quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Os Mapas Misteriosos: Background Para Uma Aventura

Os Mapas de Piri Reis:
Antes de mais nada, um fato verídico e curioso: Um navegante turco, em 1512, portava uma série de caras náuticas onde, pela primeira vez, a América do Norte e do Sul apareciam juntas. Seu nome era Piris Reis, e ele, aparwentemente, existiu de verdade.

Seus mapas foram redescobertos na década de 1920, e, por si só, já seriam alvo de interesse acadêmico e para quem gosta de história e cartografia.

Mas há algo de bizarro nessa história, que pode ser exteremamente bem aproveitado como pano de fundo em histórias de RPG, sobretudo histórias de terror e investigação.

O esquisito nos mapas é o seguinte:
MUITO ANTES da Groelândia e a Antártida, serem descobertas, já constavam dos mesmos mapas. E, mais estranho, com configurações geográficas datadas não do pe´riodo das grandes navegações, mas de antes da última Era Glacial (talvez mais de 10.000 anos antes).

Como se não bastasse isso o mapa de algumas regiões é extremamente preciso, como se tivesse sido observado do espaço.

Sou, por natureza, cético, e não li o suficiente sobre o assunto para chegar a nenhuma conclusão, mas duvido um pouco da hipótese de ETs e outras coisas que vem junto (não vou discutir o assunto aqui). Mas SEI reconhecer  o potencial dessa história para boas mesas de RPG.

Por exemplo, em aventuras de Chamado de Cthllhu (ou Rastro), os mapas podem ser utilizados como base para uma expedição a locais justamente como a Groelândia ou a Antártida em busca de informações sobre algum detalhe técnico. Imagens dos mapas originais podem ser copiados e impressos para dar mais cor a uma aventura passada no início dos anos 30.

Em RPGs de conspiração, como Conspiração X, os mapas podem ser roubados, novos mapas podem ser redescobetrtos, ou mesmo, algum personagem ou NPC pode descobrir que tudo não passa de mais uma conspiração, e podem passar por uma série de situações de pessoas que os impeçam de descobrir (e divulgar) toda a verdade.

Em RPGs de linha mais fururista, em especial Eclipse Phase, os mapas podem revelar, de algum modo, outros mapas ou imagens de uma cartografia espacial, com determinadas estrelas sendo apontadas e se tornando alvo de uma expedição (sim, similar ao que vimos em Prometheus).

Há outras possibilidades, como os maopas serem apenas citados para reforçar a tese de algum personagem. No livro "Vampiros do Espaço" de Colin Wilson (que originou o bom, mas irregular "Lifeforce" na década de 80, com uma deliciosa vampira Alien)os mapas são citados, por exemploo.

Enfim, fica a sugestão.


Faixa Bônus:
Para saber um pouco mais de Piri Reis recomendo:

-http://pt.wikipedia.org/wiki/Piri_Reis

Um texto que me parece endossar algumas ideias um pouco dificeis de acreditar, mas fica como referência se algum mestre desejar

-http://www.intersurf.com/~chalcedony/FOG9.html

e , para contrabalancear:

-http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/6240/pseudo-psicoterapia-ovnis-cloudbusters-conspiraccedilotildees-e-paranoacuteia-na-psicoterapia-de-wilhelm-reic

Brega Presley

Nenhum comentário:

Postar um comentário