domingo, 2 de setembro de 2012

Entrevista: Druida-filid RPGames Brasil


Heigberg: Qual seu nome e sua idade?

Me chamo Filipe Lauro Dias, mas uso o pseudônimo de Druida-filid. Tenho 32 anos de estrada e muito cabelos brancos já.

Heigberg: A quanto tempo você conheceu o rpg e como?

Conheci o RPG em 1994, através de uma reportagem do Jornal Hoje da Rede Globo sobre o Encontro internacional de RPG. Fiquei louco para jogar, mas não sabia quem tinha. Coincidentemente, no mesmo ano, um amigo que era novato no colégio me perguntou se eu conhecia quem jogava RPG. Eu disse: "Não, mas quero jogar". Ele me explicou que precisava de um mestre e na mesma hora eu topei ser. Assim, comecei a mestrar o D&D, a caixa preta da Grow.

Heigberg: Como surgiu o nome Druida Filid?

Druida-Filid é uma classe sacerdotal entre os druidas que é responsável pela história narrada. Tudo haver com a figura do mestre de RPG. Assim, eu o escolhi como login para meu primeiro email, ja que "filipe" era muito comum.

Heigberg: Quais jogos de rpg você conhece? Tem algum favorito?

Conheco o D&D, Vampiro, Lobisomem, Shadowrun, Cyberpunk 2020, Tagmar, Mythy Blade, ASGARD RPG e GURPS. Sem dúvida, o último foi o que melhor me adaptei por causa de ser genérico e universal.

Heigberg: Como surgiu a idéia do blog? Há quanto tempo ele existe? Qual é a proposta dele? Você é o único autor ou possui uma equipe?

A ideia surgiu quando li uma matéria no extinto Blog do Clerigo. Era um diário de campanha e me inspirou a criar um para o meu grupo. Como tenho muito material próprio arquivado, decidi compartilhá-lo também. Assim, surgiu o RPGames Brasil, que tem a proposta de divulgar o hobbie. Por ser um blog pessoal, era o único autor. Entretanto, às vezes, conto com textos de José Bones, que consegue dar uma quebrada no tom jornalístico do blog.

Heigberg: Você ainda joga? Se sim, qual sistema? E como reuniu o grupo?

Jogo sim. Pelo menos uma vez a cada 15 dias. Sempre como mestre. Reuni o grupo com jogadores da geração que iniciou o RPG no meu bairro. Somos todos amigos. Jogamos GURPS Banestorm. Adoro esse cenário por usar elementos da Terra Medieval.

Heigberg: Você organiza algum evento de RPG na sua cidade? Sabe de algum? Tem pretensões futuras sobre isso? O que acha de eventos de rpgs?

Essa é minha grande falha. Não tenho tino para promover um evento. Participo como jogador, às vezes, do QJRPG-BH ou do clube 7ª Armada. Eles fazem um trabalho muito legal para divulgar o RPG e outros jogos na cena belo horizontina.

Heigberg: Fale um pouco sobre a blogesfera rpgistica e sobre a imagem do rpg na mídia.

O RPG teve a sua imagem queimada com o caso de Ouro Preto, mas ganhou visibilidade na época. Bem o mal, muita gente sabia que o jogo existia dada a repercussão do caso. Além disso, na época, havia somente a Dragão Brasil que editava uma revista especializada de RPG. Hoje, a coisa é pior. A geração atual de RPG desconhece o jogo porque nós, os pioneiros não o divulgamos. Novatos nunca foram bem vistos nas mesas dos veteranos. Graças aos blogs, o jogo está voltando a ter visibilidade. A internet facilitou a divulgação e são os blogs que promovem os eventos, falam sobre os sistemas, novas regras e jogos.

Heigberg: Fale um pouco sobre o mercado nacional e internacional de rpg.

O mercado de RPG é cult. É um mercado de nicho. Quem gosta joga, compra livros e suplementos. Quem não gosta está jogando MMOs, board games ou se dedicando aos jogos de PS3, XBOX, etc. Percebi que as grandes editoras estão investindo em renovar as caras das edições antigas. Um tentativa de conseguir novos jogadores. Além disso, a turma do cenário indie está a 1000 por hora. Os jogos criados por financiamento coletivo estão em alta, mas não são capazes de atingir a massa e trazer uma quantidade expressiva de novos jogadores.

Heigberg: Faça seus comentários finais.
Gostaria de agradecer a oportunidade de falar no Saia da Masmorra. É um excelente blog e fazem um trabalho legal de divulgação do RPG. Deixo o convite para que todos os leitores visitem o RPGames Brasil e deixem seus comentários. O blog é foito para vocês e por vocês. Muito obrigado e até a próxima.


É isso aí galera essa é mais uma leva das entrevistas para conhecermos nossos blogs parceiros! Aquele Abraço. Heigberg, Almirante das Forças Terrestres vulgo Leandro Parejo

2 comentários:

  1. Excelente entrevista Leandro! Parabéns! E parabéns Filipe que mantem este blog a tanto tempo! Precisamos conhecer melhor nossos parceiros e amigos!

    ResponderExcluir
  2. Heigberg, valeu pela oportunidade e deixo o convite para todos os leitores do Saia da Masmorra para visitarem o RPGames Brasil, deixar as suas opiniões e sugestões... críticas também!

    Longa vida ao Saia da Masmorra, blog que tá a muito tempo na estrada divulgando o RPG!

    Mais uma vez, obrigado!

    ResponderExcluir