia da Masmorra

Este corpo mortal da Galileo, Games http://galileogames.com/mortal-coil/, propõem aos jogadores e ao “Mestre”, que aqui é chamado "Moderador", iniciar uma história á partir de uma idéia básica apresentada no que ele chama de “Ficha Tema” e é sobre esse tema básico que se desenrola a narrativa que pode ter detalhes e regras novas agregadas de acordo com a vontade dos jogadores (um elemento muito divertido na minha opinião). 

 Ilustração Jennifer Rodgers 
http://www.facebook.com/JennRodgersArt

O sistema de Esse Corpo Mortal não usa dados, sua planilha simples e elegante apresenta espaços sobre os quais o jogador coloca marcadores (fichas de poker, marcadores de Magic, pedrinhas, enfim...) que são gastos ao longo do jogo para representar quão forte é a” intenção” do jogador para que seu personagem tenha sucesso no seu objetivo, que inclusive pode ser conflitante com os interesses entre os próprios jogadores. 

 Download gratuíto no site da Retropunks
http://corpomortal.retropunk.net/

O objetivo do sistema de ECM é oferecer uma resposta a intenção do jogador e não aos detalhes da ação, ficando esta totalmente a critério da narrativa, podendo ir do espetacular ao medíocre dependendo apenas da criatividade e habilidade dos jogadores. Para ilustrar melhor vamos ao exemplo abaixo:

Paulo esta jogando com o Guarani, um índio que é na verdade a forma física da entidade Boitatá, uma serpente de fogo da mitologia indígena Brasilera.
Miguel esta jogando com Zâmboa, um bruxo africano que vive de 1780 a procura do legado de Zoroastro.
Alberto joga com Bernard, um feiticeiro Britanico aluno do personagem Constantine da série Hellbrazer. 

 Ilustração Jennifer Rodgers 
http://www.facebook.com/JennRodgersArt

O grupo procura pelo livro secreto de “Hans Stadem” um explorador alemão conhecido praticante de magia que veio ao Brasil a procura da entrada para cidade mística de Itical, um reino feérico.
Pistas levam o grupo a um galpão abandonado no porto da cidade do Rio e eles acabam se defrontando com uma gangue de transmorfos chamados Curupiras, mas o objetivo do grupo é alcançar o galpão sem denunciar suas intenções ao grupo de transmorfos.
Paulo anuncia que Guarani que seu personagem vai tentar atrair a atenção dos inimigos gerando um ataque de área usando sua habilidade de "Entidade do Fogo" e gasta um marcador de magia e um de ação para lanças sobre eles um torrente de chamas que ele cospoe pela boca. Miguel deseja que Zâmboa use uma ilusão para atravessar o campo de batalha sem ser notado e Alberto quer que Bernard ajude Guarani em seu intento.

Os jagadores, em segredo, separam seus marcadores de ação (atrás de seus escudos de jogadores) e revelam ao Moderardor e aos colegas, a soma de pontos, os valores das ações do grupo é maior doque as dos inimigos selecionados pelo Moderador e eles acabam tendo sucesso na sua intenção, mas agora a narrativa ganha vida e a cena pode ser narrada pelo grupo que explica com detalhes oque cada pesonagem vai fazer... (este é um exemplo bem a grosso modo  :-) )
 Minha mesa montada para uma partida de ECM, cada jogador tem escudo próprio, eu criei o escudo para mestre para igualar as coisas. Tudo pequeno no firmato A5, elegante e "bonitinho pra caramba".

As aptidões e poderes, dos personagens assim como sua paixões são definidos opelos próprios jogadores que tem liberdade de criar seus poderes e características, um detalhe do sistema que considero genial.

 Marcadores, no caso usei fichas de Poker e personalizei com adesivos e imagens de magia e fantasia.

 A "Magik Box" cheia de fichas para marcadores de ECM.
Para completar as características curiosas desse excelente jogo a arte interna é da "divindade grega" Jennifer Rodgers (uma ruiva que deixaria qualquer Nerd babando). 

 Olá Srta. Jennifer Rodgers!

Sua arte cheria de cor e extramanete detalhada é perfeitra para os temas apresentados no jogo e tem tudo a haver com elemento dos quadrinhos e historias de magia Como o Justice League Dark da DC e o Demon Knights também da DC, Hellblazer, Vertigo e Sandman, outro bom exemplo de cenário para ECM é a série de TV e quadrinhos Dresden Files e o próprio Arquivo X,  assim como muitos outros.

A Turma do Liga da Justiça DARK, em breve no Brasil.
 Olaaaaa Srta. Zatana...

Fica aqui a dica, quer um jogo rápido com alto nível de diversão e sistema simples ambientado em cenários com magia, compre "Este Corpo Mortal" é só ir lá no, http://portal.retropunk.net/!

Fica aqui meus parabéns á equipe da Retropunks que trouxe essa maravilha para o público Brasileiro e para a colega de Hobby Kelly Cristina pelo post que me levou a comprar o livro.

Espero que tenham gostado e fiquem todos com Deus!

Luciano Tolkien

2 comentários:

  1. É bastante divertido, vou adaptar uma história da Hellblazer para o evento.

    Abs

    Luciano Tolkien

    ResponderExcluir